Os putos, com 4 jogadores nossos e outros tantos formados por cá, mereciam melhor sorte. E não o conseguiram por falta de concentração e quanto a mim capacidade de visão do treinador. Mika na baliza, André Almeida (nosso emprestado ao Leiria) no meio campo, Nelson Oliveira na frente. E o David Simão que entrou a 15 minutos do fim.
Portugal começou na frente, mas num par de minutos após o intervalo os Russos viraram o marcador e não houve cabeça nem maturidade para reagir.Não percebi como é que David Simão, Pelé e Diogo Viana não são titulares. E também não sei que ideia foi de meter o André Almeida como trinco em vez de jogar à direita!
Fez falta o Danilo, Roderick e Nuno Reis (da equipa que esteve no Mundial sub20) para meter ordem defensivamente na equipa.
Mas há qualidade e putos com capacidade para construir uma boa selecção. É preciso é saber aproveitá-los.
Pior mesmo foi dar conta que o David Simão, que poderia vir a ter oportunidade de jogar na 6ª feira para a Taça…apenas teve 15 minutos em campo e conseguiu voltar pra casa…lesionado!
Na América do Sul, enquanto o Gaitan voltou a não ser colocado em campo (e assim até descansou) na surpreendente derrota da Argentina frente à Venezuela, o Paraguai empatou (1-1) esta madrugada em casa com o Uruguai, em jogos de apuramento para o Mundial 2014. Maxi Pereira e Cardozo foram ambos titulares e nenhum se ficou a rir.
Já o conjunto do Paulinho do risco ao meio, desperdiçou “com tranquilidade” a oportunidade de se apurar directamente para o Europeu. Bastava um empate…ou mesmo uma derrota curta, se a Suécia não vencesse…mas levaram um banho de bola…perderam…e em Estocolmo os amarelitos bateram as laranjas. Valeu que o descalabro não foi assim tão grande e a Dinamarca não colocou no marcador a mesma superioridade que meteu em campo, senão números maiores ainda teriam dado oportunidade a uma inacreditável e quase impensável anulação de goal average face à Noruega.
Entre Turquia, Bósnia, Montenegro e Estónia estará o adversário no playoff e não acredito que algum possa impedir a selecção de estar no Euro, mas é estranha demais esta apetência para as calculadoras e necessidade de ficar a escutar o relato dos vizinhos até mesmo quando só dependem de si próprios e as contas pareciam tão fáceis de fazer.
Mas como disse, apesar de continuar a acompanhar, é algo que não me faz grande mossa ao contrário do entusiasmo com que vi os sub20 e sub21.
Andei a ver uma sequência de imagens e vídeos dos últimos anos das selecções e anteriores fases finais e apercebi-me porquê…é que antes era uma Selecção Nacional. Agora imploram para que aceitem jogar pela selecção, temos gente sem carácter nem respeito a representá-la, parece não haver critérios de escolha nem de rigor/padrão de qualidade (tanto futebolístico, como profissionalismo, como respeito e responsabilidade)…e mais do que tudo, deixou de ser a Selecção de Portugal para passar a ser a selecção do CR mimado e chorão a quem deram a braçadeira de capitão para promover a imagem. E esse não era o espírito que havia anteriormente. Sentia-se união, sentia-se uma equipa, mesmo com Figo e Rui Costa ou até Simão, não havia quem chama-se a si mesmo vedeta e se achasse um Adónis sem ninguém que lhe chegasse aos calcanhares. E principalmente não era possível atribuir a braçadeira da Selecção a alguém que insulta e espeta o dedo do meio a adeptos na bancada, e diz o que quer e bem lhe apetece a treinadores, adeptos ou dirigentes. Se fosse o Adónis a sair a meio do estágio da Selecção, tinham-lhe fechado as portas?... Ya…Portugal tem muitos e bons jogadores. Mais do que o suficiente para se qualificar. Basta não ser servente de nenhum capataz influente que quer promover jogadores, basta não pensar em ter de obedecer a quem só joga nos bastidores, basta não tratar uns por filhos e outros enteados, basta não haver vacas sagradas, basta não baixar os padrões de qualidade, basta não permitir que entre anti-desportivismo (com outros colegas de profissão ou adeptos), basta não andar a bater portas e deixar jogar quem sente o Hino e a Bandeira e quer mesmo merecer oportunidade de jogar por orgulho e não por ser uma montra (não sou contra ter naturalizados, mas sim andar a pedir e invocar interesse publico para que eles aceitem e possam jogar pela selecção quando só querem é dar nas vistas).
E quem não quiser meter o pé, fica em casa. Esta era a minha Selecção! Mas o Benfica será sempre a minha Paixão!
BENFICA É MAIOR QUE PORTUGAL!!!
Quem já sabe que fica a ver o Euro pela tv é o Witsel, após a derrota por 3-1 com a poderosa Alemanha.Deixa lá, Axel, vais ver que é muito melhor poder sentir a sensação de ser campeão! E é para isso que tens de trabalhar aqui de águia ao peito.
Sem comentários:
Enviar um comentário