quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Um pontinho para Abrir a pestana!

E não me estou a referir à porcaria da pestana que tenho a incomodar-me e a fazer doer o olho esquerdo há 2 dias!!! Não, estava mesmo a falar dos nossos jogadores e equipa, que já vão em 3 jogos consecutivos com exibições muito abaixo do limiar que se exige a um favorito a passar a fase de grupos e candidato a ser campeão nacional!
Não há qualquer motivo nem desculpas de sobrecarga de jogos, de cansaço, de gestão de esforço, coisa alguma. Preguiça? Desleixo? Falta de empenho? Desmotivação? Mania das grandezas? Arrogância? Sado-Maso? Não é caso para tanto, nem tanto ao mar nem tanto à terra. Mas também mais por aí…

Pessoalmente até acho que o resultado é positivo (ao contrário da molha que levei, que isso sim, não foi nada positivo). Apesar de sentir um pouco de natural irritação, mas a mesma que senti nos últimos 2 jogos, mesmo vencendo. Se havia jogo em que podíamos cair um pouco na real, digamos, tendo o sabor de que nem sempre as coisas nos hão-de correr bem, e que a sorte não nos irá acompanhar em todos os jogos se nos acomodarmos cedo…este seria o jogo para isso acontecer. Para abrir a pestana!

E aconteceu. Sem que nos possamos queixar muito. Somámos um ponto. É chato não termos ganho nenhum dos 2 jogos feitos em casa, que contrasta com os 2 que vencemos fora? É, bastante, até. Mas continuamos com boa vantagem sobre o Basileia, na luta pelo 2º lugar (o 3º está garantido), podendo até ser apurados na próxima jornada, caso vençamos ou caso os suíços percam; e temos os mesmos pontos que o United, na liderança, dando um sabor ainda mais interessante ao jogo de Manchester, dia 22, e deixando ainda interesse para o último jogo do grupo, que será na Luz (e caso contrário nem teria interesse algum). Para um pessimista, digam lá que não estou a conseguir tirar algo de positivo? :)
Para além disso, considero que este ponto terá ainda mais importância pelo que significará para os próximos jogos do campeonato. A equipa tem andado com índices de regularidade física e exibicional tremendamente inconstantes, o que levantava sérias dúvidas sobre a capacidade de fazer frente às complicadas (e essas sim sem hipóteses de falha) batalhas das próximas semanas. Se até agora, mesmo facilitando, mesmo não jogando em alto nível do princípio ao fim…as coisas estavam a correr bem, agora deu para abrir a pestana ao pessoal que calça as chuteiras para que mudem a atitude e o rumo se endireite.

É que os bacanos até sabem da cena. E enquanto resolveram jogar à bola, tiveram motivos mais do que suficientes para se sentirem babados…só que apenas as que entram (e o boi do apito valida) é que contam mesmo…

Tivemos as melhores oportunidades de golo, tivemos ainda uma grande penalidade que ficou por assinalar a nosso favor, mas apenas uma morreu no fundo das redes. Igual número que os suíços fizeram valer…mais uma vez tudo na baliza norte (alguém que abençoe a baliza do topo Sul, para que consigamos voltar a marcar deste lado, pá!).

À semelhança e ritmo dos últimos jogos, entrámos cheios de moral, cheios de força, cheios de inspiração e vontade de vencer. Mas também no seguimento dos anteriores, a sede era tanta, que parece que a malta bebe tudo de rajada e seca a fonte demasiado cedo.

Após jogada fabulosa do Aimar, o 10 deixa para Rodrigo que remata para uma grande defesa do redes adversário…a bola bate no poste…e sai pela linha de fundo! No seguimento do canto, bola na área, Matic de cabeça…para mais uma grande parada do keeper.
Não ficou por aí, e aos 4 minutos de jogo, quase não vi o nosso golo, por causa do pessoal que teima em chegar atrasado (tanto ao início como após o intervalo) e distrai quem está a tentar ver o jogo!!! Quando levanto a cabeça só vejo a bola a sair disparada dos pés do Rodrigo e fuzilar a baliza norte, mesmo ao ângulo!GOLLLLLOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Como é que ela ali tinha chegado? O que se tinha passado pelo meio? Só ao intervalo me apercebi, pelas repetições nos ecrãs gigantes. Lançamento do Maxi, ping-pong com a bola a saltitar, Gaitan amortece de cabeça para Rodrigo, que enche o pé, de primeira, para um golaço na gaveta!!!

O hispano-brasuca justificou uma vez mais a chamada à equipa, tal como eu o tinha perfilado no “meu onze”. A par da estreia do Luis Martins. De referir que a diferença recaiu pela escolha do Barril em vez de Nolito, conforme eu preferia (e considero que isso fez muita diferença).

Após outro lance de Rodrigo que de cabeça tentou, perto do golo esteve também Garay, que responde com uma cabeçada fortíssima ao cruzamento de Gaitan, mas a bola a sair fora do alvo.

Mas quem puxou do protagonismo foi o boi do apito, que tudo fez para dificultar a vida aos da casa, com uma péssima arbitragem, coroada com um penalty claro por assinalar aos 16 minutos de jogo, após cruzamento do Maxi, algo que condiciona e influencia bastante o resultado e desenrolar dos acontecimentos.

E com umas quantas jogadas de ruptura desaproveitadas, nunca havendo quem soubesse soltar a bola para criar superioridade e abrir espaços (o Lobato dizia e bem que a certa altura falta um conejo para baralhar as marcações), eis que uma tontice entrega o ouro ao bandido em apenas um minuto.

Substituição para a saída do puto Luís Martins, entrando o Miguel Vítor. Não percebi, não gostei, não faz sentido. O miúdo estava com algumas dificuldades defensivas? Estava, tal como o Emerson tem todos os jogos, e daí? Viram a quantidade de vezes que ele subiu e sacou cruzamentos? Inédito nesta época, não foi? Ah, tem falta de ritmo…então e o Miguel, ainda para mais a lateral esquerdo, tem o quê, jogos e minutos com fartura??!
Apostou no chaval de início, o puto não estava a ser dos piores, queimar uma substituição para quê?!
E ironia das piores…nessa jogada, pumbas. Maxi é comido, Luisão vai à dobra, cruzamento, Matic deixa fugir o capitão suíço que de frente para a baliza não perdoou e fez o mais fácil.
Nunca pensei, muito sinceramente, que o JJ fosse fazer tanta falta no banco neste jogo…

As entradas mais tarde do Cardozo (que só foi a tempo de ser insultado pelos que o “adoram” e estão sempre a torcer para que ele não marque para o poderem criticar) e do Nolito (não se percebe porque só joga 10 minutos!) nada mudaram, e apenas o golo esteve à beira de explodir quando o Witsel descobre o Rodrigo, grande desmarcação, está isolado, vai rematar…não, finta o redes, já passou…mete lá dentro….ao lado!!!!! Ohhhhhhhh!!!!! Bolas, porque é que não remataste de primeira?... Perdeu-se ali a grande oportunidade de vencer o jogo.
Há algo que me incomoda bastante é ver jogadas de ataque rápido serem mal aproveitadas por leitura errada das movimentações e transições. Se um jogador vai em velocidade, tem de lhe ser endereçada a bola para a frente dele. Nunca para trás, obrigando-o a parar a progressão, a flectir para o meio…e a repensar a jogada novamente. Não gosto.

Mesmo assim, gostei de constatar que este foi o jogo certamente com mais cruzamentos da época! De um lado e do outro. Maxi, Nico e Luís Martins. Mas nota-se que é algo que pouco devem treinar, pois nem sai redondinha dos pés deles, nem os avançados na área estão rotinados com este tipo de lance para lhe darem o devido seguimento.

Garay e Luisão, os melhores. Que dupla. Que dobras e atenção redobrada.

Já as nossas alas, Nico e Bruno, longe…muito longe. E para quê? Se há Nolito cheio de sangue nas veias a estalar. E Amorim pronto para entrar para o seu lugar, no meio campo, a interior direito. É dali que tem de surgir os desequilíbrios atacantes, e se não se gere bem o esforço e potencialidade das opções no plantel para garantir uma constante qualidade de jogo…só temos a perder com isso.

Já agora, digam-me, que gente parva é a que vai ao estádio para fazer comentários como: “ainda falavam do Roberto, o que eu sei é que este aqui leva golos em todos os jogos”!!!???!! O quê??!!! Um par de atrasados que passou o tempo todo a comentar sobre o escarreta verde, sobre outras equipas, sobre revistas cor-de-rosa e a casa dos degredos, e a quererem parecer importantes a dizer o resultado dos jogos que decorriam em simultâneo na Champions...resultados que iam ouvindo no rádio…2 ou 3 minutos depois de todo o estádio da Luz ter sabido desses golos que eram comunicados nos ecrãs gigantes.

Foi um ponto ganho, e acredito que se possa ter ganho de volta uma equipa que andava a fugir-nos.

Enfim…terminou o jogo, com alguns assobios. Uns para a equipa, outros para o árbitro, outros para tudo e mais algum par de botas. Volto a dizer que é facilmente perceptível o desagrado se em vez de assobiarem, fizerem silêncio absoluto. Não gostam, não aplaudam. Assim como assim, foi o que fez a maior parte durante o jogo. Não cantam, não aplaudem… Só contribuir quando se ganha é fácil.
Mas para além disso, terminou com apenas 3 jogadores no meio campo a agradecer o apoio dos adeptos. Sendo que um dos que se dirigiu rapidamente e energicamente para o balneário, deu muito nas vistas: Luisão. O capitão claro que tem de dar o exemplo e dar a cara nos bons e maus momentos, poderão criticar. Sem dúvida, mas eu prefiro filtrar esta atitude de um profissional que já deu provas de ser um líder e que dá tudo dentro de campo, que continua a ser dos melhores da equipa, que neste jogo também voltou a ser dos poucos que manteve o nível elevado até final.
Se eu tivesse no lugar dele, terminado um jogo em que a equipa jogou pouco, em que não vencemos…só me iria apetecer dar murros na parede, pontapés nas garrafas de água e gritar palavrões! A última coisa que me iria apetecer era sorrir, ficar na conversa, trocar camisolas, aplaudir…só me ia apetecer sair dali e descarregar a raiva na porta do cacifo. Para mim, foi isso que aconteceu, nada mais me interessa. E não considero que, principalmente vindo do Capitão que vem, ele tenha falhado ou faltado ao respeito por qualquer algum de nós. Relativamente a este, estou eu tranquilo.

A única coisa que não me deixa tranquilo…é o jogo do próximo Domingo! O meu pensamento está já lá. A última vez que lá fomos jogar (e lá estive na bancada) ainda me dói só de recordar. E a única resposta que os jogadores e técnicos poderão dar, não só ao nível dos últimos 3 jogos, mas também a esse último jogo na Pedreira…é vencer! Vencer, Vencer, Vencer! Tá entendido?!

4 comentários:

  1. Realmente incrivel como é que aquele anormal do 4º arbitro nao vê um boii a passar-lhe à frente dos olhos. Será possivel termos uma sequencia de 2 jogos seguidos com arbitros isentos???

    NO ENTANTO, hoje há muita coisa a esclarecer.

    - Como é que um adjunto não tira a samarra durante 90 m?

    - Como +e que um adjunto não sai de debaixo do tecto do banco de suplentes durante 90m?

    - Quem é responsavel pela troca do Luis Martins pelo Miguel Vitor? É culpa do iniciado que a equipa esteja mal? Eles nem estavam a atacar por aquele lado. Ha 2 semanas o Emerson levou um baile naquele lado e nao foi substituido.

    - O responsavel pela saída do Aimar deve ser o mesmo de sempre. E o Fim do futebol benfiquista foi normal, nada que nao estejamos habituados a ver desde a PRIMEIRA JORNADA do campeonato.

    - O mestre da tactica estava no hotel a ver a playboy channel ? Só pode, o picanhas, andou a fazer o quê exatamente no corredor direito?

    - A equipa a amorfinhar-se e o anormal do Raul Jose(por isso é adjunto) não deu uma instrução pra dentro do campo. O adjunto hoje foi o Capitão, o homem que anda a levar a equipa e os colegas de equipa ao colo.

    -O Universo rege-se por regras de justiça e a saída do Luis Martins, teve como consequencia imediata o golo sofrido, ainda o M. Vitor não se tinha posicionado em campo. Qual a mensagem que foi levada aos jogadores com esta substituição?
    A arte de queimar dois jovens jogadores da cantera. Obrigado incompetente fala barato JJ

    ResponderEliminar
  2. Quero crer que os jogadores foram dali cheios de medo do que iriam ouvir do JJ.
    Ontem ainda deviam ter saído do estádio direitinhos ao hotel onde o mister estava para ouvirem das boas ainda a quente.
    E hoje ao chegar ao treino, o Luisão deve virar-se para o JJ e diz com aquele sotaque dele: "mister, se você não der um puxão de orelhas nesse bando de molengas, olhe que sou eu que vou dar neles"! é que se há coisa em que o JJ tem jeito é dar raspanetes, e ao menos isso que seja no momento certo.

    ResponderEliminar
  3. Para animar! Só há duas grandes equipas na Europa neste momento!
    http://www.marca.com/2011/11/03/futbol/equipos/barcelona/1320315532.html?a=479fb4ff9df52a0266f20b31b0d20ce7&t=1320329355

    ResponderEliminar
  4. foi... não digo vergonhoso, mas embaraçoso ver a equipa parada nos últimos 20 minutos de jogo. não pressionar, não saber trocar a bola e pior que tudo, ver jogadores desleixados... sem correr e estando cansados sem motivo para tal. não percebo... constrangedor, ver o Rodrigo a ter de fazer de avançado, médio centro, ala direito e esquerdo e até defesa direito a compensar subida de maxi... rodrigo, maxi, luisão e garay são os únicos que poderiam estar cansados. os outros não!!!
    Mas vamos lá para o proximo jogo que este já era! Só espero ver uma atitude diferente! Pq se contra os algarvios era pq se estavam a poupar para este jogo, imagino se não se tivessem poupado!!!

    ResponderEliminar