sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Jogar pró pontinho? Fumas tu ou fumo eu???

Vi-me grego para chegar a tempo de ver a bola.
A hora é péssima para quem trabalha, e mais ainda para quem trabalha longe de casa.

Os 50 km foram percorridos em um quarto de hora, tempo de jogo que tive de acompanhar via rádio…e que sensação mais estranha isso é.

Foi de tal forma que duvidei da hora a que tinha começado o jogo, pois com 2 minutos de jogo só ouvia os comentadores repetir vezes sem conta que o Benfica estava a dominar claramente o jogo e estava a mostrar uma entrada demolidora nesta primeira parte…com 2 minutos de jogo… Alguém andou a dar uns bafos…

Em termos práticos…pouco ou nada de relevo…nem de um lado, nem do outro.

Para além disso, segundo os fulanos, este onze de JJ mostrava sem sombra de dúvidas que o mister queria resolver a eliminatória já neste jogo! Era um onze para ganhar e com boa margem! Personalizado, de cariz atacante e bem organizado… Ok…só faltou dizer comparar com o onze habitualmente usado e dizer que o outro era defensivo comparando com este… Aí cheguei mesmo a pensar que tinha fumado umas brocas…

Só há meia hora de jogo vi motivos para escrever…pois um grande passe de Amorim desmarca o Sílvio, que faz uma finta fantástica para tirar o defesa do caminho…mas depois tem uma paragem cerebral e resolve rematar sem nexo de pé esquerdo…para as nuvens.

Se no rádio me sentia desorientado, a ouvir os comentadores da tv ficava mais baralhado ainda, pois faziam referência aos “piques” de velocidade…do André Gomes…que hoje, por algum acaso, não estavam a sair… Wtf??!!
Mas lá porque o JJ meteu o puto a jogar na faixa direita…agora já é um ala veloz e com piques estonteantes??? Menos, senhores…menos…

Na verdade, o médio que devia pegar e construir o jogo…nem o conseguia ver em campo, pois estava escondido lá na frente, onde o Lima só o vi fazer um par de faltas. O outro médio que também podia pegar no jogo, estava a tentar “piques” na ala. E o Sulejmani não jogava mal, mas ainda condensava mais o jogo no meio, pois era aí que ele mais aparecia.

Se havia dúvidas qual deles iria descair para a direita, acho que o A.Gomes seria o menos previsível…será que foi por isso, queria causar surpresa? Deixa-te disso, homem…

Oportunidades de golo, nicles batatóides, para os dois lados.

O intervalo estava aí…e não havia tardar a reposição de um equilíbrio ofensivo que faltava na equipa. Isso, ou então o pontinho chega…

O reinício abriu com a primeira grande sensação de golo, com Luisão e A.Gomes a ficarem a ver um remate cruzado do Lazar (deles) que por muito pouco não abriu o ativo para o PAOK. Passou mesmo rente ao poste!

Vamos a acordar!!!

A posse de bola do Benfica disparou após aquele susto inicial e agora pacientemente trocava a bola em busca de uma aberta, mas os gregos não tinham também vontade ou capacidade de arriscar.

Enzo levanta para a área…Djuricic amortece de peito…Lima enche o pé…e GOLOO!!!! Golo que confesso nem festejei, pois no momento tive logo a sensação que estaria em posição irregular e julguei que o lance estaria anulado… Mas o braço do referee apontou…para o meio campo…olha, afinal contou…apesar da repetição confirmar as minhas suspeitas…estava feito o primeiro do jogo!

Mais uma vez, sem fazer um jogo sensacional, apenas precisámos de uma oportunidade de golo para ficarmos na frente do marcador!!!

E não tardou um minuto...para ver um sérvio correr para o banco…tinha a certeza de ter visto o Marko e pensei que o mister vai agora apostar no contra ataque para matar o jogo…mas afinal era o Fejsa…e quem sai é o Enzo!!
 De imediato, as câmaras apontavam para a cara do argentino à espera de ver o mau olhado lançado para o JJ…mas as explicações parecem ter chegado para pelo menos disfarçar a insatisfação de ser substituído… Claramente a pensar no jogo de 2ª feira.

Mas um par de minutos depois afinal eu não estava miúpe. O Marko ia mesmo entrar, e passámos então a jogar com 2 alas abertas à espreita da velocidade. É fundamental agora que o Djuricic baixe para junto do Amorim para depois fazer as aberturas nos compatriotas.

Djuricic aparecia mais em campo e por um par de vezes lançou Sulejmani com muito perigo, mas os cruzamentos não chegaram aos colegas. E a um quarto de hora do fim…Salvio voltou aos relvados!!!

Salvio toca pela primeira vez na bola, deixa para Maxi cruzar…sobra para Markovic que sozinho na zona da marca de grande penalidade tenta o chapéu em habilidade…mas defende o keeper da casa!!!!

Olha o segundo poste!!!!! Maxi oferece a linha ao Stoch (desde que entrou este e o Lucas que o PAOK se lembrou de atacar com perigo, por isso atenção a estes dois pra semana!)…cruza ao segundo poste…sai o cabeceamento…defende Artur com dificuldade…para a frente…e é Luisão (centenário esta noite na Europa) quem alivia!!! {não terá sido Luisão mas sim o Jardel}

Últimos minutos de sufoco?!!! Ai mas porquê??!! Vá lá, pessoal, concentrem-se e aproveitem agora que eles estão todos no nosso meio campo!!! É meter a bola na frente que o Salvio e Marko tratam de arrumar com eles!!!

Não durou mais de 2 minutos de alento grego. A bola foi lá para a frente e nada mais se passou.

O "inferno" grego, não passou das bancadas para o relvado. Grande ambiente com direito a homenagem ao Eusébio, mas a vantagem é nossa para o segundo jogo, mas não é folgada.

Sílvio não esteve mal. Enzo estava em bom plano. Jardel até esteve melhor do que Luisão. Fejsa entrou bem. Mas nem consigo destacar ninguém com uma exibição acima da média.

Em duas oportunidades de golo que tivemos em todo o jogo, marcámos na que devia ter sido invalidada. Mas contou… Deu para rodar jogadores. Mantém-nos na corrida sem hipotecar o principal objetivo.

Talvez a pensar em segurar o pontinho, sim, mas foi talvez dessa forma que controlou melhor o jogo...e a eficácia e concentração, aliada ao inofensivo adversário…deu lucro! 
Não há dúvida que a estratégia resultou (quase) em pleno…e só não foi perfeita na minha opinião pela opção de encostar um médio centro na ala quando o Ivan poderia ter sido muito mais útil.

Ganhámos, voltámos a não sofrer golos. E Salvio está de volta. Falta o Cardozo.

Pra semana temos hora marcada! Como vou ver ao vivo, não preciso de estar a levar com aqueles gajos comentadeiros que parece que fumaram alucinogénicos. Pelo sim pelo não, leva os filtros que eu levo as mortalhas!
Se não houver surpresas, a próxima eliminatória está aí à espreita...e nela...entre londrinos ou ucranianos...são os de Leste que estão em vantagem...um destino que está tão na moda...

3 dias antes de receber os gregos para decidir a eliminatória…há um jogo mais importante ainda! Lá estaremos!!!

1 comentário:

  1. Como dizes e bem, não és dono da verdade nem dono da razão... este jogo ganhou-se porque fomos melhores. Com este sou aqueles a jogarem, o que interessa é que temos 1 golo fora, contra nenhum sofrido... e quem faz filmes porque joga este ou aquele, o melhor mesmo é passar a respeitar quem toma as decisões...

    QUanto aos tipos da rádio, eu acho que aquilo era conversa para pressionar o Benfica. Ao intervalo eles diziam que o 0-0 sabia a pouco. Mas que jogo estavam eles a ver? Ah, já sei. Se o Benfica perdesse haveria mais motivos para falar do esbanjamento da 1ª parte, da incapacidade de transformar em golo as jogadas de ataque, etc, sobrava para Jesus e quem sabe para Lima...

    Mas pronto, o Tadeia disse que o FCP jogou bem, e é isso que interessa.. tiveram azar coitados... a incompetência tem muitas justificações...

    ResponderEliminar