sexta-feira, 17 de outubro de 2014

A festa! Não há festa como esta!

Para terminar, tinha de ser em festa! A verdadeira festa…que contamos repetir na agenda de Maio de 2015…e nos seguintes também!
O orgulho do título. O ranking que espelha o trabalho feito. E o futuro…à mercê dos bichos papões.
Pelo meio, olhar sobre os rivais. Respeitinho, pois só assim os vencerás. E os burros que falem.


R- Imagina-se em maio numa festa igual à do ano passado no Marquês?
JJ - Claro que sim, estamos a trabalhar para isso. Para viver essa manifestação de identidade, de paixão de sentimento. Só quem já esteve lá duas vezes é que sabe. Até nos emocionamos só de nos lembrarmos disso. É a coisa mais bonita! Qual é a prova em Portugal que provoca essa paixão? Estou convencido que se um dia o Benfíca fosse campeão europeu não teria 500/400 mil pessoas no Marquês. Só o campeonato nacional leva a isso.

R - O scp é mais candidato esta época do que há um ano? 
JJ - É! É mais candidato, tem mais equipa. Os grandes jogadores não saíram, só saiu o Rojo. Os jogadores que ficaram estão melhores porque têm mais um ano de trabalho. As ideias da equipa não mudaram muito. Pode haver algumas ´nuances´, porque o Leonardo e o Marco são treinadores diferentes, pode haver algum pormenor que ainda não descodifiquei, mas não me parece que existam grandes diferenças. Depois o Nani veio dar uma grande qualidade à equipa do scp, é um excelente jogador de nível muito alto. Há bons e grandes jogadores e o Nani é um grande jogador. Um bom jogador é aquele que joga bem e coloca os outros a jogar bem, que é o caso do Nani. Isto além do Slimani ser mais jogador, do Carillo ser mais jogador...

R- Os três empates consecutivos do fcp surpreenderam-no?
JJ- No futebol nada me surpreende e o campeonato português, ao contrário do que todos dizem, é muito competitivo. Não valorizamos o nosso campeonato. Uma das coisas que me dá muito orgulho quando vou ao Fórum de treinadores da UEFA - e não é por eu ir, que já é o 6º ano se calhar para o ano já não vou! - é quando passam o top 10 dos clubes e campeonatos da UEFA. Dos mais competitivos, Portugal é o 4º! À frente só estão Inglaterra, Espanha e Alemanha. E isto não acontece porque eles são malucos, mas porque as equipas portuguesas fazem pontuação para merecer aquilo. E outro motivo de grande orgulho é quando vejo o Benfica em 5º lugar no ranking das melhores equipas da Europa. O campeonato português ter esta qualidade deve-se à pontuação que as equipas fazem quando jogam com as estrangeiras. Mas há aí uns malucos que querem inventar e quando eles quiserem avançar com quotas de jogadores, o nosso campeonato vai estar ao nível da Turquia, da Grécia, da Holanda, da Rússia. E na Rússia eles têm dinheiro para comprar jogadores de 50 milhões, nós vamos ter é para comprar jogadores de 50 tostões. O que quero dizer com isto? Quando decidirem que em Portugal terão de jogar 5/6 portugueses e os restantes serem estrangeiros, esqueçam. A competitividade de equipas como Benfica, fcp, scp, Marítimo, das equipas que vão à Europa, passa para a 3ª divisão. Porque os melhores jogadores portugueses vão continuar a sair e vamos ter, nessas equipas, os portugueses que não são opção para os clubes estrangeiros. E depois como não teremos capacidade de fazer a prospeção que hoje fazemos as nossas equipas vão cair.

R- Voltando ao fcp... Há ou não, uma surpresa neste arranque? E que análise faz à forma como o treinador, Lopetegui, se tem queixado das arbitragens?
JJ- Não direi que não exista surpresa. Os treinadores portugueses, em termos de conhecimento de estratégia e técnica, são muito fortes, são dos melhores do mundo. Quando estou junto dos melhores digo-lhes isso, e vejo o que eles sabem e o que nós sabemos e dá-me um grande gozo. Já lá estive do outro lado, com jogadores de menor nomeada, e só através de um equilíbrio muito forte é possível fazer com que seja muito difícil equipas como o Benfica e scp ganharem. Isto acontece pela qualidade táctica dos treinadores portugueses. Surpresa? Para mim não. O fcp fez aquisições, na maioria de equipas de nível e não desconhecidas. São jogadores já com uma afirmação muito boa. O treinador veio para um campeonato que se calhar desconhecia. Agora, o que acho é que se o treinador entende que a equipa está a ser prejudicada, que fale! Como eu falo. Tem o direito a ter opinião. Agora "parece-me que é, mas não é", "o arbitro também pode errar"...isso não é nada! Tem de se definir e depois estar sujeito às críticas como eu estou. Os homens da política ensinaram-nos a estar em cima do muro, a ser politicamente correctos. Isto não entra em mim, nem como cidadão e nem como treinador. Não gosto de pessoas que sejam politicamente correctas. É ou não é! Isto é que é ter responsabilidade e carácter. 

R- Bruno de Carvalho afirmou recentemente que Jorge Jesus pode sair quando quer da área técnica e ninguém lhe diz nada...
JJ- É uma opinião, mas quando saio da minha área restrita não vou discutir com os adversários, nem com árbitros. Faço-o sempre no intuito de estar próximo de um jogador meu. Claro que tenho de ter as mesmas regras e não posso ter privilégios. Mas, às vezes nem sei onde estou! Não o faço com intencionalidade.
in FF

Sem comentários:

Enviar um comentário