quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

É um Prémio ou Castigo??!!!

O campeonato nacional é a prioridade. Sim.

A Liga Europa vai ser desgastante. Sim.

Nada nos pode afastar do objetivo prioritário e todas as forças devem ser concentradas então no campeonato. Sim.

Mas a Liga Europa dá algum prestígio. Sim.

Os principais jogadores devem ser resguardados para o Campeonato. Sim.

Mas não vamos fazer de propósito para perder os jogos que temos de disputar na Europa. Estilo marcar golos na própria baliza só para ser eliminados. Pois não?...

Ainda por cima, tal como eu disse no final do jogo com o Paços (ver aqui), há algo que poderá ser necessário atender e gerir com muita delicadeza!!!...

É que, quer queiramos quer não, disputar uma competição europeia é um prémio que todos os jogadores querem ter oportunidade de vivenciar! Daí que não é de todo possível mandar sentar os “melhores” dizendo-lhes que não jogam uma competição europeia só porque os queremos em forma para o jogo do campeonato!!!... Só o que os afetaria animicamente seria pior do que 90 minutos em campo!

Tem de ser gerido com inteligência. Semana após semana. Jogo a jogo.

Vejamos o caso de Enzo Perez, por exemplo. É claramente um jogador fundamental na equipa e que pela atuação que tem em campo, fica sujeito a maior desgaste e como tal devesse ser poupado… Mas se há jogador que merece o prémio de poder jogar uma competição europeia…é ele!!! Por tudo o que dá em campo pela equipa, sem dúvida que o merece! Por isso não pode ser o 8 ou 80… Tem de haver um meio-termo e muito bom senso.
 
É quase como dizer a um jogador que não pode ir à seleção para assim ser convocado para um Mundial…só porque o queremos a 100% no jogo seguinte com um Paços, um Belenenses, um Vitó, um Arouca ou uma Académica…

As competições europeias não podem ser um castigo para os que merecem nem um prémio para os que menos fizeram para merecer.


Para o jogo de hoje até está algo facilitado graças aos castigos. Mas sobre isso falamos daqui a pouco…

Sem comentários:

Enviar um comentário