quinta-feira, 5 de março de 2015

Pagamentos

A análise aos relatório e contas dos três grandes permite, por exemplo, fazer uma comparação entre o que Sporting, Benfica e FC Porto pagam em gastos com o plantel. 
  
Ora a notícia aqui é que ninguém paga tanto quanto o FC Porto. 
  
A SAD azul e branca diz na rubrica «Custos com pessoal» que os gastos com «jogadores, técnicos e médicos» é de 28.098.198 euros (ou seja, mais de 28 milhões de euros). 
  
Já o Benfica, também na rubrica «Gastos com pessoal», especifica ter pago 20,697 milhões em remunerações fixas e 3,042 milhões em remunerações variáveis, espeficando que as primeiras «dizem essencialmente respeito aos salários dos atletas e da equipa técnica» e as segundas dizem respeito «a objectivos de desempenho individual estabelecidos nos contratos de trabalho de diversos atletas e técnicos». 
  
Por isso, e somando os salários e os prémios, o Benfica pagou ao plantel (incluindo jogadores e treinadores) 23,739 milhões de euros. 
  
O Sporting, por fim, e nisto de salários com pessoal, vive noutra realidade, incomparável com os rivais. 
  
A SAD leonina especifica na rubrica «Gastos com o pessoal» ter pagado 10,175 milhões de euros em «remuneração do pessoal», não dividindo os pagamentos em plantel e resto dos funcionários. 
  
Nesse sentido, e em jeito de conclusão, o FC Porto foi o que pagou mais ao plantel, com um gasto de 28.098 milhões. O Benfica surge logo a seguir, com um total de 23,739 milhões. Já o Sporting tem menos de metade do Benfica e quase um terço do FC Porto: exatamente 10,175 milhões de euros. 
  
«O aumento dos custos com o pessoal ficou a dever-se, fundamentalmente, ao forte investimento efectuado no plantel, que levou a um acréscimo significativo dos encargos salariais. No entanto, o período em análise engloba também os prémios pagos aos atletas, associados à excelente performance desportiva nas competições europeias», esclarece o FC Porto. 
  
FC Porto goleia em remuneração da administração 
  
Já no que diz respeito à remuneração dos órgãos sociais, o FC Porto volta a ganhar e desta forma de goleada. 
  
A SAD pagou no primeiro semestre da época, entre 1 de julho e 31 de dezembro, aos órgãos sociais um total de 1.091.898 euros (ou seja, 1,091 milhões de euros). 
  
Já o Benfica pagou 222 mil euros e o Sporting pagou 87 mil euros. 
  
Refira-se que os órgãos sociais do FC Porto têm quatro administradores pagos (Pinto da Costa, Reinaldo Teles, Adelino Caldeira e Fernando Gomes), os órgãos sociais do Benfica têm dois administradores pagos (Domingos Soares Oliveira e Rui Costa) e os órgãos sociais do Sporting têm três administradores pagos (Bruno de Carvalho, Carlos Vieira e Guilherme Pinheiro). 
  
Nesse sentido, e em média, o FC Porto pagou 270 mil euros por seis meses a cada um dos administradores, o Benfica pagou em média 111 mil euros a cada um dos dois administradores e o Sporting pagou em média 29 mil euros a cada administrador. 
  
O Sporting pagou dez vez menos do que fez, por exemplo, o FC Porto.

fonte Mais Futebol

Sem comentários:

Enviar um comentário