quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Afinal é mesmo ensaiado! 1º milho é dos pardais!


Nada é feito ao acaso, perceba-se. Tudo é pensado ao pormenor.
E até a 2ª linha já sabe como é.
Nos treinos está visto que se ensaia um fio de jogo atrás do prejuízo, e por isso o lema tem de ser sempre: O primeiro milho é para os pardais!
LOL

Enquanto uns já enfeitavam as árvores de Natal e enchiam o bucho de fritos e doces da terrinha, em Olhão jogaram os mais frescos (nas pernas, diga-se).

O jogo contava para a Taça da Liga, cujo símbolo parece o da nossa Eusébio Cup, curiosamente…o que também faz sentido, uma vez que há quem chame a esta competição Taça Benfica.
Por mim, podem continuar a chamar-lhe assim, pois significa que a continuaremos a conquistar!!! (ah, mas esses ressabiados que lhe dão esse nome, jogaram ontem com os jogadores principais…não fosse a cena correr para o torto, já que a 2ª linha que têm é semelhante à 1ª linha dos lagartos…)

Tal como eu previ (não era difícil adivinhar, eu sei), Cancelo não calçou (lá se foi mais uma possibilidade de ver aquele que o JJ e o Presidente denominaram como o suplente do Maxi no plantel). Jogámos sem trinco, com Almeida na lateral e Gomes a fazer de trinco na companhia a Enzo no miolo.
Há quem diga talvez que fez bem, pois arriscar com miúdos é perigoso. Eu considero que é preferível lançar um miúdo que conhece bem a posição do que fazer adaptações sempre que é necessário substituir o Maxi…e se isso se compreende perfeitamente noutras vezes em que a posição de trinco está bem assegurada e como tal faz sentido meter o Almeida à direita…neste jogo era preciso em primeiro lugar substituir o Matic, e a única solução no plantel estava neste jogo a fazer de…lateral direito. Ou seja, queimam-se duas posições com duas adaptações.

O leque de jogadores que temos dá-nos obrigação e condições para assumir favoritismo mesmo sem um único titular em campo. E isso é de orgulho. Mas algumas invenções às vezes complicam as contas.

Capitão foi Gaitan! Que jogou a 10, nas costas de Rodrigo, tendo o Barril encostado à direita.

O jogo dava na tvi..algo que deixou picado o giorgio di bufa, pois o deles ninguém teve interesse em ver…e do lado encarnado (na Direção) estava um poder de decisão com grande peso… LOL

Susto aos 20 segundos, com Sidnei a atrapalhar-se e por pouco não entrámos com o pé esquerdo.

Rodrigo de primeira após cruzamento de Nico…grande oportunidade por cima! Boa movimentação de ambos.

Novamente Rodrigo recebe bem de Nico, tenta disparar…interceptado!

Muito mexido Rodrigo, desmarca-se…finta o redes, está sem ângulo, segura, dá para trás aos pés do Nico…arma de primeira mas sai uma rosca e falha a bola! Ui…

Muitos passes falhados acalmaram o jogo…tal como os cartões que o boi resolveu levantar à toa por faltas básicas e outras que deixaram nódoas negras a não merecerem castigo devido.

Nolito a acusar a muita falta de minutos que não lhe têm sido dados. Barril a acusar muita falta de inspiração com uma percentagem de passes falhados e perdas de bola assustadora. No meio campo, Perez e Gomes atrapalhavam-se um ao outro, e nenhum conseguia pegar no jogo e subir.

Mas Manolo ainda ia demonstrando aquilo que nunca lhe falta, vontade e ganas. Corria atrás da bola e quando tinha espaço tentava furar. Uma dessas vezes a fechar o 1º tempo…acabou com a bola fácil nas mãos do Ricardo. O tal guarda-redes é o ex-lagarto Ricardo da voz fina e que defendia penalties sem luvas e ainda hoje tem pesadelos com o Luisão…! J

E assim se passaram 45 minutos. Com um nulo no marcador.
Lima que se prepare…vai ser chamado não tarda!

E não demore muito a desequipar-se…pois logo aos 2 minutos, Almeida está fora de posição e o Sidnei lentinho como nos habituou coloca o adversário em posição legal e obriga Paulo Lopes a sair da baliza! O alívio sai direto aos pés do Evandro Brandão (exSLB) que sem ninguém na baliza fez o primeiro da partida.

O nosso meio campo…a ver jogar. Nem segura nem constrói. Com esta tabuleiro de jogo estás a queimar os putos…e a nós. Mexe JJ!
E mexeu! Sem esperar mais, vem aí a artilharia! Salvio e Lima para baralhar e voltar a dar tudo de novo!

Nolito desmarca Lima!!! Está isolado!!! Vai marcar….não remata? Passar para o lado…para ninguém??!!!!! Ai o caraças, pá!!! Como é possível?? Parece que ficaram com o trauma do falhanço do Rodrigo em Barcelona…

Na resposta, Almeida novamente fora da posição (ora era trinco ora lateral, mas como as transições eram demasiado rápidas, na verdade não era nem uma coisa nem outra) abre corredor para Evandro escapar ao Jardel e felizmente a conclusão da jogada foi à figura…

Nico sobre mais uma das dezenas de faltas que levou para contar nas canelas!
Livre de Nolito ao 2º poste, movimentação típica…Jardel de cabeça para o meio, aparece Rodrigo para o desvio…e GOLO!!!

Carrega!!!!
Nolito assiste Lima, tá na área, enche o pé…sai rosca… Ai, Lima…como é possível? Que se passa contigo, rapaz?

Um quarto de hora para jogar. Sai Nolito entra Ola João, no momento em JJ fazia cara feia ao Rodrigo por uma falta amarelada que ele fez a meio campo.

Ora quando o espanhol estava a ser participação importante no jogo…sai.
Vá-se lá perceber porquê, a equipa começou a perder a cabeça e o bom momento que tava a ter desapareceu imediatamente. E o exemplo foi a cabeça perdida do Enzo…

Vá lá que havia uma estrelinha já posta em cima do presépio!
A plena felicidade natalícia chegou a 5 minutos do final. Abertura de Nico para Salvio, remate torto parecia fácil para a defesa…mas uma fífia permite que a bola fique à boca da baliza aberta para facilmente Lima fazer o GOLOOOOO!!!
O pai natal calçava as luvas do Ricardo, graças a Deus! Eheheh!!!

Calma agora! Concentração que ainda não acabou!!! Tira a bola daí!!! Acertem posições! Segura a bola! Lá longe! Acabou! Ufas…

Gostei de Nico e Rodrigo (inclusive a defender fez 3 sprints para trás muito importantes a compensar a equipa), mas não foram sempre constantes o jogo todo. O mais equilibrado os 90 minutos acabou por ser Luisinho, cumpriu a defender e a atacar.

Na outra extremidade, já nos tínhamos esquecido do porquê de Sidnei não ser A. Mas pior foi o desacerto do Barril!!!… Ainda bem que não jogou o Miguel Rosa, pois há quem diga que teríamos sido goleados se o “puto” jogasse… Ufas, do que nos escapámos… Com o Barril a fazer exibições destas na ala, é natural que o rapazolas não tenha hipóteses de ser convocado.

Também o André Almeida teve muitos lapsos, mas não teve missão fácil, pois não se percebia o que era suposto estar a fazer. Já o André Gomes, compreende-se…imaginem que metiam o Rui Costa a trinco?... Mais ou menos isso. Deu para perceber bem como Matic é fundamental nesta equipa e não tem alternativa no plantel!!!… Vejam se não há trocos no fundo do bolso, ou peçam ao velhote das barbas. J

Trabalharam todos para o mesmo. Uns com mais outros com menor desempenho! Mas o objetivo era procurar aproveitar a oportunidade como equipa e vencer! E a verdade é que não vi nenhum a armar-se em individualista a querer protagonismo para ganhar espaço no plantel! Não fizeram um jogo de grande qualidade, mas venceram! E muitos destes terão certamente nova oportunidade!

Na outra partida do grupo, o empate a duas bolas deixa-nos na frente do grupo que temos obrigação de vencer. Próximo jogo é precisamente contra uma delas, em Moreira de Cónegos, logo depois do Natal a fechar o ano!

Missão cumprida! Obrigado! E BOAS FESTAS, RAPAZIADA!

ATENÇÕES PARA HOJE QUE HÁ SORTEIO DA LIGA EUROPA!!!

2 comentários:

  1. "Jardel de cabeça para o meio, aparece Rodrigo": estão a falar de que jogo?

    ResponderEliminar
  2. @Carlos
    Estamos a falar do jogo de ontem à noite...porquê? Há algum lapso.
    É natural que me possa ter enganado, mas neste caso penso que está correto...o Nolito cruzou para Jardel dar de cabeça e o Rodrigo marcou de pé direito. Está correto.
    Não entendi a pergunta.

    ResponderEliminar