domingo, 23 de junho de 2013

Saber Valorizar! Toque de “midas”!

Há apenas uma coisa que eu não entendo como não aprendemos com os erros.
Saber valorizar jogadores.
Fala-se muito de vendas importantes…de grandes jogadores. Comprar por 7, 8, 9 Milhões, vender por 20 ou 30 Milhões. (os timings desses negócios é que correm sempre mal)
Mas não se fala das vendas desperdiçadas…por não se saber valorizar…e às vezes até vender gato por lebre, se for preciso, como se costuma dizer!

Algo que dos outros lados se vê a toda a hora!
Vemos constantemente jogadores que ainda nada são, serem dados como suprassumos da barbatana…
Novos djalós, novos carriços, novos andres santos…são manipulados na comunicação social e nos bastidores de empresários como os melhores do mundo que nunca houve igual…e a verdade é que isso resulta! Mesmo!
Até coxos como Rojo e M.Lopes são falados como alvo de grande assédio, em estratégias que mesmo de tão ridículo que são…a verdade é que resulta! Mesmo! Há quem engula e pense que valem alguma coisa de jeito…

Nós aí ainda temos muito que pedalar. Por muito mau que um jogador nosso seja, deveria haver quem os soubesse valorizar para impingir a alguém!
E depois há os bons jogadores, que não sendo aproveitados cá, tinham obrigação esses então de render uma bela massa, pois têm qualidade que só por si nem precisava de manipulação de imagens nem manobras de subterfúgio para que se falasse muito e bem deles!

Tenho a certeza absoluta que o Nelson Oliveira no outro lado da segunda circular era titular há 2 anos e estaria agora a ser vendido por 15 ou 20 milhões.
David Simão não é inferior ao Hugo Viana, e bem preparadinho era espetado a um clube com papel.
Miguel Rosa estava na seleção nacional e preparava-se pra ser vendido pra Europa caso vestisse de azul…
E até o Roderick seria falado como sendo o novo Ricardo Carvalho e havia quem o papasse…

Vender só os Grandes Jogadores não chega. Seja Marketing, seja ilusão de ótica, seja Inteligência, gostava de ver fazerem valer o nome Benfica no CV de um jogador para que isso rendesse financeiramente em vários níveis.

É que muitos até têm valor para isso! Podem não chegar a dezenas de Milhões, mas vemos nomes nos quadros dos dispensados encarnados que era sendo tempo de alguém lhes dar…um toque de…midas! J

7 comentários:

  1. Roderick é muita mau..

    ResponderEliminar
  2. sim, é muito mau mesmo...
    mas garanto que nao é pior que o ilori, ou o ié, ou esses toscos com nomes que parecem elementos da tabela periódica mas que com tretas de notícias especulativas e jogos de empresários conseguem ser falados como parecendo jogadores de futebol com grande futuro e mercado...

    ResponderEliminar
  3. djeiti,

    Completamente de acordo! Parabéns por este artigo!

    Então esta parte:

    "Tenho a certeza absoluta que o Nelson Oliveira no outro lado da segunda circular era titular há 2 anos e estaria agora a ser vendido por 15 ou 20 milhões.
    David Simão não é inferior ao Hugo Viana, e bem preparadinho era espetado a um clube com papel.
    Miguel Rosa estava na seleção nacional e preparava-se pra ser vendido pra Europa caso vestisse de azul…
    E até o Roderick seria falado como sendo o novo Ricardo Carvalho e havia quem o papasse…"

    Também eu já pensei nisso como tu te referes. Continuo é não perceber porque é que o Benfica não faz isso? Porque é que o Benfica não valoriza os seus activos, mas apenas uns... os que vêm por 7 a 10 M€?!

    ResponderEliminar
  4. Jose Albuquerque24/6/13 11:27

    Enormerrimo "djeiti", Companheiro,

    Mas como raio querias tu que se valorizassem Atletas que nao conseguem ser titulares nos clubes a que se encontram emprestados e/ou que nao comprovam o potencial que lhes imaginavamos?

    Nao me digas que os queres ver a fazer 10 'meios desafios' por epoca na Nossa Equipa A?
    Nao me digas que isso permitiria valoriza-los mais e melhor?
    Nao me digas que apoiarias 'jogadas' com empresarios e/ou com a cumplicidade de jornaleiros avencados?

    E, por favor, trata de nao esquecer os (poucos, valha a verdade) que conseguimos valorizar alguma coisa, ou necessitas que eu escreva alguns exemplos?
    E, por favor, trata de nao esquecer as valorizacoes que conseguimos nas operacoes com o Benfica Stars Fundo, ou parecem-te irrelevantes?

    Finalmente, essa parte do 'negocio' da Benfica SAD vai melhorar com o advento da Champions U-23, dando ainda maior razao de ser a Nossa 'Fabrica'.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  5. Compreendo, é muito bem levantada a questão e não é fácil responder. Aliás, se fosse fácil acredito que dentro da estrutura já o tinham conseguido fazer mais facilmente.
    As valorizações com o Stars Fund são um bom trunfo, mas acho que nem sempre bem aproveitadas a nosso favor, muitas vezes acabamos a perder.
    Quanto ao modo como isso ser feito...acho que sabendo como o mercado funciona não seria mal visto por mim essas jogadas de bastidores. Não se trata de corrupção ou vigarice, trata-se de negócio, marketing.
    Publicitar algo e fazer valer manchetes, focar num nome e dar que falar. Sim, eu acho que devia ser feito. Os limites éticos são ténues, certo...mas teria de ser jogado até ao limite (sem o pisar).
    E pegar num desses nomes e lança-lo alguns meios desafios para só dar que falar e lançar o isco para alguém morder no momento certo, também deve ser feito.
    Outra questão para mim muito importante, é o saber emprestar! A quem emprestar. E como emprestar! E nisso pecamos brutalmente!
    Um empréstimo de jogador do Benfica tem de ter um cláusula de mínimo de jogos/minutos de utilização. Não podemos continuar a emprestar jogadores que depois estão encostados nos clubes para onde foram. Morrem no esquecimento e não evoluem e desvalorizam.
    E saber emprestar a quem os possa pegar depois e onde possam ter visibilidade. Aí, novamente fazer valer marketing para serem manchete e terem interessados.

    ResponderEliminar
  6. Jose Albuquerque25/6/13 12:02

    Enormerrimo djeiti, Companheiro,

    Quanto a primeira parte destas tuas respostas, eu dir-te-ia que ... temos de mudar o Tecnico e arranjar um que 'alinhe' nesses esquemas. Depois, ficarias tu 'nomeado' para dar resposta a todos os Companheiros que o iriam acusar de ser "gerente de uma loja", combinados?
    Quanto a "tengentes e/ou secantes" aos limites eticos e ao principio da corrupcao, deixo esse assunto para os mais entendidos, porque eu tenho anos demais para deixar de ser 'quadrado' e nao quero morrer com duvidas sobre a defesa intransigente dos Nossos Valores.

    Finalmente e porque tocaste no importante dossier dos "emprestimos", eu considero que o "Maestro" tem conseguido verdadeiros milagres (recorda que todos os emprestimos para fora de Portugal se fazem sem pagarmos os salarios e, em quase todos os casos, contra uma compensacao financeira.
    Num quadro que envolve 3 PARTES (o Benfica, o clube que toma o emprestimo e ... o Atleta) e que exige o acordo simultaneo, torna-se dificil atingir o otimo, especialmente se os Atletas se acomodarem.

    Mas, evidentemente, eu estou de acordo com tudo o que tu aqui preconizes, em termos ideais, pelo que so comentei para sublinhar a dificuldade na procecussao destes objetivos.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  7. obrigado Jose Albuquerque! Deixaste-nos pontos de vista muito interessantes de analisar. Gostava de acreditar que dentro do Clube há quem consiga abordar estas questões tão pertinentes e importantes para o SLB, conseguindo analisar e ouvir e ponderar os vários pontos de vista seja divergentes ou convergentes.
    É só nesse sentido e direção que poderemos continuar a ser Grandes!
    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar