quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Oportunidades

Aqui quando parecia que ia explicar bem, acabou por deixar novamente tudo vago.
O Pizzi é frágil defensivamente, mas o Talisca não? O Pizzi com 18 jogos não teria conseguido adaptar-se e crescer tanto ou mais como o brasileiro? Ok, lesionou-se…mas sem lesão teria sido aposta? Não, pois o patanisca adaptou-se bem à função e defensivamente é forte…ah, ok…
O Nélson pelos vistos implorou para voltar. Tá curado…mas é a última opção para o ataque, até atrás do Jara??!!! Do Jara??!!! A desculpa de que estava lesionado e por isso não apanhou o comboio é difícil de engolir…mas ainda sou dos poucos que acredita que o Nélson possa dar o salto e entrar para nos dar muitas alegrias.
Sobre a aposta nos jovens da formação, conseguiu fugir novamente à pergunta.
Tudo bem que estou-me borrifando para as nacionalidades e acho muito bem. Eu concordo em absoluto se é nepalês ou português. Mas continuo a não entender e foge sempre à verdadeira questão, não explicando como é que um jogador da formação encarnada não tem as mesmas oportunidades e aposta que um jogador que vem do 2º ou 3º escalão do brasil ou de onde quer que seja. Ter 18 anos não é o mesmo seja em que país for? A formação encarnada é pior do que a de um clube regional da américa do sul ou de leste?

R – Frente ao Arouca estreou-se o Lisandro a titular, o Pizzi foi utilizado e o Nélson Oliveira esteve a fazer exercícios de aquecimento. Sinal que estão a ficar mais próximos daquilo que pretende deles...
JJ – Claro que sim. O tempo de treino vai dando aos novos jogadores uma melhor noção daquilo que são as ideias de jogo do Benfica. Também é verdade que neste jogo com o Arouca o Pizzi entrou no melhor momento da equipa. Estávamos a ganhar, havia mais espaço e isso torna o jogo mais fácil. Ele tem dado bons sinais ao longo da semana e o treinador tem de basear-se naquilo que é o trabalho semanal dos atletas, esse é o primeiro fator para a escolha. O Pizzi reúne algumas qualidades, mas defensivamente ainda é frágil. Acreditamos que ele vai conseguir chegar lá.

R – O que se pode esperar de Bebé, Jara e Nélson Oliveira?
JJ – O Tiago, que é o Bebé, nunca teve formação. Aparece tarde no futebol. Foi para Inglaterra, onde nunca jogou, e perdeu muito tempo, na minha opinião, no crescimento como jogador. Vem para Portugal, joga no Rio Ave, depois faz um campeonato interessante no Paços. Foi quando vimos que ele tinha algumas qualidades interessantes para ser um jogador de futuro no Benfica. O processo de evolução do Tiago é igual ao do Talisca, do Matic, do André Gomes, todos esses jogadores jovens. Para aquilo que é a minha exigência...ainda é pouco. O Nélson, bom, não há muitos avançados em Portugal para a Seleção. É dos poucos que está numa idade em que pode projetar-se. O Nélson saiu das minhas mãos há três anos e...fez um mea culpa. Pediu-me por tudo para trabalhar comigo este ano, para continuar a ajudá-lo no crescimento. Depois é preciso perceber que ele andou a jogar um ano lesionado em França. Aqui curou-se completamente. O departamento clínico do Benfica, que é espetacular, pô-lo clinicamente apto. Agora vai ter de apanhar o comboio. Não é fácil. Tenho Derley, Lima, Jonas, Franco (Jara) e também ele para lutar, normalmente, por dois lugares. Três ficam à espera, mas há muita competição, muitas provas, e o Benfica vai precisar de todos os jogadores, como aconteceu no ano passado. Ele já esteve no banco, foi um bom sinal e de certeza que este ano fará jogos no Benfica.

R – Jorge Jesus é um treinador criticado pela escassa aposta em jovens da formação...
JJ – Essa é uma ideia completamente errada. Como não aposto? O que é a formação? São os jogadores que só estão no Benfica? Para mim não! Formar é trabalhar jovens, sejam eles portugueses, chineses, brasileiros... Tem 18, 19 anos? É formação. Markovic tinha 18 anos, vendido por 30 milhões [ndr: foi vendido por 25 milhões]; André Gomes, 20 anos, vendido por não sei quantos milhões; Rodrigo, vendido por não sei quantos milhões; Oblak, 20 anos, vendido por não sei quantos milhões. Digam-me um treinador no Mundo que faça isto! Isto é formação. Agora se é chinês, português isso não me interessa. Formo jogadores e não nacionalidades.

R – Então o que falta para aparecerem mais jogadores da formação do Benfica na equipa principal?
JJ – Claro que os mais jovens não têm os mesmos conhecimentos de jogo que os jogadores mais experientes. As exigências de um patamar para o outro são grandes, mas há jogadores que não sentem tanto essa dificuldade. O Markovic não a sentiu, tal como o Talisca, o André Gomes ou o André Almeida. Não se esqueçam que fui buscar o André Gomes e o André Almeida à equipa B. Demoraram dois anos, sempre a jogar, quer na Champions quer na Liga, até chegarem à Seleção. O André Almeida foi internacional, tal como André Gomes, que até foi transferido. E o Valencia não o comprou por aquilo que o viu jogar nos treinos, mas sim nas provas europeias e na Liga portuguesa. A evolução deles em dois anos foi um processo muito rápido. Normalmente demoraria três ou quatro anos.

In Farmácia Franco

1 comentário:

  1. A catedral precisa do teu voto para a eleição do melhor estádio do mundo;

    http://aputasacanagem.blogspot.pt/2014/10/vota-na-catedral-para-eleicao-do-mais.html

    ResponderEliminar