quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Ainda bem que não fui ao estádio!!!

Típico. Não adianta esconder.
Milhares foram os que se congratularam como donos da razão por não terem ido ao estádio quando ainda nem metade da primeira parte se tinha jogado na Luz.
“Ainda bem que não fui ao estádio!”
Largar não sei quantos euros?! Apanhar chuva?! Ver esta vergonha e cambada de coxos?! Assistir a esta humilhação de estarem prestes a ser goleados?!
“Ainda bem que não fui ao estádio! A mim não me apanham lá!... (quer dizer, talvez em Maio me apeteça eventualmente…)”


Depois do poker conquistado. Depois do positivo início de época. Depois da goleada de 6ª feira passada. Em noite de Liga dos Campeões….metade das bancadas vazias é a imagem que milhares tentaram passar para a Europa. Não vale a pena terem medo de nós, que não metemos medo a ninguém…. Felizmente que 30 mil…fizeram mais do que alguma vez vi 65 mil fazerem! E se esta atitude na bancada fosse para continuar…borre-se quem aí vier, pois a série de 51 jogos (2 anos) sem perder em casa que foi quebrada nesta partida…vai recomeçar a contagem!

Os russos têm uma grande equipa e conhecem a nossa forma de jogar melhor do que ninguém…mas não fiquei com a ideia de que não estivessem ao nosso alcance tal como ficou demonstrado mesmo em inferioridade numérica no marcador e em jogadores de campo.

Tinha sugerido um onze com algumas mudanças. Atendendo à forma física e anímica que tem de ser gerida. Atendendo ao vasto plantel que temos e que tem de ser aproveitado. Atendendo aos objetivos hierarquizados.

Lima devia ter sentado. Faria o N.Oliveira pior do que o 11 fez? Não, não faria. O tuga estava febril, mas se não estivesse também não teria jogado. O Lima tem feito jogos horríveis? Não. Mas sabemos como tem falhado golos em demasia e por isso o Lima poderia ter resfriado a cabeça e descomprimido um jogo no banco, dando oportunidade aos outros avançados que temos na equipa, e na verdade, se o Nelson não estava em condições, vimos que o Derley até nem entrou mal e segurou 2 bolas que criaram muito perigo.
O A.Almeida no lugar do Maxi não poderia ter sido mais útil a defender frente aos elementos mais perigosos do Zenit (alas)?
O Lisandro não teria já merecido uma oportunidade para jogar e justificado uma titularidade em detrimento do Jardel? Teria sido uma opção assim tão absurda?
Após o jogo, meteria a minha aposta para o onze, e infelizmente vejo que não estava assim tão equivocado (e eu até adoro equivocar-me).

O mister escolheu o onze que tinha jogado em Setúbal e era com esses que tínhamos de jogar e ganhar. Durante 90 minutos quem lá está é que tem de resolver e ponto final. E por isso, até eu que defendia/sugeria que o Nélson devia ter jogado e o Lisandro também, tive de mandar calar quem passou o tempo a dizer mal dos jogadores todos que estavam em campo e a gritar para o JJ substituir o Lima pelo Oliveira…quando o rapaz nem no banco estava!!!


Mas o Talisca é que era o maior, e o grande erro era ter sido ele o substituído… O Talisca perdeu todos os lances que disputou. Falhou quase todos os passes (um deles que era tão simples e isolava o Lima) e remates. E perdeu uma porrada de bolas (uma delas na jogada do primeiro golo), apenas em 20 minutos… Estava nervoso, o rapaz. Era a estreia europeia…
O mesmo não se pode dizer…do Jardel…ui…que sucessão demolidora de erros…que não tiveram misericórdia.
E ainda ajudou a atirar com mais um punhão de terra para acabar de enterrar o Artur, que vai que não vai…foi…pra rua.
“Ao menos não foi penalty…”
Foi livre, deu canto…0-2.

A noite de temporal começava a vestir de pesadelo…mas com 10, num passado recente até nos tínhamos dado razoavelmente bem…a diferença é que não era contra uma equipa de jogadores de topo e não estávamos já com 2 golos de desvantagem…

Mas tudo mudou. Empurrados pelo topo sul, Luisão gritou com toda a gente, levantou os colegas do chão e levou a equipa para a frente, Enzo começou finalmente a aparecer com a bola nos pés e cabeça levantada, Samaris a fazer bons passes laterais, Nico a partir a loiça toda!
Só o azar não mudou… Oportunidades não faltaram para reduzir e fazer abanar a estrutura do Zenit que não me parecia assim tão sólida quanto isso.
Faltas por castigar disciplinarmente e uma grande penalidade por assinalar podiam ter mudado o rumo dos acontecimentos…mas algo não quis que isso acontecesse.

A equipa lutou até final. E nos espaços que abriu atrás, por 2 vezes os visitantes podiam ter chegado ao 3º quando éramos nós que estávamos mais perto de reduzir a diferença.

Isso não aconteceu, mas quem lá esteve e não saiu antes dos 88 minutos…viu o dinheiro e tempo muito bem aproveitado num dos momentos mais impressionantes que vi no novo Estádio da Luz.
A onda de apoio que se propagou do Topo Sul a todo o estádio foi inacreditável e arrepiante. Assim é que devia ser sempre! É assim que se vive o futebol e amor a um clube nos palcos dos melhores clubes do mundo! Não são só os jogadores que têm de merecer e dignificar o símbolo que defendem, os adeptos também têm de estar à altura do Clube que Amam!

E ontem, foi assim! Com aquele ambiente, em entradas de equipas para o relvado e nos últimos 5 minutos de cada jogo, teremos poder para acender o inferno e fazer-nos temer!
Ontem, deixámos escapar 3 pontos no grupo da Champions, em casa, que podem ser complicados e nos fazem recear de Dezembro não passar…mas foi só o primeiro jogo e mais importante ainda foi podermos ter ganho algo mais, a começar já pelo jogo de domingo, na Luz!

À nossa frente estava um casal de estrangeiros (pedimos desculpas, mas na foto apenas conseguimos apanhá-la a ela...lol) que ficou absolutamente deslumbrado e maravilhado com o ambiente que presenciaram na Luz! Aplaudiam, cantavam, filmavam…e perguntavam-nos: “É sempre assim tão espetacular em todos os jogos?”


Tomara que fosse. É que alguns...ainda há bocadinho diziam: "Ainda bem que não fui ao estádio!!!"

3 comentários:

  1. 1º Tomara lá ter estado. Fiquei arrepiado com o que se ouvia na TV.

    2º Não ligues ao que a malta diz durante o jogo. É dos nervos LOL

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que fui ao estádio!

    ResponderEliminar
  3. Eu estive lá.. Ainda bem que não fiquei em casa..
    Sou um benfiquista do norte (Viana do Castelo) e nunca tinha entrado na nova luz. Assisti a alguns jogos no velhinho estádio, alguns deles na companhia do meu falecido pai, que me mostrou o que é ser do GLORIOSO.
    Foi deveras impressionaste o que se passou no final do jogo.
    Fiquei num camarote, mesmo por cima dos Diabos Vermelhos que apoiaram a nossa equipa durante toda a partida, apoio esse que contagiou os restantes benfiquistas, após o apito final.
    É esse momento que teve tanto de belo, como de inesperado, que devemos repetir e recordar, pois foi uma demonstração da grandeza que só nós temos.
    Não é um qualquer golo de uma ridícula figura de banda desenhada ou um gesto provocatório da mesma personagem, que nos demove da convicção que somos e sempre seremos o MAIOR DE PORTUGAL..

    Carrega Benfica!!!

    ResponderEliminar