quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Apontamentos dos “reforços” para as Meias!

No jogo que decidia a passagem às meias finais da Taça Liga, éramos meia dúzia de entre os 14 mil que estiveram na Luz! Bem melhor do que os 500 do lado de lá, mas não se compara um Clube Grande com um Areias FC do Montijo! Estiveram lá os 14 mil do costume! Espero que a Direção tenha ficado contente com a receita e o pó que ficou a acumular nos bancos por ocupar…pelo sim pelo não, eu passeei as calças por 2 ou 3 só para ajudar nas limpezas.

Por mim, diferença não me faz. É de maneira que estacionamos mais facilmente, que há menos confusão nas bifanas, que podemos andar a experimentar vários ângulos na bancada! O apoio que damos e a voz cansada no final, é a mesma do costume!

O jogo foi bem animado. E após uma primeira meia hora sem golos, a contagem não parou de mexer! Confesso que dei por mim quando cheguei a casa bastante abananado e atarantado pois nos últimos jogos não tinha tido tanta adrenalina e nervosinho que constatei que tive. Após um cházinho e encher a pança, lá acalmei e vi os golos com calma na reportagem da tv. E depois…começaram os nervos…e a cabeça a dar voltas…a pensar no jogo de Domingo! Agora sim, só me passa uma coisa pela cabeça!

Mas voltemos à noite de ontem!

Dois dados importantes nas estatísticas! Para além de termos claramente dominado o jogo, convinha refletir sobre os 25 roubos de bola que a Académica contabilizou contra apenas 8 da nossa parte! Sim, isso indicia que tivemos mais vezes a bola para que nos pudessem tirá-la, mas poderá eventualmente também querer dizer que não tivemos tanta pressão alta para a recuperar? Fica para o mister analisar.

A nível defensivo, vimos os estudantes fazerem apenas 3 remates em todo o jogo…sendo que só 2 foram à baliza…e esses acabaram lá dentro. Essa eficácia podia ter-nos dado conta do recado. Felizmente lá na frente houve quem não tivesse descansado enquanto não fizesse bem o seu trabalho.

Começava a partida e ria-me com dois cenários: A claque dos estudantes passou o tempo a ensaiar cânticos nossos (até os doidos da cabeça!?), enquanto surgiam notícias de haver já 500 lagartos a festejar um golo no marquês!

Lá dentro, Roderick era titular. (expressão de medo…)

No meio, Aimar dividia com o Barril a linha ofensiva atrás do Lima! Mas o Pablo precisava de vir buscar jogo atrás para ter espaço e tempo de pensar, uma vez que o ritmo que tem ainda é muito pausado (ainda teve uns slaloms de levantar o bruahhh). E como o César estava quase tão certinho como o João (medo de meter o pé, tempos errados de atacar a bola, e passes certos só para trás), o destaque caía sobre o menino André, que levantava a cabeça e distribuía como gente grande!

Um grande passe do Gomes isola o Ola Joao, vai sozinho…mas as tábuas que parecia ter nos pés não conseguiram dominar a bola e desperdiça uma jogada que tinha tudo para dar golo.

Novamente Gomes a distribuir jogo, desta vez para o lado contrário isola o Nolito nas costas da defesa!!! Tá sozinho, chuta em arco…para fora!!! Que oportunidade flagrante!!!

Carregava o Benfica!!! E cheirava a golo!
Maxi combina com Ola, finalmente o João consegue meter uma bola na área…aparece o Lima ao primeiro poste…cabeça….grande defesa!

Na reta final da primeira parte, vieram as duas assistências do Barril em 5 minutos

Primeiro a isolar o Lima (no estádio ia jurar que estava fora-de-jogo mas em casa vi que estava em posição legal)…finta o redes…chutaa………e GOLOOO!!!!!!!!



E depois no último lance antes do intervalo, serve o Makelele com um mau atraso (Jardel não chega à bola) que origina o empate!

A segunda parte começa como terminou a primeira… Sem substituições (estranhei mesmo não haver nenhuma alteração ao intervalo) e com mais uma perda de bola que lança novo contra ataque rápido de estudante isolado (Roderick vê o bebé proveta fugir, pois o Jardel estava a coloca-lo em posição regular)… Ficamos em desvantagem…e não me agrada nada.

Ouvidos no rádio deixavam de interessar. Mas o penalty defendido pelos algarvios não deixava de agradar…

Mas para isso era preciso marcar! O que podia ter acontecido caso o boi do apito assinalasse penalty a mão na bola dentro da área dos de Coimbra (jogador tem o braço apoiado no chão e a bola embate em zona proibida). Manda seguir…

Finalmente entra Kardec e Martins (sai Pablo e Barril) e o jogo vira!!! Eu e o Lobato dissemos que hoje a história do jogo ia ficar marcada por estes dois! Alguém riu-se…principalmente uma malta que atrás insistia em criticar o Kardec que nem na equipa B tem lugar…

Cruzamento da direita…bola no segundo poste…aparece Kardec a esticar-se…cabeça….e GOLOOOO!!!!!! Já está!!!! Aquela cara de smile invertido do Alan a festejar o golo quase a chorar é cómica demais!!! (lugares atrás de nós ficaram vagos de repente)


JJ não espera! Quer ganhar e arrisca de imediato apesar de faltar ainda muito tempo! Entra Salvio (sai Nolito quando o João chorava para o tirarem daquele martírio tal lhe pesavam as pernas)!

Salvio escapa-se pela direita! Tem espaço, em vez de disparar tenta a assistência para o miolo…e aparece uma perna a limpar a jogada.

A pressão era muita e tínhamos de aproveitar!!! CARREGAAAAAAAA!!!!!
Kardec muito em jogo pedia a bola, de costas para a baliza recebe, espera o momento certo e na desmarcação do Lima oferece a bola na frente…remate colocado…é GOLOO!!! Excelente movimentação do Lima e passe impecável do Alan!

Sem sossegar, não me importava nada de meter mais um para descansar.
Combinação de Ola com o Lima, o zuca pica por cima da defesa e isola o holandês!!! Vai marcar…chuta…para as nuvens!!!??!!

Expulsão por acumulação de amarelos do lateral esquerdo da Académica. Castigo que já vem tarde pois 10 minutos antes cometeu falta perto da área sobre o Maxi que devia ter visto logo aí o 2º amarelo. Agora com mais um em campo, só é preciso controlar a posse de bola e gerir esforços (Maxi e Lima, parem de correr atrás da bola!!!).

Insistência de Kardec a furar por entre a defesa, há um atraso do defesa pressionado para o keeper que agarra! Livre indireto dentro da área! É Martins quem vai estoirar…contra a muralha de jogadores a tapar o caminho em cima da linha de baliza! Foi por pouco que não se confirmou o seu nome também na ficha de jogo!

Lima isolado pela esquerda, tenta o remate em arco ao poste mais distante…sai ao lado! Mas estava feito o resultado! 3-2 e prá semana há outra Taça em Coimbra!

Sim, temos demonstrado boa capacidade de reação para virar resultados…mas já chega, tá? Já deu para perceber a ideia. Mas não sei porquê, continuo a preferir não ter necessidade de virar um resultado. É uma cena parva só minha, mas é mesmo assim…sei lá porquê… Por isso escusam de fazer essa gracinha no Domingo, ok. Não deem milho de vantagem aos gajos. Agradecido.

Grande jogo do Lima! Só espero que não se tenha cansado em demasia! E fantástica moral dada pelos apontamentos que os suplentes Kardec e Martins, com uma atitude muito positiva a serem decisivos para a vitória e a darem apontamentos para o mister tirar desta lição aprovadíssima!



Temos muitas boas opções válidas no plantel! Sim, continuam a faltar um trinco indiscutível de reserva e as lesões dos centrais não têm dado para dormir tranquilamente, mas quem se pode dizer que joga com um onze praticamente todo diferente do jogo anterior, fazer uma exibição positiva e vencer? Mantemo-nos na luta por todos os objetivos e concentrados em fazer um jogo de cada vez sem olhar para Maio!

Estamos nas meias-finais da Taça da Liga e com um percurso que não será nada fácil, pois dia 27 de Fevereiro temos de ir à pedreira (a última meia final lá não trouxe nada de bom) defrontar o Braga (enquanto os corruptos recebem o Rio Ave). Rumo ao Penta! Enquanto pudermos, sem hipotecar os prioritários, o triplete está na mira!

Cada jogo é um jogo! E o próximo não tem nada parecido com este!

Sem comentários:

Enviar um comentário