quinta-feira, 25 de agosto de 2011

1º Objectivo da Época Cumprido!

(o anterior era entrar a ganhar no campeonato, mas esse…já era…)
Uma exibição convincente no playoff demonstrou que o Maior de Portugal merecia estar presente na Liga dos Campeões esta época! Mais concentrados, mais humildes, mais cientes e maduros, em condições para melhorar a imagem da fase grupos do ano passado.
E confirmámos isso com inteligência e qualidade aplicada em duas eliminatórias merecidamente vencidas e bem disputadas frente a dois adversários de muito bom nível. Se queríamos estar entre os melhores, tínhamos de mostrar ser capazes de vencer os melhores e não apenas defrontar adversários fraquinhos para depois lá chegar ter capacidade para tal.
Novamente a águia Vitória fintou o pessoal, e inovou, seguindo o seu voo directamente para o túnel, baldando-se à aterragem esperada em cima do símbolo mágico. Mas se isso pudesse ainda ser mau agoiro para alguém, novamente ficou afastada essa superstição, pois a equipa entrou bem no jogo (com o onze inicial sem surpresas em 4-3-3), e manteve-se concentrada no sucesso dos seus objectivos até final.
Quem não arriscou «brincar com o fogo» e teve todo o máximo respeito pela superstição fui eu, que tive de me ficar a roer todo por fora, ainda para mais o meu caro amigo NC ficou sozinho lá nos nossos lugares cativos a assistir ao jogo e apoiar a dobrar!
A verdade é que se confirma…assim sem interromper as férias para ir até à Luz…não dou azar! E tal como no jogo com o Feirense, tudo correu como queríamos! Custa ficar de fora, mas com a sorte e o azar não se brinca e teve mesmo de ser, o que importa é ver o Benfica Vencer!
Servido pelo Takuara, o Nolito teve a primeira grande oportunidade para abrir o marcador, entrando na área, picando a bola, mas o jeito a sair à malha lateral.
Apesar de muito esforçado, pareceu algo afectado pelo puxão de orelhas que o JJ tontamente lhe deu após este lance, aguçado pelo apetite do espanholito querer tentar fazer história procurando marcar no 6º jogo consecutivo…mas Manolito…tens de perceber que há recordes que não são para bater…igualar ainda vá…mas mais do que isso…epa…é que estamos a falar de um recorde do King Eusébio… J

Aos 30 minutos, foi então a vez do extremo Nolito assistir o Aimar na direita, com o Mago a ganhar posição, tocar a contar…mas o remate do argentino sai devagarinho…e deixa-nos com a palavra “gol…” a meio! Ao ver a bola sair do lado que não devia do poste…o lado de fora.


Também estivemos perto num tiro de Cardozo que Mihaylov se esticou todo para travar, mas mais ainda quando o Gaitan tabela e segue que nem uma flecha em direcção à baliza, está com tudo para marcar, remata em jeito…e já eu tinha caído do sofá abaixo quando dou conta que afinal…foi ao lado.

Tanta oportunidade, mas nada entrava! Grrrrrrrrrr!!!!!! Apesar de merecermos já estar em vantagem ao intervalo, com a estatística mostrando 15-1 em remates (o único dos holandeses, com o Bryan Ruiz em arco atirar ao lado), mesmo assim…muita inquietação por aqui!
Na segunda parte entrámos bem concentrados e em dois lances de bola parada matámos o jogo e a partir daí foi controlar.
Felizmente o minuto 46 começou logo com o golo do Benfica, que ajudou e muito à digestão do belo jantarinho durante o intervalo. Livre bombeado para a área pelo Nico, Luisão desvia de cabeça para trás, e surge no coração da área o Witsel, a apanhar a defesa em contra-pé e a sacar de um (meio) pontapé de bicicleta e a marcar o seu primeiro golo pelo Maior. GOLLLOOOOO!!!!!!
Se no desportivo A BOLA falavam há uns dias que o Axel iria ser lançado neste jogo cujo desfecho favorável poderia pagar…o próprio belga (e ainda sobrava)…então curiosamente este tratou de fazer a sua importante parte para se pagar a ele próprio, se é que o podemos dizer assim.
J

O segundo não chegou na jogada em que o Cardozo ganha o ressalto entra na área e só com o pensamento na baliza se esqueceu de ver o Pablo isolado, vendo o remate embater no keeper contrário…mas não tardou.

Pontapé de canto cobrado pelo Pablito ao primeiro poste…olhó Girafa a fugir, esticar o pescoço…e já está! GOLLLOOOOO!!!!!!
Na noite em que se tornou o estrangeiro com mais jogos em competições europeias por uma equipa portuguesa (precisamente a Maior de Portugal), o capitão junta mais um golo e assistência aos mais de 300 jogos de águia ao peito.

A resposta (tardia) dos holandeses chegou com a entrada do avançado/extremo Ola John, que já no outro jogo eu comentei que tinha feito a vida negra a Maxi Pereira, e voltou a partir os rins ao uruguaio, mexendo com o ataque do Twente. Se este bacano tem jogado de início, não sei se o jogo ia ser pêra assim tão doce para a nossa direita.
Acabado de entrar, fintou 2 dos nossos e na cara do Artur, viu o brasileiro conseguir tirar-lhe o sorriso.

Com o jogo partido, aproveitámos bem, e o Cardozo tem um passe de génio em rotação perfeita (afinal até tem arte para além de marcar golos…também os constrói) que isola o Witsel na cara do redes, conduz a bola, arma o remate…e toma lá disto, mesmo rente ao poste! Já está! Malas feitas. É GOLLLOOOOO!!!!!!
Já depois do Artur ter feito a defesa da noite, adiando o golo do Ruiz (após centro do Ola), com um voo esplendoroso a sacar mesmo em cima da linha, e do Aimar fazer voar também o keeper contrário, com um disparo de fora da área…os visitantes tiveram o seu tento, através de Bryan Ruiz (novamente a facturar de cabeça após o golo na Holanda), que saltou sozinho e outra vez após um cruzamento de Ola John, fez o 3-1 final, que não mancha a festa encarnada.


Referência ainda para a expulsão perdoada ao central Douglas, ainda no primeiro tempo, e o penalty não assinalado a nosso favor, pelo remate do Axel que foi cortado com a mão dentro da área. Felizmente, nenhum erro acabou por influenciar a tendência do justo vencedor.
O Javi foi um verdadeiro poço de força e Witsel um elemento de talento a soltar a bola e a integrar-se no ataque. O belga voltou a mostrar sintonia de ideias com Aimar, que, com este meio-campo reforçado, se sente mais jovem e distribui magia.
Talento puro, classe, técnica, inteligência com e sem bola. Isto é o que queremos continuar a ver. Sempre! Pode ser?! E que tal já na próxima 2ª feira, na Madeira?! Naquele que será mais um obstáculo para o principal objectivo da temporada?!


Apenas a primeira meia hora do Nico esteve um pouco aquém, mas depois foi crescendo com a equipa.

O Emerson teve a sua melhor exibição desde que chegou à Luz. E o Garay foi imponente novamente ao lado do capitão.
E o Cardozão esteve cheio de raça e querer! Lutou muito, ganhou inúmeras bolas, muito activo a tabelar e abrir linhas…e com uma fome de golo imensa, não pensando duas vezes antes de rematar de onde fosse. Só por uma delas devia ter tido mais calma e visto Aimar e Gaitan libertos de baliza aberta em vez de acertar no keeper. De imediato pediu desculpa ao Pablo.
Para fechar…mãe do céu…e aquele guardião que temos?!! O Rei Artur não pára de nos surpreender com defesas soberbas! Aquelas duas tiradas lá de dentro são de cair o queixo!

O mister JJ finalmente falou com o discernimento e cabeça no lugar, rectificando um dos grandes erros (gabarolice) que lhe custou caro engolir o ano passado, quando começou armado aos cucos a dizer que íamos ganhar a Liga dos Campeões e depois deixou uma péssima imagem que vamos agora a tempo de limpar…com humildade!
Este grande objectivo foi cumprido. Ponto final. Na fase de grupos há equipas muito mais fortes e como tal temos de saber quais as nossas limitações e ambições.
 
Curioso o facto do nosso anterior adversário na pré-eliminatória, apesar de o termos eliminado, poder voltar a jogar contra nós na fase de grupos, uma vez que o Trabzonspor ocupa a vaga do excluído Fenerbahçe (no seguimento do caso de corrupção e combinação de resultados, uma prova que lá por fora a justiça funciona…). Ou seja, antes do jogo, a equipa que tínhamos eliminado já estava afinal apurada e nós ainda não…teria sido estranho, mas cumprimos o nosso destino: Vencer!
Como já me estiquei novamente aqui no post, e a minha babe já me lançou a deixa: “não maces as pessoas, escreves demais”…eu só pergunto…se afinal eles até sabem (como hoje demonstraram)…então porque é que não evitaram o desgosto que me deram no dia 12?!!! Vá lá esforcem-se então para me compensarem lá para MaioJ
Amanhã é o sorteio da fase de grupes da xampions, onde entram equipas muito pederosas!
Estamos atentos! Concentradíssimos (mais propriamente a dar uns mergulhos no Slide & Splash)! J

2 comentários:

  1. Sozinho na bancada a aguentar o barco, dei a força suficiente para a equipa fazer uma das melhores exibições dos últimos meses! Ritmo frenético de jogo do inicio ao fim, grandes jogadas, alta concentração e futebol de alto nível. Não vou tão longe como o JJ que fala em perfeição, mas estivémos lá perto!
    Melhores exibições: Witsel, Aimar e Javi. O pior: Gaitan (como diz o Djeiti, parece algo "triste" a jogar na direita)

    ResponderEliminar
  2. E com nota artística elevada. Boa crónica!!

    ResponderEliminar