quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Revolução apresentada!

A revolução da equipa de futsal do Benfica foi apresentada.

“Houve alterações e reformulações. Houve uma mudança quase significativa na génese da equipa. Foram feitas alterações com critério, com qualidade e o Benfica entendeu que era o momento de as concretizar e de operacionalizar. Acredito que perdemos algumas coisas boas, mas temos a plena convicção que ganhamos algo com estes atletas que estão aqui a representar o Benfica. Fizemo-lo com coragem, com determinação, com aquilo que são os valores do Clube, com a ambição de querer ser uma equipa competitiva e entusiasmante, que consiga contagiar todos aqueles que nos veem competir. É assim que estamos a encarar esta nova época desportiva”, começou por dizer o mister Joel Rocha.


Sobre o plantel deixo uma excelente análise por parte da  Coluna Vermelha FB:
Guarda-redes - Diego Roncaglio(ex-Kairat Almaty), Cristiano Marques e André Correia (ex-sub20)
Onze épocas depois, Bebé abandona o Benfica com 18 títulos no bolso, no quais se incluem cinco campeonatos nacionais e uma UEFA Futsal Cup. Apesar de nem sempre ter sido unânime entre os adeptos, será sempre um marco do clube nesta modalidade. Quem também está de saída é Cristian Domínguez. O guarda-redes contratado ao Barcelona nunca se conseguiu fazer valer e terminou mesmo a época na bancada.
André Correia, depois de ter sido campeão nacional de sub20, é promovido à equipa principal, a par de outros dois colegas. Cristiano Marques é promovido a segundo guarda-redes formalizando a aposta que o clube vem fazendo no jovem guarda-redes há já três anos. Para assumir a titularidade, vem o guarda-redes que rodava com Higuita no Kairat. Roncaglio é um dos melhores guarda-redes do mundo e é também dono de um senhor pé direito que está habituado a fazer vários golos. Apesar de não ter nada de muito parecido com Juanjo, é um guarda-redes do mesmo nível em termos de qualidade. Já tem no currículo uma UEFA Futsal Cup e dois campeonatos brasileiros
Fixo - Fábio Cecílio, André Coelho (ex-Sp. Braga/AAUM) e Afonso Jesus (ex-sub20)
Gonçalo Alves, capitão da época passada, passou para a estrutura depois de também onze época de águia ao peito. Foi um dos atletas da geração de ouro do futsal português e benfiquista. Muito obrigado capitão! Fernando nunca conseguiu mostrar no Benfica aquilo que mostrava na seleção argentina e Jefferson depois da lesão nunca conseguiu mostrar o nível de outros tempos, também saíram.
Fábio Cecílio volta a encontrar André Coelho depois de terem sido colegas de equipa em Braga. André Coelho, internacional português, chega muito bem credenciado depois de ter sido uma das peças fundamentais do Braga/AAUM da último época. Contra nós foi dos melhores, se não o melhor, a marcar Elisandro. Afonso Jesus foi uma das peças fundamentais da equipa campeã nacional de futsal sub20 do Benfica e foi justamente promovido à primeira equipa.
Ala - Bruno Coelho (capitão), Chaguinha, Rafael Henmi, Robinho (ex-Dinamo Moscovo), Tiago Brito (ex-Sp. Braga/AAUM), Miguel ngelo e Bruno Pinto (ex-Burinhosa, regresso de empréstimo)
Tiaguinho foi emprestado ao Braga/AAUM e terá uma boa equipa para crescer. É considerado por muitos o maior talento da formação de futsal portuguesa da atualidade. Franklin que nunca conseguiu impor-se, saiu. Bem como Ré e Mário Freitas. Ré depois de uma primeira época muito boa, desceu o nível. Mário Freitas nunca pareceu uma alternativa para Joel Rocha, acaba por ser natural a sua saída.
Para os seus lugares aparecem: Robinho, Tiago Brito e Bruno Pinto. Robinho chega após ter sido nomeado para o cinco do ano pela Futsal Awards a par de Juanjo, Ortiz, Ricardinho e Ferrão. É um dos melhores futsalistas do mundo e vai ser um privilégio vê-lo nos pavilhões da Luz este ano. Destaca-se principalmente pela capacidade técnica que tem e pelo 1vs1 onde é a par de Ricardinho o melhor do mundo. Já num espaço de teoria, e isto é apenas uma observação da minha parte, chega ao Benfica com um contrato de duas épocas, que foi o mesmo período pelo qual o Ricardinho renovou no Interviu. Tiago Brito foi outra peça fundamental do Braga/AAUM. É mais um internacional português a chegar ao nosso clube e a tornar-se profissiona. Foi top10 dos melhores marcadores do campeonato. Bruno Pinto chega ao Benfica depois de ter tido uma grande época no Burinhosa, onde foi o melhor marcador da equipa.
Pivot - Raul Campos (ex-El Pozo), Deives Moraes (ex-Carlos Barbosa) e Jacaré (ex-sub20)
Alessandro Patias está de saída. Depois de uma época espetacular, seguiram-se duas épocas francamente más. Era uma saída esperada. Elisandro, um dos melhores pivots que já passou pelo nosso clube de sempre (talvez só César Paulo ou Joel Queirós tenham sido melhores) passa para o Interviu.
Para os seus lugares, o Benfica foi buscar Raul Campos, internacional espanhol e campeão europeu pela sua seleção, e Deives Moraes, internacional brasileiro e melhor marcador do campeonato brasileiro de 2016, que é um dos melhores campeonatos do mundo. A saída de Elisandro parece ter sido bem trabalhada. Ambos são vistos como dois pivots mais móveis e menos físicos que Elisandro, mas com o mesmo nível técnico. A correr por fora, aparece Jacaré, jovem brasileiro contratado a época passada para reforçar a formação Benfiquista. Deve aparecer em alguns jogos também.
A equipa perdeu tamanho mas ganhou muita qualidade. Os quatro estrangeiros contratados são jogadores de grande valia e com potencial para serem os melhores do campeonato nas suas posições. Nota-se também que a estratégia do Benfica passa por garantir a próxima geração da seleção portuguesa. Da última convocatória nacional o Benfica tem neste momento 5 jogadores.

Apenas fico com sensação de que mantendo o Bebé e o Fernando Whilhelm estaríamos mais fortes e com a equipa bem equilibrada em todos os setores. São os dois que lamento terem saído e penso que teriam sido úteis nesta época. Vamos ver, que esta revolução seja o caminho certo para voltar aos títulos!

2 comentários:

  1. Sem tiradas bombásticas, sem palpites temerários e inconsistentes, com sobriedade, simplicidade, equilíbrio e com ideias, um comentário à Benfica.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Anónimo3/8/17 08:36

    Precisamos de um pivot com mais físico,é o que falta.

    ResponderEliminar