sexta-feira, 17 de maio de 2013

Crónica de um final…infeliz! Preciso dormir…ou acordar?!

Era uma vez…uma final. Uma final que teve tudo para ter um final…feliz. Mas esta é a crónica de uma história... Uma história que tinha tudo para ser um sonho que terminava como os contos de fadas…mas não foi bem assim…

23 anos depois, o Maior de Portugal apura-se novamente para uma final europeia!
O histórico é assustador, e tantas finais desperdiçadas torna-se pesado compreender.

O amargo deixado pelo minuto 92 do jogo com os corruptos ainda ardia no peito, mas após uma caminhada fantástica até aqui, a véspera da final apoderou-se de nós com todas as forças e sentia uma motivação absolutamente extraordinária! Uma vontade de vencer e confiança de que isso iria acontecer como raramente via!

O stress da marcação dos voos, o pânico de não conseguir bilhete para o jogo, as horas ao relento pela madrugada à porta da bilheteira…tudo era passado!
Esta vai ser nossa!
Até porque contra os azuis temos sempre sorte, por isso tem tudo para correr bem!...
(dizíamos ironicamente)

Éramos muitos, mas parecíamos cada vez mais! A quantidade de amigos e amigos de amigos que se iam juntando, ou formando até, por todo o lado não parava de aumentar!

Metade já lá estava, mesmo com atrasos de mais de um par de horas nos voos. Outros que pensavam que lá chegariam na véspera, viram os seus voos adiados para o dia seguinte. Outros rumavam a Faro à hora que nós seguíamos para a Portela.
Vemo-nos lá!

O taxista que nos levou até ao aeroporto parecia o Mr.Magoo, só à 3ª é que acertou com o caminho certo e também 3ª era o máximo que o bólide dava. Chegados lá, o Cola comenta: “ena, tanta gente de vermelho por aqui…querem ver que há jogo do Benfica?”
E o velhote responde, “sim, é verdade, hoje há jogo, deve ser pessoal que vai lá ver…”
(isto quando nós estávamos equipados a rigor, de manto sagrado e cachecol do Glorioso…ao lado dele…)

Nem 1 minuto depois, liga-me o grande Luís Faria a perguntar onde é que eu estava…pois tinha acabado de ler o post que publiquei antes de sair de casa! “Olha para o lado, bacano!! Tou aqui!!”
Íamos cada um por seu trajeto, mas com um destino só! Com um único objetivo!
Mas enquanto ele iria direto…nós ainda tínhamos muito que penar até lá chegar!

Fase 1: Lisboa-Hamburgo! Voar na TAP é outra loiça. A tripulação era impecável e cheia de caras bonitas. Aterrámos com uma suavidade sensacional ao som de “Glorioso SLB Glorioso SLB”!

Mas neste voo a animação foi outra! Entre vários Benfiquistas que enchiam o avião, o grupo que ia seguir de carrinha de lá até Amesterdão convivia animadamente, mas até sem incomodar os restantes passageiros, sem faltas de respeito…mas havia uns velhos alemães que resolveram implicar!

Refilaram e refilaram e refilaram…
E tornou-se piada! Os palermas dos alemães, que andavam pelo avião descalços e todo o tempo que estiveram sentados tinham os dedos enfiados nos ouvidos e a mandar vir com o pessoal a falar lá na língua deles…devem é ter-nos rogado umas valentes pragas…tendo em conta o desfecho que essa noite teve!...

Após 3 horas com os joelhos do Cola bem apertados no avião, lá chegámos, e a escala em Hamburgo deu para conhecer mais uns quantos Benfiquistas enquanto andávamos a espalhar a “palavra do Benfica” pelo aeroporto (muitos foram os que nos desejaram boa sorte e muitos mais os que pareciam não entender o que estávamos nós a fazer na cidade alemã se o jogo não era ali…)!

Grande abraço para o Forcado de Salvaterra (que ainda conseguiu levar mais sandes e bolachas do que nós para passar o tempo a abastecer bem o estômago até à hora do jogo) e restante malta!
E juntos passámos umas horitas a rirmos de mais umas quantas personagens bizarras! Ainda dizem que nós é que somos Loucos da Cabeça…

Primeiro ficamos aparvalhados com duas velhas hospedeiras da companhia aérea alemã que se entretiveram numa sessão fotográfica privada (com os telemóveis) durante mais de meia hora em poses ridículas… Nós bem dizíamos que não adianta repetir tantas vezes a foto…é que aquela cara só melhora com Photoshop…e mesmo assim… Mas elas lá continuavam…spooky!

Depois aparecem dois putos…assim do nada…chegam-se ao pé de nós todos e: “Como é que é, maltinha?”

Ficámos ainda mais aparvalhados. Mas quem são estes dois? Os pais sabem que eles estão ali? Maltinha?...
Nem sequer conseguíamos perceber se eles iam ao jogo, pois nem cachecol traziam. Depois entre bocas foleiras e porcas para tudo o que era estrangeira, nova ou velha, diziam à boca cheia que nem eram do Benfica (mas sim de Coimbra), mas hoje iam apoiar e eles adivinham sempre o resultado! Estava garantida a vitória por dois a zero! E vai daí, sacam de uma garrafa de vodka para meter no copo de coca-cola às escondidas da tripulação…

“Como é que é maltinha?” repetiam para nós de 5 em 5 minutos…
Ai Jesus…e nós dentro desta aeronave que mais parece uma caixinha de fósforos…

Sem atrasos! A chegada a Schipol foi ainda melhor quando demos conta de que afinal ainda tínhamos mais uma hora para disfrutar do ambiente antes do jogo…pois ali é outro fuso horário…e a final iria começar às 20h45…locais! Fixolas!

Dali ao ArenA foi um pulinho! Nem 10 minutos já lá estávamos! E que sensação fenomenal! Estamos na Final!!!

Conhecer mais pessoal, vindo de Oslo, o B.Morais juntou-se a nós. E por ali estava também até apoiantes do Guimarães que festejavam e apoiavam a nosso lado nessa noite!

Arrepiante foi beber umas imperiais…ao lado de antigos craques que vestiram o manto sagrado…como Carlos Manuel, Schwartz, Chiquinho Carlos, Paneira, Pacheco, Paulo Madeira, Pedro Henriques, Mozer, Abel Xavier …

Cruzar-nos com o taxista Máximo, com o Diabo de Gaia…mas principalmente, poder abraçar e sentir o entusiasmo dos nossos amigos Benfiquistas!

A turma ficou finalmente toda junta! Estávamos lá!!!

E desta vez com uma nova amiga especial…a Kimberly!!!

Pois que levámos connosco a namorada do Ola John! Para ver se o rapaz se resolve a dar mais do que ultimamente tem conseguido…a motivação era em dose reforçada!

Claramente transformada no centro das atenções, todos lhe queriam deitar a mão!! Objetivas de máquinas fotográficas, diretos de entrevistas em redor do estádio para a tv…candidatos a passar-lhe a mão pelo cachecol de campeão não faltavam!

Se tivéssemos deixado um chapéu no chão para o pessoal meter umas moedinhas por cada foto ou apalpadela, acho que dava para pagar metade da viagem ao Farinha (mentor da ideia)!

Para o ano a Kimberly promete voltar a ir apoiar o Benfica, mas pede o favor de lhe arranjarmos um namorado…que saiba jogar mais qualquer coisinha que o holandês…

À entrada para o estádio, caótica como estava, damos conta de estar lado a lado com o grande António Simões! Acompanhado do João Malheiro, o antigo craque comentou comigo que foi um privilegiado por jogar com Eusébio e sentia-se agradecido por ter aprendido a forma de jogar do Pantera Negra para o poder assistir! Eu disse-lhe que o meu pai sempre o elogiou desde que eu era pequenino e sempre me disse que muitos dos golos do King foram graças às jogadas que o Simões fazia!

Cada vez mais orgulhoso de ser Benfiquista!

Entrar na bancada e dar de caras com o grande Paulo Parreira!!! Grande festa!!! Para Newcastle não faltou apoio nosso! E hoje ali lado a lado também não vai faltar! É PRA GANHAAAAARRRRRRRRR!!!!!!!

Na bancada reencontrámos o grupo que foi de Hamburgo para Amesterdão de carrinha! Reencontrei o Luis Faria! E entre amigos e amigos de amigos, caras conhecidas…estávamos em casa!!!

A Kimberly continuava a posar para as fotos e os meus braços já doíam de lhe segurar a mensagem, pois a menina nem queria estragar o verniz das unhas a segurar naquilo! LOL

E lá em baixo, os jogadores já aqueciam para o grande momento! Lima no banco…foi a primeira reação! Mas não há dúvidas, vamos entrar para ganhar!!! Sentido único! Com a força toda!

Pormenor importante foi a chamada de atenção que JJ tinha feito nas vésperas, durante a adaptação ao relvado, mas que parecia ainda não ter todo o efeito desejado, com alguns ainda a escorregarem no relvado. Atenção aos pitons, pessoal!

O espetáculo coreógrafo preparado para anteceder a final estava bonito, mas as bancadas mais ainda! Em número, os ingleses pareciam preencher mais cadeiras…mas completamente esmagados em raça, crer e ambição!!!

Tendo estado em Stanford Bridge, sabia que se em casa deles os abafámos, ali, naquela palco da final…íamos completamente conseguir passar todo o apoio à equipa e fazê-lo chegar a todos os Benfiquistas espalhados pelas várias partes do Mundo através da televisão!!!
As curvas encarnadas encheram os pulmões…e rebentaram!!!

BENFICA! BENFICA! BENFICA! BENFICA! BENFICA! BENFICA! BENFICA!

E não mais nos calámos!!! Ninguém pára o Benfica!!! Até Morrer!!!

Uma onda imensa que borrou os ingleses! Expressões de medo e espanto!

Lá fora…e lá dentro!!!

É que a equipa acompanhou o compasso marcado pelos adeptos…e CARREGOU!!!

Carregou! Carregou! Carregou!!! Deu tudo! Tudo o que tinha!!! Mesmo com nervosismo, ansiedade…controlava o jogo…e carregava sobre os blues que nem respiravam!!! (pareciam peixes debaixo de água como diz o Parreira)

Faltava o remate. Várias foram as jogadas em que se encontrava espaço para alvejar a baliza…mas com alguma cerimónia, por um par de vezes tentava-se mais um último passe para o lado, dando tempo para fechar o caminho da baliza… Nem cabeça de Cardozo, nem com jeito de Nico...

Outras acabava a bola por pingar para o pé com menos jeito para o remate, como foi a tentativa do Enzo que saiu por cima da barra.

Depois foi um livre estudado em laboratório do seixal…que por muito pouco não deu golo…mas Rodrigo não deu a finalização que se desejava.

O Chelsea desorientado só via jogar. Ramires era o único que ainda ia tentando fazer de bombeiro o campo todo (com uma mão cheia de amarelos perdoados ao zuca), travando as nossas jogadas quase sempre em falta e tentando levar para a frente. Mas Enzo e Matic pareciam meia dúzia e limpavam tudo o que aparecia no meio campo antes sequer dos bifes pensarem no que fazer à bola…e voltávamos a carregar em cima deles!!!

A única vez que passaram do meio campo…brilhou Artur!!! Com uma defesa fantástica evitou que o único remate feito à nossa baliza (e que remate, que efeitozorro que a bola levava!!!) desse a injusta vantagem!

O intervalo nada mudou! (Jardel já aquecia há algum tempo por precaução de lesão de Garay)

E a malta acreditou!!! De Lisboa ecoavam como o Benfica parecia que estava a jogar em casa, tal era o apoio enorme que se ouvia das bancadas!

Tudo a Saltar!!! Tudo a Saltar!!! SLB!!! SLB!!! Tudo a Saltar!!! Tudo a Saltar!!! SLB!!! SLB!!! Tudo a Saltar!!! Tudo a Saltar!!! SLB!!! SLB!!!

Agora queremos ver os golos aqui nesta baliza!!! VAMOSSSSSSS!!!!!!!!!!!!!!!

Cardozo com ao bola, segura…vê a entrada de Rodrigo…bola na área…vai rematar…tiram-lhe o pão da boca na hora H!!!...
Carrega Benfica!!!

Canto de Gaitan, insiste o argentino, levanta para a área…Cardozo aparece sozinho…cabeçada…gol….não é? Fora de jogo??!... Até hoje ainda não consegui saber se estava mesmo adiantado ou não…é que foi o único lance que não foi repetido nos ecrãs do estádio (que transmitiu o jogo em direto)!...

Completamente contra a tendência e sem sequer conseguir entender como é que foi lá parar à frente a bola que estava nos pés do keeper deles…vejo o Torres a correr isolado para a área do Artur…mas como é que é possível?… Mas como é que ele está sozinho? Silêncio… Luisão fica no chão… Artur não consegue tirar… O espanhol vai empurrar para a baliza…ainda tenho esperança que o Garay tape o buraco…mas nada feito…afinal havia adeptos adversários no estádio…e olha, até sabem gritar…

Mas o pessoal não desarmou!!! EU VISTO DE VERMELHO E BRANCO!!!

BENFICA, DO MEU CORAÇÃO!!!!!!!

Minutos antes tinha dito que era hora de entrar o Lima, mas foi só após o golo deles que o mister mexeu…a dobrar. Não entendo bem a ideia de voltar a meter o Nico a lateral esquerdo e alterar tanta coisa radicalmente, uma vez que estávamos a jogar bem e ainda faltava meia hora (pelo menos), mas enfim…Lima e Ola foram lá para dentro tentar virar isto.

E logo de seguida, mão na área! Penalty!!!!!
Takuara pega na bola, ajeita-a na marca dos 11 metros. Muita gente se vira de costas. Nem dava para aguentar tanta adrenalina! Mas o Cardozo dá conta deles!
Parte para a bola, puxa a patada atrás…e pumba lá para dentro! GOLOOOOO!!!!!!!!!!!
GOLOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O sonho continua!!! De pé!!! Zimbora Benficaaa!!!!!!!!!

Volta ao relvado Cardozo (que se lesionou a marcar o golo…)! Pra cima deles!!!

Bola à entrada da área…Takuara arma o remate…dispara de longe…não entra!!!!??? Que defesa do checo…!!! Que defesa… Esta tinha de lá ir parar dentro…

Garay continuava à rasca…e acabou por ter de sair! Esgotadas as substituições…é assim que vamos ter de dar tudo até rasgar!

Em resposta ao Takuara, é Lampard quem acerta de longe no poste!

As forças começaram a faltar.
Ainda há um prolongamento possível em vista pela frente…mas de repente…parecia que o meu corpo estava a pairar sobre o relvado. Deixei de ter sensibilidade nos braços…vi um pontapé de canto…a sobrevoar a área em câmara lenta…vi um equipamento de cor horrível a saltar sozinho ao segundo poste (em todos os cantos do jogo reparem onde estão todos os jogadores do Chelsea, sempre ao 2º poste)…penso que o jogo está parado, pois o Artur nem se faz ao lance…a bola calmamente passa por cima de toda a gente…e acaba lá dentro…2 segundos depois…os ingleses apercebem-se que a bola entrou mesmo…já eu me estava a rir a olhar para o relógio e perguntava…“isto é para os apanhados, não é”?!

É que se for, deixem que diga, que não teve piada nenhuma…
“Assim não dá…minuto 92…outra vez?! Só podem estar a gozar! Assim não dá…”

Mas para que sentíssemos que todos os deuses do futebol estavam mesmo a gozar com a nossa cara…foi ver ali, diante de nós…no último segundo…aquela carambola…a saltitar junto aos pés do Cardozo…com o Peter no chão, o Terry atrapalhado e o Cole aos rebolões…e nem o Óscar nem ninguém conseguiu empurrar a bola para o empate…a meio metro da linha de golo… Que desespero… Que pesadelo!

Da bancada ainda restavam algumas forças para gritar pelo Benfica! Para retribuir o esforço que a equipa deu… Para mostrar o nosso Orgulho! Mas não era fácil…

Doía para caraças!!! Em redor, amigos, desconhecidos…mãos na cabeça, olhos molhados! Muitos homens e mulheres soluçavam! Por muito possuído que possa estar um adepto, por muito forte que seja…naquele momento o coração aperta tanto que não dá para aguentar. A ironia do destino era demasiado cruel…

Tentavam manter a postura e mostrar que no fundo estávamos ainda mais Benfiquistas do que nunca! Mas doía tanto aquele sentimento que me levava a perguntar a olhar para o céu…“Porquê?! Mas porquê?!..”

Mais abaixo vejo o JG do blog RedPass a sair pouco depois completamente destroçado sem querer ver a entrega do troféu.

Vi o amigo Ginjas como nunca o tinha visto antes! Sem moral.

Ouvia o silêncio do Bruno que só lhe apetecia fechar os olhos.

E víamos no relvado jogadores estendidos…em cenas que estamos acostumados a ver apenas pela televisão… Nas finais… Naqueles grandes momentos que todos querem viver… Nós estávamos ali… Éramos nós que estávamos no chão! Os nossos!

E custava tanto! Enzo Perez, o rosto da vontade da equipa era o mais inconsolável! Cardozo não escondia que ia ter dificuldades em dormir! Matic, era levado para junto dos jornalistas para receber a consolação de ter sido eleito o Melhor em Campo.

Os ingleses faziam a festa que devia ser nossa! Mas são um clube que não vale nada mesmo. Não mereciam ganhar. Não sabiam ganhar. Nem festejar. Pareciam até tristes. Quero ver se Mourinho for para lá, se alguém os passará a apoiar, eu odeio este clubezeco a partir de agora.

Ficámos ali, sentados…a ver…sei lá o quê…

A Kimberly rebentou…tal como as nossas forças. Estávamos impávidos à espera que alguém explicasse porquê… Como é que era possível aquilo ter acontecido…

Por muitas voltas que dei à cabeça, não consigo apontar realmente praticamente nada em termos de atitude, motivação, dedicação…aos jogadores, técnicos e adeptos! Fomos melhores em tudo…mas o mito da maldição do outro gajo continua a massacrar-nos…

E perguntamo-nos…quando voltaremos a um palco destes…? Quando voltaremos a viver uma oportunidade de sonho destas?... A ser melhores!?
Hoje fomos…e não foi suficiente… Que aperto…

O Cola abraçou-me e disse “somos os Maiores, estivemos cá, com um orgulho imenso e o dia de hoje não vamos esquecer”!

De Lisboa continuavam a chegar mensagens de apoio de quem nos quer tanto bem…e isso tornava ainda mais difícil de aguentar as emoções…

Os jogadores deixaram o relvado! Fomos ver alguns lances pela televisão…e não me saem da cabeça…aquela bola a sobrevoar a área em câmara lenta então…é algo que parece que estou a engolir um molho de urtigas… Que horror…
Abracei o Dani que só teve forças para me dizer: “porque é que no final nunca consigo ser feliz?…”

E descemos! Virámos costas ao ArenA…

Separámo-nos de metade da Turma do Serra que seguiu para Roterdão e fomos até ao centro da cidade, tendo-se juntado mais um Benfiquista que tinha ido sozinho ver o jogo e que me contou que sou um homem sortudo por em breve poder ir ser pai! E como não há maior orgulho do que ver a filha dizer Sou do Benfica.

Nem fome tinha…mas não vou despir esta camisola que visto! Andámos bastante pela cidade, vimos muitas montras no Red Light District com mais curvas que aquele livre do Cardozo que contornou a barreira e o Peter ainda desviou com a ponta das unhas. Vimos gente aos caídos, tentámos sorrir…mas eu só me ria estupidamente cada vez que me lembrava da partida que o destino ironicamente nos lixou no mesmo minuto, com o mesmo resultado em poucos dias contra as mesmas cores…

Era tempo de deixar para trás. Não conseguíamos andar mais a ver passar o tempo que não voltava para trás. Queria acordar no Sábado passado e tentar apagar aquele número da minha cabeça…em ambos os jogos…

E queria chegar a casa, para abraçar a esposa e pedir desculpa à Matilde na barriguita que contava que o pai regressasse com a botinha dela e um sorriso de vitória!...

Cruzei-me com o B. Marques (que também vai ser pai daqui a poucas semanas) que encontrei por acaso também ali…com as mesmas cores que nós vestidas…
E também no aeroporto vi o Graciano, e pensei, afinal era mesmo para os apanhados da sic…
Eu vi logo que isto não podia estar a acontecer. Agora a sério, digam lá a que horas é o jogo…!?...

O cansaço apoderava-se de nós tremendamente! As imagens do minuto doloroso repetiam-se… Tentávamos dormir, pensava nas minhas princesas para me acalmar… Mas pensava também na equipa que já estava a dormir descansada em suas casas…e nos VIPS que também para lá foram e já estariam com as famílias…e nós ali…num banco torto, rijo e frio de um aeroporto a ter de ouvir de 10 em 10 segundos uma gravação irritante da passadeira rolante “Mind your step! Mind your step! Mind your step! Mind your step!”

Acordavam-nos de 15 em 15 minutos a perguntar se não era nosso o voo que estava a ser anunciado como última chamada para embarque para Lisboa…mas não…o nosso ainda faltam 3 horas…e vamos primeiro passar na Suíça para espalhar a palavra…e aumentar o cansaço para que possa cair para o lado e me apagar quando precisar…

Mesmo assim, não ficava nada irritado, nem frustrado… apenas triste, pois merecíamos ter sido tão felizes…e não conseguia perceber porque é que não tínhamos sido… Era a nossa vez! Era o nosso dia… Porque é que não foi?...

“Aterrei em Lisboa.”, enviei por sms à família. “Graças a deus.”, foi a resposta.
Não, mãe, infelizmente se há quem sinto que não deu grande contributo para que os últimos dias tenham corrido bem como deveriam…é esse senhor…quem quer que ele seja…”

Havia quem dissesse que já só queria chegar a casa para dormir e descansar…eu continuava a dizer que só queria era que tocasse rapidamente o despertador…pois não via a hora de acordar…deste pesadelo surreal!...

Isto na verdade não pode estar mesmo a acontecer…
Parecem cenas de bruxaria… E nas quais passei a acreditar!...

Mas aconteceu…e nós estivemos lá!
O orgulho de ter lá estado e era imenso! Mas foi só mais uma vitória moral…

As mensagens de apoio e incentivo que recebemos antes, durante e após aumentavam essa força que bem cá de dentro transmitíamos aos jogadores e se contagiava pelas bancadas!

O sentimento de chegar a casa de “mãos vazias” era doloroso…

Dizem que a equipa foi recebida em grande, no aeroporto e no estádio! Com forte apoio que nos enaltece…
Mas não há melhor receção do que aquela que nós pudemos ter…

Todo o esforço e dedicação é recompensado quando vemos uma filha dizer à mãe que teve uma ideia para o pai ficar feliz quando chegar a casa: “vamos dizer ao pai que o Benfica ganhou, assim ele já não vai estar triste…”
(aquele forte abraço, Bruno Couto!)

E quando eu entro em casa e antes de me apagar…vejo esta mensagem que a Barriguitas deixou da nossa Matilde:
 Dizem que os homens não choram… Pois, aguenta coração…que eu não aguentei…

ONDE SEJA QUE FOR! TU ÉS O MEU AMOR!!!...

11 comentários:

  1. Fortíssimo. Não tendo estado em Amsterdão vivi muitas das emoções que descreves, nomeadamente a sensação de paragem do tempo quando a bola de canto (que parece ir sair pela linha de fundo) de repente é cabeceada, parece parar no ar e de repente aparece dentro da nossa baliza. Incredulidade, sensação de estar a viver um pesadêlo ou de ter entrado numa outra dimensão foram os sentimentos que me assolaram. Obrigado pela excelente reportagem e por todas as magníficas fotos. Gostava que nos adicionássemos mutuamente à lista de blogs. O meu é o justicabenfiquista.blogspot.pt (c normal e não cedilhado). Um forte abraço e a minha admiração pelo benfiquismo, muito sentido como é também o meu.

    ResponderEliminar
  2. Como eu te entendo.. e não fui a Amsterdão... Benfica até morrer amigo...

    ResponderEliminar
  3. Grande crónica!
    Doeu muito, e como dizes não há nada a apontar... jogámos bem, jogámos motivados como nunca pensei (depois do fim de semana passado), Matic e Enzo são de uma qualidade elevadíssima... e mesmo assim não foi suficiente. Dos pouco jogos em que chorei, é um facto... mas por incrível que pareça, saí de lá a apoiar ainda mais a equipa, estes jogadores e o treinador! E não quero que nenhum saia esta época, porque merecem ser campeões pelo Benfica, e por isso quero que cá estejam para o ano para serem campeões (ou bi-campeões, se tudo correr bem!lol)
    E quanto aos adeptos somos do melhor que este clube pode ter, e aposto na inveja que os jogadores adversários têm do Glorioso! Incondicionais! Quase diria que o Benfica foi mais apoiado aquando do primeiro golo deles do que o chelsea com os festejos dos seus adeptos!

    ResponderEliminar
  4. Fiquei sem palavras depois de ler este relato!
    só corações do tamanho do mundo aguentam tanta emoção!
    A Matilde vai ter muito orgulho neste pai...
    é que eu tenho muito orgulho neste filho...
    bjs da mãe

    ResponderEliminar
  5. Esqueçeste-te foi de dizer que o "grupinho animado" que foi no voo para hamburgo ainda mamou umas quantas Sagres à pala da TAP.
    Fodasse, os cabrões dos velhos alemães rogaram-nos uma praga!! Só pode! E o pior é que até fotos deles tenho para recordação.
    Grande texto!
    Grande abraço e viva o benfica

    ResponderEliminar
  6. LOLOL!! A aeromoçoila não parava de vos trazer tabuleiros com latas!!!
    Depois mais tarde ainda me lembrei qual de vocês é que ia levar a carrinha até Amesterdão, mas depois quando vos voltei a ver lá na bancada vi que estava tudo sob controlo! :)
    Fotos e vídeos!!! O velho vai ficar a assombrar-nos mto tempo...!
    Abraço!

    ResponderEliminar
  7. Boa noite meus caros!
    O complicado não foi até Amsterdão a não ser os ultimos 10Km em hora de ponta"45 minutos"! O complicado foi trazer aquela carrinha de volta a Hamburgo com 6 gajos e meio a dormir, sim meio o SC ia com um olho aberto e o outro fechado!E sinceramente não me recordo de nada dentro de Hamburgo foi dureza!!!!! não me lembro tb de levantar voo sentei-me e aterrei...
    tenho tb de mencionar "o Beja" o alentejano que apanhámos em Hamburgo sem carro que iria alugar, sem comida que iria comprar e acredito que sem forças para fazer o trajecto inverso depois daquele desaire....
    Tivemos lá podia ter sido muito melhor mas havemos de conseguir!
    Grande Abraço!
    ass: o gajo com os oculos coloridos....

    ResponderEliminar
  8. gostei da assinatura (óculos coloridos)! melhor forma de identificar era impossível! LOL
    A vossa aventura foi bem animada! Mas se assim não fosse nao era a mesma coisa!
    Quem nunca se meteu nestas aventuras de jogos fora nao faz ideia realmente de como tudo isto se torna em histórias fantásticas e ir a um jogo nao é apenas ir a um jogo!
    vemo-nos nas próximas aventuras!

    ResponderEliminar
  9. Boa noite..
    Excelente relato da aventura a Amesterdão.
    Já tinha lido algumas cronicas tuas e assim que te vi chegar ao aeroporto em Lx pensei que esta então tinha que ler mesmo.
    No fundo foi um sonho realizado..agora fica a faltar ir a outra mas desta vez para ganhar.
    Concordo ctg no que se refere á substituição que leva o Gaitan para lateral..uma equipa de alto nível não pode acabar a época com este tipo de soluções..já que o André também tinha desenrascado ali uma vez ou outra.Soluções para as laterais precisam se para a nova época!!
    O mosso regresso a Hamburgo foi duro por causa do cansaço mas lá se fez.
    Domingo lá estaremos na Sagres...voces em cima e nós em baixo.
    Benfica Sempre.

    Ass:o gajo que te perguntou se tinhas o amuleto ctg..

    ResponderEliminar
  10. realmente estranhei como sabias dos amuletos... desta vez levei todos os que cá tinha, crucifixos, botinha, camisola especial... mas nem assim...
    sacanas dos bruxedos!
    ate tomorrow! Um dia haveremos de ser felizes no final! E só passa por esses grandes momentos quem se arrisca a estar sempre lá presentes como nós!
    abraço

    ResponderEliminar
  11. Para o ano "mataremos" de vez a praga do Bela Gutman vencendo a Liga
    dos Campeões no nosso próprio estádio. Só assim fará sentido acabar
    com essa maldição, no coração do BENFIQUISMO com o apoio de todos os BENFIQUISTAS!

    Escrevam o que eu digo!

    Ao autor deste "blog" os meus parabéns por este magnífico texto.

    ResponderEliminar