quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Sobre o 6

Só hoje pude ler a famosa entrevista do mister JJ. Vou deixar aqui alguns excertos.

Fiquei esclarecido e gostei de ler o que falou ao se referir à posição 6.

R-André Almeida pode ser boa opção para jogar na posição 6(ou 4 como prefere)?
JJ-Pode. O André foi alternativa quando tivemos lesionados Fejsa e Rúben. Se alguém o conhece bem sou eu. Fomos, quando estávamos no Belenenses, busca-lo aos juniores do Alverca. Ele começa a formação como médio ala, como 7. Nos juniores do Belém passa a médio defensivo e nos seniores, quando eu já não estava lá, começa a ser utilizado como lateral direito. Ele tem conhecimento de várias posições e isso ajudou-o a crescer como jogador. Faz muito bem a posição 6. Tem alguma dificuldade no passe, e naquela posição tem de ser um jogador de passe fácil, mas tem algumas coisas melhores que os outros. No entanto para essa posição contratamos o Cristante e Samaris e serão eles a discutir o lugar. Mas se tiver de recorrer ao André Almeida, recorro e ficarei tranquilo.

R- Como tem sido o processo de adaptação de Samaris e Cristante à posição 6?
JJ- Tem sido difícil porque é o posicionamento em que exijo maior conhecimento táctico do jogo. Exijo ao jogador dessa posição o que os outros não sabem exigir, por isso é que saem daqui para os grandes clubes do estrangeiro. Chegam lá e até dizem como é que é. Quando chegam aqui, jogam nessa posição e não sabem nada de nada. Não sabem, vamos lá ver, porque a minha ideia é diferente, porque a minha exigência é outra, e por isso demora mais tempo a perceber. O Cristante e o Samaris ainda estão muito longe, em termos defensivos, daquilo que o Rúben faz, que o Fejsa ou Matic faziam. Bom, o Javi, quando chegou ao Benfica, não sabia nada de nada, como também não sabia o Matic.

R- Acredita que ambos conseguirão atingir esse patamar de exigência?
JJ- Claro que sim, só que o Matic, por exemplo, teve uma maior facilidade, por estar uma época a jogar atrás do Javi. Este ano perdemos todos os médios-defensivos: Matic transferido, Fejsa e Rúben lesionados. Ficamos sem uma referência para os que estavam a chegar e assim é mais difícil.

R-Cristante não seria um bom 8?
JJ-Para mim nunca o seria. Não tem velocidade para ser um 8, seria sempre um médio de contenção. Pode fazer as duas posições tal como Samaris, mas onde pode vir a render mais é a 6.

R-Falava, em relação ao André Almeida, na questão da necessidade do passe fácil. Ora, nos jogos da Champions os passes falhados nessa zona foram muitos e frente ao Zenith estiveram na origem dos golos contrários. Não pensou alterar a saída de bola, com lançamentos longos por exemplo?
JJ- Temos uma ideia de jogo e não temos de matá-la só porque se trata da Champions, apesar de nessa competição se ter de mudar muita coisa. A propósito disso, acho piada ao facto de dizerem que este ano estou a ignorar a Champions. Não é por acaso que no ranking da UEFA, por força dos jogos das Champions e da Liga Europa, o Benfica é a quinta equipa. Porquê? Porque ao longo destes 5 anos tem obtido resultados para estar nessa posição. Mais pela Liga Europa, é verdade, mas também fomos aos quartos-de-final da Champions. Hoje o Benfica quando joga nas provas da UEFA os nossos adversários dizem: vamos defrontar uma das melhores equipas da Europa. Um finalista da Liga Europa. Isto não é por acaso.
In Farmácia Franco

Sem comentários:

Enviar um comentário