sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

A rivalidade no PES...e daí até ao Egipto...

Apesar de eu preferir mil vezes a faixa que está atrás da baliza “Vivo um Símbolo, Amo um Clube”, não posso deixar de comentar com graça uma particularidade que até no jogo do Pro Evolution Soccer (PES) fica evidente sobre os placares publicitários!
Mas aproveitando esta “deixa” de rivalidade, ainda que pacífica, hoje tenho oportunidade de referir a lamentável e incompreensível, pelo menos para mim, tragédia que tem sido destaque nos últimos dias (a par da vaga de frio) ocorrida no Egipto. Nas poucas imagens que vi, apenas dou conta de invasões de campo e uma fogueira como a que as osgas fizeram. Não dá para perceber como e de que maneira é que se acaba com 74 mortos e mais de uma centena de feridos! Pedradas? Pontapés e espancamento até à morte? Mas mais do que como isso aconteceu, é o porquê de acontecer! Desvirtua totalmente o que o futebol devia ser.

Esta noite tive um pesadelo. E se o mesmo tivesse acontecido por cá?! É que com o andar da carruagem que os arruaceiros dos tripeiros e amigos pedreiros têm procurado instalar por cá, daí a perderem o controlo de vez e começarem as retaliações é um pulinho.
Não somos tão radicais e extremistas! Que exagero. Pois…e daí? Será que ficam por aí?...

Sei que teria um grande desgosto de ver adeptos do meu clube fazer algo do género. Sei que morreria de revolta por ver o meu Clube prejudicado por causa de quem não soubesse ter os comportamentos que deviam. Sempre os tivemos e acredito que continuaremos a ter, enquanto outros rejubilam por momentos que pensam que os tornam temíveis, mas mesmo assim tive este pesadelo seguido…de outro!

O que aconteceu no Egipto deu como consequências “administrativas” (já nem vou falar das consequências físicas e psicológicas irreparáveis para muitos) a suspensão do campeonato daquele país até final da época!
E eu digo, luto sim. Sem dúvida.
Mas que culpa têm os restantes clubes e restantes adeptos. Com épocas preparadas e a meio, com jogadores e uma estrutura montada, preparada e a quem têm de pagar. Com esperança, ilusões e trabalho desenvolvido que agora será todo em vão por causa de uns energúmenos animais que noutro estádio, noutro clube, não se souberem portar como humanos. Quem seguia na frente, vê o seu esforço desfeito. Quem os perseguia e queria vencer vê esperanças desvanecer. Quem já não os conseguiria apanhar ri-se a dobrar.

Muito pior seria isso acontecer entre os Nossos, causando dor e um rasto de imagem e impacto no clube difícil de recuperar, mas afastando esse cenário, imaginem o cenário de num outro estádio que não o nosso, entre outras equipas que não a Nossa, acontecer (bate na madeira) algo semelhante. Cancelarem o campeonato em que nós tanto lutámos para seguir na frente. O esforço de uma época em que se investiu a todos os níveis…

O Fair Play é uma treta, como diz o JJ… Mas que ninguém algum dia se lembre de perder a cabeça! Dentro de campo seremos mais fortes! Nas bancadas somos únicos com raça, querer e ambição no apoio ao Clube do Coração!
Clube que é o Maior de Portugal, e segundo a Federação Internacional de História e Estatística, se classifica actualmente como 9º melhor do Mundo, num ranking liderado pelo Barça. Mas queremos é que continue a ser o 1º no topo da tabela do Campeonato Nacional!

Sem comentários:

Enviar um comentário