sábado, 24 de setembro de 2011

Andas a aprender, desta vez não te deixaste comer!

Acabadinho de chegar da praia, onde retemperei forças e frescura com uma animada e radical sessão de paddle board (ou tentativa de…), é tempo de falar do jogo de 6ª. Bom jogo, resultado justo.
Têm sido poucos os momentos e jogos críticos em que o JJ não se deixou comer nos últimos tempos, mais concretamente desde a ida à pocilga no jogo que nos podia ter sagrado campeões logo em casa do rival. Desde o dragay, à pedreira, anfield road ou mesmo na Luz…
Mas mais vale tarde do que nunca, e pode ser que o mister esteja realmente a aprender com os erros que nos tem doido bastante, mas nunca feito desistir. Não nos matou, fez-nos mais fortes. Assim seja.

Soube entrar na champions sem se armar em campeão e montando equipa que não se mostre sôfrega por chegar à frente e tentando manter a concentração e equilíbrio mesmo quando nos parecem estar a encostar às grades.
E conseguiu mostrar um grupo com capacidade anímica e inteligência para evitar agora não ter de estar a apanhar destroços e recomeçar do zero. Pelo contrário, as circunstâncias do jogo de ontem – não sendo as melhores, pois o Maior de Portugal só pode pensar sempre em vencer – acabaram por resultar em dois socos no ego mafioso dos andrades e em igual número de baforadas de ânimo e confiança para os encarnados.

Reunidos na tasca do Zé Pinto, à hora marcada, apito inicial…do jogo…pois os nervos, esses já tinham começado faz tempo!!!!
Com o canal ppv do oliveirinha suspenso desde que findou a época passada, este foi o primeiro jogo em que senti falta do canal…e em que teria encontrar spot para ver o jogo com o clube da fruta e café com leite. E muito pesquisei. Tinha de estar limpo de gente de outras cores que não o vermelho e branco. Tinha de se ver bem. Tinha de estar afastado de outras rádios ou tv’s que eventualmente tivesse recepção antecipada em alguns segundos (se já passaram por isso sabem que é horrível!!!). Acima de tudo, tinha de me sentir em casa, entre os nossos.
E na net encontrei o que procurava. Segundo as descrições, era “o spot”.
E posso dizer com toda a sinceridade e certeza: sem dúvida alguma que é!
O restaurante do Zé Pinto, em Benfica, junto à estação, é mais do que uma tasca, é mais do que um restaurante com tv. É a casa de um Benfiquista que gosta de se rodear de Benfiquistas! Nas paredes a história do nosso Clube funde-se com as belas doses de comida e bebida que os empregados (também eles sempre a espreitar para a tv a torcer pelo Maior) nos vão trazendo. O sr Zé Pinto rules!!! E eu agradeço-lhe ter aquele seu espaço aberto para aqueles que, como eu, se possam sentir em casa, entre os seus, em dias de nervos e a dar todo o apoio ao Benfica, como se estivessem no estádio.

O JG do blog Red Pass lembrou que ontem entre os assumidamente corruptos “ninguém se lembrava que no último encontro lá tinham perdido 0-2. Só se lembravam dos 5-0”. E isso aumentou ainda mais a dor de corno no final da noite…

Entrámos com onze esperado, sem surpresas nem invenções, como as que atiravam com o guedelhudo para a lateral esquerda...e procurámos engolir o adversário, desgastando-o nos próprios egos drunfados, jogando pela certa na busca do erro do adversário. Mas se atrás os problemas não causavam apreensão, na frente, o Nico pela direita não explodia e o Pablo segurava mas não construía.

Se o Emerson, em quem as atenções se viravam, só comprometeu no lance do 2º golo contrário (dando o pontapé de canto e depois não impedindo o barela de cruzar), durante os 90 minutos, para mim a resposta estava…em Axel. Não pressionava o suficiente, não apoiava o suficiente e não segurava aquelas bolas que parece que ninguém lhas consegue tirar dos pés. E disso se ressentia um pouco da solidez a meio campo, principalmente no primeiro tempo.
(3ª feira seria de dar descanso ao Witsel, para recuperar fôlego entre idas à selecção e adaptações a estilo de futebol mais rápido comparativamente ao belga, como o próprio referiu)

De pouco servia o ascendente da tripalhada, que deram a Artur as duas defesas da noite, primeiro desviando remate do escarreta verde e depois parando as intenções do fucinhosile, isolado após cruzamento do barela.

Mas a nota defensiva nas bolas paradas começou a apontar o polegar para baixo após livre indirecto provocado pelo Maxi. Cruzamento batido, desvio de cabeça (como é que é o Maxi que tem de “lutar” com o ponta de lança deles numa bola pelo ar???)…au.
Curiosamente em ambos os lances de golo sofrido, o lateral que origina a bola parada está envolvido no seu desfecho, tanto neste (Maxi), como mais tarde (Emerson).

O intervalo deu para acabar de empurrar o entrecosto e poder largar a faca da mão, que era um perigo para quem estava em redor, sempre que algum lance me fazia levantar os braços. E também deu outra orientação à equipa.

Recuperação de bola a meio campo, Aimar deixa em Nolito, que com classe descobre espaço para assistir o Cardozo. TAKUARA está na cara do redes, com um toque para a frente deixa o beiças e o keeper sentados…e GOLOOOOOO!!!!
Um golo em jogada ao estilo barça! Vamos embora, BENFICA!!!

Mas nem 3 minutos nos mantivemos embalados. E a nota negativa nas bolas paradas confirmou-se. Canto curto estudado, Emerson deixa o barela centrar e o central argentino tripeiro antecipa-se ao nosso central argentino, só tendo de empurrar para a baliza deserta…au. F*$#%$&#$”!!!!!!!
Agora é que a equipa estoira de vez…ou não. Esta equipa está diferente. Será? Ainda por cima, os heróis que estiveram no estádio do ladrão não se cansam e estão ao vosso lado! Acredita, Benfica!

Aí vai Nolito, olha a assistência…isola Cardozo…está lá…chuta Takuaraaaaaa….nãoooooooo!!!!!!! Que azar do caraças… O remate bate no pé do keeper que sem saber bem como consegue evitar o empate…

Mexe JJ. E mexe bem, principalmente a entrada do Samolas traz vida ao ataque.
Os da casa desapareceram e encolhem-se. Na carga, o conejo mete a bola lá dentro, mas o golo é bem anulado por fora-de-jogo. Festeja-se na tasca do Zé Pinto, mas logo se apercebem (bastou olhar para mim que nem me levantei) que algo aconteceu…e os foguetes não contaram como gostaríamos…

Ainda há tempo, é preciso ter calma, estamos a subir no terreno. E sobe também o Gaitan, pela direita, passa por dois, flecte para o centro, vai passar para o colega que tá no lado contrário isolado…não, vai chutar…fora do alvo…

Lançamento a meio campo. Bola no Takuara, sai balão. Insiste o paraguaio, passa para o Saviola…mas o que é que é isto? Um passe de costas?! Não posso, olha a bola, olha a bola…grande passe…olha, olha…o GAITAN está isolado!!!!! Mata, Nico, MATA, NICO!!!! Chutaaaaaaaaaaaa……..e é GOOOOOLLLLLLLOOOOOOO!!!!!!!! É GOLO! É GOLOOOO!!!! Bate na barra e morre lá dentro!!! Vai buscar!!!! É GOLOO!!!
http://www.miragens.abola.pt/videosdetalhe.aspx?id=14455

A 7 minutos do final do encontro, a história do jogo estava escrita. Confirmou-se o empate a duas bolas, que o NC tinha vaticinado nos prognósticos quando nos sentámos à mesa.

E se há comentário mais adequado a fazer a este desfecho, é que é justo. Se gosto?
O Benfica nunca perde, só às vezes é que não ganha.”, disse um dia o Grande Benfiquista Artur Semedo. Ontem foi uma dessas vezes, mas, apesar de eu nunca possa dizer que fico super satisfeito com um resultado assim, ao menos tenho a esperança em acreditar que o ponto ganho vai representar o triplo no que diz respeito a força moralizadora e estabilizadora dos objectivos a atingir.

Adorei o que no blog Vozes Encarnadas se escreveu a propósito de um das várias simulações patéticas do Fucinhosile, sugerindo que, por o tripas se ter agarrado à cara a gemer no lance em que diz que lhe deram um pontapé no rabo, significa que o próprio: “admite que tem cara de cu”!!! LOL
Faltinhas e mais faltinhas só apontadas para um lado, travando o ímpeto sempre que nos chegávamos à frente. Mas mesmo assim considero que o boi do apito esteve principalmente mal apenas (terá sido pela presença de um Delegado da Uefa que lá estava para analisar o trabalho do boi do apito) ao não amarelar as 3 ou 4 simulações de péssima representação com que os tripeiros fucinhosile, o álbaro das beiças, o barela e o escarretas tentaram enganar e inventar livres…e pelo menos dois deles teriam assim ido bem mais cedo lavar a tromba que espumava de raiva e inveja mesquinha.
Orelha de porco estragada…noite de Aziados nos Aliados!!!!

Serenidade! Maturidade! Que seja o mote na construção de uma equipa e de uma caminhada vencedora. Até porque…o próximo jogo para o campeonato é tão ou mais importante ainda do que este. Seguir o rumo, subir a fasquia!
DEIXA PASSAR O MAIOR DE PORTUGAL!!!
 
PS – Mau mesmo foi a notícia da paragem forçada do Enzo Perez, por lesão…que o vai impedir de dar o seu contributo à equipa…até quase ao Natal. E assim se vai o ala que era principal alternativa ao Nico e Nolito. Que recupere rápido e volte forte.

Sem comentários:

Enviar um comentário