segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Enganador! Para não se ficarem a rir?

Houve quem recordasse o jogo de véspera. Parecia que era para não se ficarem a rir os lagartos e resolveram os de encarnado imitar o nulo até aos 70 minutos e a partir daí espetar quatro de uma assentada. Quem? Qual jogo? Não vi, nem sei do que estão a falar.
Outros de ouvidos noutras paragens gritavam golo do Braga. O Braga? Isso é na próxima jornada, nesta só me importa o Arouca. Quem? Onde é que isso fica? É bom que tenham ido ver ao mapa, depois da época passada terem marcado bem a sua presença na sua passagem pela Luz!


Antigamente é que jogávamos contra os “mija na escada”, como dizia a minha avó. Hoje em dia, a frase que mais se ouve naqueles comentadeiros por aqui e ali é algo do género: “os campeonatos ganham-se contra as equipas mais pequenas”!

Fácil? Longe disso. Resultado muito desnivelado e bastante enganador face ao que se passou durante 1 hora de jogo!

Muitas ausências nesta partida, lá dentro…e cá fora. As bancadas até estavam mais ou menos compostas, com 41 mil (acertei no prognóstico) a marcar presença neste final de tarde domingueiro, mas entre os nossos colegas de bancada, houve muita gente que falhou este jogo. Lá em baixo, com a já sabida baixa de Jardel (curioso momento este para se “lesionar”) e Julio César, a surpresa era a ausência de Enzo.

No meio campo, dava para ver que aquilo continua muito instável, e Cristante passa de não utilizado para titular na Champions e logo de seguida nem convocado é…vá-se lá compreender esta coerência, mas é algo que não é novidade.
Infelizmente no final da partida, é precisamente a posição 6 aquela que mais cuidados intensivos continuamos a requerer.
Cristante e Samaris são substitutos para o Enzo, na posição 8 e não estão a adaptar-se bem naquela que é a zona mais preciosa para a tática do JJ. Sobrará talvez  A.Almeida para fazer de bombeiro em jogos de maior solidez necessária no miolo…e resta-nos aguardar que o Fejsa regresse no final do ano a tempo de meter cimento naquela zona!

Na defesa, acredido que o Lisandro possa ter pegado de estaca. Com rotina e jogos para lhe dar confiança será o substituto mais próximo daquilo que Garay nos dava. Falhou num lance em toda a partida, logo após ter feito um grande roubo de bola, acabou por a oferecer ao avançado do Arouca que criou um dos 4 lances muito perigosos para a baliza de Artur na primeira parte e que fez o keeper encarnado mostrar que afinal ainda se lembra de quando era guarda-redes, acabando por ser o melhor em campo e peça fundamental para a vitória.

A partir daí o Lisandro ganhou os lances todos, antecipando-se, entrando seguro e tentando sair a jogar. Apareceu ainda na área contrário por duas vezes a cabecear com perigo, uma delas, acertando no barrote, minutos antes de finalmente acertarmos com a baliza.

No primeiro tempo, elogio vão para a grande atitude dos jogadores visitantes que não apresentaram autocarro, não vieram só para ao anti-jogo e souberam aproveitar os espaços para criar muito perigo.

Da nossa parte, havia um vazio enorme no meio-campo! Zémario e Talisca não se entendiam, perdiam bolas, falhavam passes, não se movimentavam. E as alas não eram exploradas devidamente. Os únicos registos de ataque foram 2 pontapés do meio da rua, que o patanisca disparou para boas defesas do guardião Arouquense.

Com o meu pai ao meu lado, no primeiro jogo esta época que foi ao estádio, o nervoso aumentava. Queria tentar manter-me calmo para não o deixar enervado e ali com o Benfica a atacar para o nosso lado, não podia desejar que os golos começassem a surgir para festejarmos juntos. Endireita o cachecol que eu sou supersticioso! :)

Ao intervalo havia mais mexidas. Quem sairia? Talisca, diziam, por acaso não acho, será lesão de algum das alas certamente.

Tínhamos duas alterações para fazer mexer com a equipa. E vou-vos deixar com os nomes com que o vizinho de bancada os tratava…
Com Joni (Jonas) já em campo, tendo entrado para o lugar do lesionado Lima, e com Ola Jones (Ola John) a entrar para render o lesionado Gaitan, esperávamos mais movimentação na frente.

A verdade é que desde a primeira vez que toca na bola, que o avançado contratado para lá do fecho de mercado…começou a dar que falar. Nota-se que tem um toque de bola acima da média. Nota-se que não é muito veloz e não vem para correrias desmedidas. Nota-se que se movimenta e procura espaços muito bem. Nota-se que pega na bola e levanta a cabeça para decidir as jogadas. Nota-se que estando em boa forma física poderá ser fundamental. Mas não sendo um ponta-de-lança puro…tirará o lugar ao fetiche/coqueluche Talisca? Ou para meter os 2 em campo, o JJ vai voltar a tentar fazer do patanisca um médio com características mais defensivas?
 
Já depois de um susto para a baliza de Artur, num lance em que infantilmente o Eliseu deixa de acompanhar o adversário direto, começámos a chegar-nos mais à frente, e depois da bola ao poste que Jonas não conseguiu concretizar na recarga, tivemos ainda um bom lance de troca entre Maxi e Jonas que o avançado disparou por cima.

O ketchup acabou por sair, numa tabelinha entre Talisca e Derley, com o avançado a segurar os defesas de costas para a baliza e a lançar o patanisca em zona frontal…remate com o pé direito…GOLOOO!!! Pichichi!!! Ahahahah!!


A partir daí, o castelo do Arouca desmoronou-se pelas alas.
Salvio conseguiu finalmente fazer chegar a bola ao sítio certo! Tantas vezes ele tem feito aquelas jogadas junto à linha mas nunca mais conseguia depois oferecer o golo, o último passe saía sempre mal…mas desta vez furou e assistiu Derley para o seu primeiro golo com a camisola do campeão! GOLOOO!!!! Que este golo e assistência (mais uma, pois já tinha feito uma no Estoril) lhe tragam a confiança que faltava, pois já está a justificar a titularidade…e o Lima que se cuide.


E depois foi o Ola John quem do lado contrário acabou de partir a loiça, primeiro cruzou para Salvio cabecear para o 3-0!!! GOLOOOO!!!!

Depois, para fechar com chave de ouro, servido pelo Pizzi (finalmente uns minutos em campo), o Ola deu a Jonas uma estreia de topo, marcando o último golo da partida!! GOLOOOOO!!!!!!!

Gostei de ver como o Jonas foi de imediato dedicar o golo ao Ola, tal como o Salvio o tinha feito antes! É sem tiques de vedetismos que teremos de seguir em frente se quisermos chegar longe.


A família de estrangeiros velhotes e gordalhufos que foram à Luz ver a partida, já não ficou para os aplausos, pois muitos eram os degraus que ainda tinham de descer, mas agradeceram a simpatia e hospitalidade que a Luz acrescentou no álbum de férias daquela família. Cada vez que me lembro do ar deles a olhar para o bilhete quando lhes disseram que a fila AZ era lá no topo…pensei que tínhamos de chamar o INEM logo antes do apito inicial. 

Felizmente que lhes dissemos que como o estádio não ia encher, recomendava que eles se sentassem já por ali numa fila mais vazia, senão acho que eles rebentavam! Não entendo como não há um elevador para estes casos mais particulares. Os stewards à entrada do estádio lá em baixo deviam de indicar que as pessoas mais idosas e com limitações fossem levadas para a bancada por meios mecânicos, pois há quem não tenha condições.

4 golos, 3 pontos, segue líder! Não me interessa os demais, só consigo pensar em vencer os nossos jogos! Continuamos a ganhar, mantivemos a vantagem. Agora é tempo de começar a contar com os "novos" jogadores que podem trazer mais à equipa para subir de patamar: Lisandro, Jonas, Derley, Ola e Pizzi...só falta o Nélson que talvez tenha a sua oportunidade na Taça.


Temos 2 semanas de paragem. E parece que vem mesmo a calhar pois há jogadores a rebentar e que entupiram a enfermaria… O regresso, é na Covilhã (espero eu)!

2 comentários:

  1. "e Cristante passa de não utilizado para titular na Champions e logo de seguida nem convocado é…vá-se lá compreender esta coerência, mas é algo que não é novidade": que idiotice é esta? Agora tens a mania que és treinador?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, caro leitor, não sou treinador, nunca disse que era, e por acaso nem gostava de o ser.
      E para além de não tentar ser treinador, também não tento ser mal educado nem indelicado, e como tal não desato a insultar e a chamar idiota a quem no seu espaço pessoal diz a sua opinião educada e civilizadamente.

      A minha opinião e por acaso não sou o único a pensar da mesma forma, não faz sentido a forma como por vezes o JJ integra os jogadores. Praticamente sem os utilizar de repente lança-os às feras, para depois os fazer novamente desaparecer. Já o fez por diversas vezes com outros jogadores. Na minha opinião de adepto, sócio e comum cidadão, para um jogador estar preparado a entrar quando for necessário a doer, deveria ter mais minutos ao longo do tempo (10 min num jogo, meia hora noutro, mais meia hora noutro, e assim progressivamente) e encontrar o jogo ideal para ser lançado de modo a poder responder e acima de tudo não "se queimar". O Cris, sem ter 1 único minuto como trinco, mostrou não estar preparado para ser titular de repente com os alemães e deu-se mal...e depois nem sequer é convocado. Isto mexe com a cabeça do jogador obviamente.

      Outros, como o Tim, evidentemente concordam com esta lógica do treinador e que por vezes vemos acontecer, e tem todo o direito de ter essa opinião, que apesar de ser contrária à nossa, não será por isso que o iremos insultar nem considerar que tem a mania que tem razão.

      Caso nunca tenha reparado, esta é uma mensagem que repetidamente tem sido aqui deixada para que todos os que visitam o blog possam merecer todo o respeito que nós tratamos todos os que aqui passam e pela mesma razão consideramos merecer o mesmo respeito:
      Não somos donos da verdade nem queremos ser donos da razão mas também não procuramos dizer inverdades.
      Não temos problema em assumir erros nem opiniões diferentes.
      Não pretendemos que concordem sempre connosco nem obrigamos ninguém a ler o que escrevemos.
      Somos Benfiquistas por Amor ao Clube de Coração e o debate e troca de ideias construtivas é para nós o que carrega o Benfica acima dos outros.
      Aceitamos todas as opiniões, desde que sejam de e para o Benfica, feitas com educação e ao nível que nos mantém e faz ser o Maior de Portugal!
      Não lemos nem seguimos espaços afetos a outros clubes, por isso também não esperamos que eles o façam por aqui.

      Saudações Benfiquistas! Vemo-nos na bancada! Seja em que estádio for! Seja contra quem for! Desde que seja para apoiar o Benfica!

      Eliminar