- dia 12 de Maio no estádio do Dragão, pois se não formos lá ganhar não calamos a malta da fruta;
- dia 15 de Maio, final da Liga Europa, contra os ingleses do Chelsea;
- dia 26 de Maio, final da Taça de Portugal, contra o Guimarães.
Este plantel, à parte da qualidade técnica que os jogadores apresentam, tem muita garra, muito querer e são muito unidos. O coletivo é muito superior à soma das partes e é aí que está o segredo deste Benfica. Não me lembro de ver o Benfica, ao longo do ano, a recuperar de tantos resultados negativos durante os jogos. Vê-se sempre muita confiança, sem a sobranceria tão habitual em equipas que ganham consecutivamente, que se reflete nos resultados.
Ontem foi uma noite mágica! Antes do jogo vimos um céu estrelado nas bancadas da Catedral da Luz, como que a prever que esta noite começava a viagem até ao Olimpo, onde só os grandes podem aceder. Um estádio com 55000 almas, na sua maioria vermelhas, levaria a equipa se necessário ao colo até Amesterdão.
A precisar de marcar um golo, o Benfica entrou em campo com muita velocidade, com os turcos a ver o que dava a onda encarnada. Aos 9 minutos o Estádio da Luz explode de alegria pela primeira vez, quando o Benfica chegou ao golo. Lima surge pelo lado direito, após passe de Salvio, efetuou o cruzamento e Nico Gaitán, com um toque de classe, colocou a bola ao poste mais distante, tendo assinado um golo de belo efeito. Estava empatada a eliminatória e o difícil primeiro golo já tinha entrado.

Mas ainda falta o resto! O Fenerbahçe, sem saber ler nem escrever acabaria por marcar aos 22 minutos após cobrança de uma grande penalidade, assinalada a Garay pelo árbitro francês, que é no mínimo duvidosa, mas precedida de inquestionável fora de jogo. Dirk Kuyt fez o 1-1, colocando a sua equipa em vantagem na eliminatória sem ter feito nada para o merecer. Entusiasmados com o golo, os turcos melhoraram um bocadinho, mas o Rei Artur não dava abébias.

O Benfica continuava à procura do golo e o paraguaio Cardozo teve aos 28 minutos a hipótese de marcar, mas atirou ao lado da baliza. Mas minutos depois, o avançado trabalhou muito bem à entrada da área, puxou a bola para o pé esquerdo e colocou em jeito, sem hipóteses de defesa para Volkan Demirel (sósia do Freddy Mercury ou do George Michael, o que não abona muito à sua opção sexual). O Benfica chega ao intervalo a ganhar por 2-1, mas os adeptos continuavam com muita confiança na equipa!
Após o intervalo o Benfica volta a entrar "muita forte" e os turcos só defendiam. A avalanche encarnada avançava e aos 66 minutos deu em golo com Cardozo, com o paraguaio a aproveitar um primeiro remate de Luisão para encostar para o fundo das redes. Em desvantagem na eliminatória, os turcos tentaram dar um ar da sua graça, sobretudo através de um chuveirinho de bolas para a área do Benfica, mas sem jogadas efetivas de perigo.
As papoilas saltitantes seguraram a vantagem até final, resultado que carimba o passaporte até à final da UEFA Europa League, marcada para o dia 15 deste mês, em Amesterdão.
Por motivos óbvio não quero destacar nenhum jogador nem apontar o dedo a nenhuma falha, pois só se chega a este nível se todos, mesmo os que estão no banco ou na bancada, estiverem envolvidos e trabalharem com os mesmo objetivo. Força rapazes!
PS - Grande demonstração de desportivismo benfiquista ao aplaudir o defesa direito turco Gökhan Gönül, que se lesionou após jogada aparatosa com Nico Gaitan. Felizmente, apesar da gravidade, o atleta está livre de perigo. Não coloco fotos do jogador porque podem causar muita impressão a algumas pessoas. Fica aqui a jogada que só e ver arrepia:





Só quero é verberar as declarações de certos cretinos que, tal o ódio ao Benfica, conseguem ver intencionalidade neste lance. No máximo, falta de algum cuidado mas foi sem intenção. CANALHAS! Rennie para a azia. E comprem muitos pois os próximos anos vão ser parecidos!
ResponderEliminarSó quem não viu a cara de consternação com que o Gaitan ficou depois do sucedido é que pode afirmar que houve intencionalidade no lance. Houve falta de cuidado dos dois jogadores, pois o turco também não devia colocar a cabeça quando o adversário já vai de pé alçado. Felizmente o jogador ficou bem!
ResponderEliminar