terça-feira, 18 de março de 2014

Candeia que vai à frente…se leva com vento...aguente!

A pilha está no máximo…energia não faltava…nervos também não.
Importância capital deste jogo…no ilhéu!


Atenções viradas para a Choupana, com um onze sem surpresas, frente a uma equipa de boa qualidade, que nos conhece muito bem…e com uma solidez e confiança acima da média…que até entrava em campo com um esquema atacante e à procura do golo.

Um adversário que já tinha sacado pontos contra os nossos rivais…e apetência para divisão de pontos…era um aviso sério à navegação encarnada.

À atenção de todos…a ventania que estava tinha potencial para ser fator a ter em conta! Primeira parte…estamos a favor…por isso vamos mas é aproveitar!

Primeiros cinco minutos, ou era do vento ou dos tambores ou da poncha…nem sequer tocamos na bola…e mal a bola toca num jogador nosso dentro da área…vai de mota com dedicatória…bola bate no joelho de Luisão e de seguida vai ao braço…e está feito o primeiro da partida… Penalty que Candeias mete bem junto ao poste direito de Oblak que adivinha o lado mas não chega lá. Já não sofríamos um golo no campeonato há séculos…e estarmos em desvantagem num jogo então isso nem me lembro da última vez que aconteceu. Entrar a perder, o pior que podia acontecer.

Um quarto de hora e futebol nem vê-lo…parecia que estávamos a jogar com menos jogadores…e não havia meio de nos adaptarmos às condições do jogo! Calma pessoal, falta muito para jogar! Arrumem a cabeça! Apaguem o lance duvidoso que nos deixou em desvantagem!


Na primeira vez que olhamos para a frente, Rodrigo arma o remate de fora da área…grita-se golo…mas a bola passou ao lado e fez abanar as redes só do lado de fora...

Mas logo no minuto seguinte…Marko mete na área, Rodrigo amortece para Lima…é GOLOOO!!! GOLO!! Vamossssss!!!!!

A reação do Garay é aquilo que precisamos!!! VAMOSS!!!! ACORDARRR!! Acreditar!!!

Cruzamento de Maxi, aparece Nico ao desvio…ao lado.

O Siqueira é de longe o gajo mais estúpido da equipa!!! Simula penalties todos os jogos! E mal! Leva imensos amarelos e quase todos absurdos! Ridículo! Mas o JJ não lhe dá um apertão para ele parar com aquela parvoíce?!! Só prejudica a equipa! Limita-te a jogar futebol e deixa-te de tretas!


Não é possível?!!! Que oportunidade, Nico!!! Marko repete o cruzamento rasteiro, Rodrigo simula e deixa passar por baixo das pernas…sobra para Nico…finta, tá na cara do redes…por cima?!!! Ui…

Insiste o Benfica, Rodrigo está cheio de alma, à bocado foi na malha lateral e agora repete a jogada…sai uma bombaaaaa….é GOLOO!!!!!!!!!! GOOOOLOOOOOOOO!!!!!!!!! Olha que acordas a bebé…e daí?... É GOLLLOOOOOO!!!!!!!! GOLAAAAAAAÇOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!
(continuam os golos bonitos todos os jogos)

Novamente Rodrigo, recebe do Gaitan e não tem medo de rematar…à figura desta vez! Grande moral!!!
E do outro lado, Candeias era quem levava a bola sempre à nossa área e imitou o Rodrigo ao aquecer as luvas do Oblak.

Cuidado com os amarelados. Luisão e Siqueira não se metam a jeito! É que basta fazerem metade do que fez o Marçal, ao empurrar fora de campo e sem bola o Rodrigo…e nem sequer vê amarelo (era o segundo e ia para a rua)!!! VERGONHOSO!!! Olha o Mota…eu bem avisei que tinha sido avisado…e o homem está tremendamente condicionado


Ventinho a favor…ainda há tempo para mais um! É aproveitar!!! Canto de Enzo…ao segundo poste…aparece Garay a cabecear para o poste mais distante e deixar o vento levantar os braços dos adeptos!!! É golooooooooo!!! GOLOOOOO!!!!!! Agora é a bebé e os vizinhos!! Quero lá saber, desde que não entorne a mini que tenho na mão! GOLOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!! É GOLOOOOO!!!!!!!!!!!
Novo golo de canto…e novamente os centrais a serem decisivos!

Claramente houve ali chamada de atenção a meio da primeira parte que fez acordar o pessoal e fazê-los jogar, ser inteligentes e prestar atenção ao vento! Rematar sempre que podem e não se deixar enganar pelas partidinhas que o vento lhes estava a pregar.

Tem mesmo de ser assim! Superiorizarem-se a erros de arbitragem e a adversidades!

Mas falta meio jogo! Muito ainda para sofrer!
Concentração!!! E agora atenção ao vento contra! Lances de bola parada vão ser usados e abusados pelos madeirenses!


Recomeço…com o Siqueira a atrapalhar-se com a bola tão bem metida pelo Gaitan e que tinha é de ir parar lá no fundo da baliza do Gottardi!

A malta começa a adormecer o jogo e atarantados com o vento de frente… Dá origem a um puxão de orelhas de JJ após uma parvoíce da defesa que se coloca em perigo desnecessariamente e arrisca um atraso para o redes que pontapeia contra o vento…claro que muito torto.

Meia hora para jogar…e vai entrar Salvio. Será desta que regressa em melhor plano?
Vai para o lugar de Marko, que mesmo antes de sair assistiu o Nico…mas hoje a pontaria do argentino estava desalinhada e o desvio saiu uma vez mais ao lado.

Ai Siqueira…que fífia…ai ai…sai Oblak…limpa daí para fora e safou o erro do esquerdino…ui…

Com vinte minutos para jogar, o Benfica baixava o ritmo e ficava na expetativa. E o JJ resolve trocar os laterais, tirando Siqueira e entrando Silvio. Ou com medo de mais fífias, ou medo do segundo amarelo…ou já a pensar na Europa?...


Atenção pessoal, que o Mota ainda lá está! O Gaitan que o diga que leva amarelo por…só acertar na bola. Se tivesses pontapeado o gajo nem falta era, mas como cortaste o lance, pimbas!

Pensava-se que o jogo ia caminhar serenamente para o final quase sem notas de destaques…apenas um olhar para um slalom de Nico no miolo…e para a bonita troca de bola aos 79 minutos…mas Salvio (continua muito longe do que era) depois cruza com demasiada força…

Até que de repente… Não se compreende o golo sofrido no minuto seguinte! Tudo parado…a ver a bola lançada para a frente…nas costas de Garay e Silvio…ninguém acompanha o ala…o Luisão parece que lá vai, mas depois abranda a pensar que o Oblak vai sair…mas afinal…fica tudo a olhar uns para os outros (talvez dúvidas na posição? Fora de jogo ou não…tudo parado porquê??!!)…ninguém com Djanini…Candeias (sempre ele)…oferece de bandeja…e está o 2-3…

Como é possível sujeitarem-se a deixar fugir os 3 pontos a dez minutos do final após fazer o mais difícil que foi dar a volta ao jogo e ter vantagem de dois golos??!!
Lá vamos nós agora estar com o coração na boca 10 minutos a sofrer…

No banco o JJ nem sabe o que há-de fazer…segurar meio campo…refrescar o ataque…reforçar a defesa…? Credo na boca! E lá dentro…84 minutos…entrada a matar por trás ao Nico…nem amarelo dá??!!!

Mas o ataque cardíaco quase chega naqueles lances de bola parada chuveirinho a pedir o ventinho na nossa área…um deles…quase nos mata…ao segundo poste falharam o encosto…o meu grito de pânico ecoou pela casa toda…e por alguns (longos) minutos…a família pensou que o pior tinha mesmo acontecido…
Oblak é tua! Tens de sair ao cruzamento!!! Eu sei que o vento está a dificultar a perceção da trajetória e os nervos não ajudam, mas precisamos de um keeper agora!!! Faltam 3 minutos para os noventa!!!


Segurar a bola lá na frente…Luisão não sobe…mas Garay tá lá…Silvio cruza perfeito direitinho ao Ezequiel…cabeça…é GOLOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!! GOOOOOOLOOOOOOO!!!!!!
Agora sim!!!! Com centrais goleadores é outra loiça!!! E aquele grito de raça do Ezequiel logo no primeiro golo merecia estes 2 próprios tentos! E nós também!

Grande jogo dos decisivos Rodrigo e Garay!
Já está!!!!!!!! É NOSSSSOOOOOOOOO!!!!!!!! 3 pontos!!! Respirar! Poder respirar é tão bom…poder dormir descansado…vai saber tão bem!
Primeiros 4 golos marcados num jogo (revela que temos andado mais preocupados em defender e atacar sem ser à maluca, preferindo controlar o jogo), mas quebrada a onda de jogos sem sofrer golos no campeonato, e logo dois. Mesmo assim, melhor ataque, melhor defesa, 7 pontos de vantagem com 7 jogos pela frente! Confiança! Motivação! Mas longe da celebração e consagração! Continuar a trabalhar para o merecer!


Sabe bem vencer assim! Mostrar capacidade de reação! E há que aprender com os erros, pois pequenas desatenções poderão ser fatais! Hoje, demos conta dos vários obstáculos pelo caminho.
Vencer contra tudo e contar todos! Superar adversidades! Voltar a ser prejudicado por erros graves de arbitragem, num jogo com ambiente de cortar à faca (e frio/vento de cortar à faca) e mesmo assim sair por cima, vencedor! Isto é o Benfica!

Uma vez mais escrevi o título da crónica antes do jogo começar, não só chamando a atenção para o elemento mais perigoso dos madeirenses (conforme se verificou)…como também para que o líder não se distraia, não olhe para trás e se mantenha atento ao caminho que tem de percorrer…com cuidado para…não tropeçar! Abanar, mas não cair!
Candeia que vai à frente alumia duas vezes! E o trilho ainda é longo!


Domingo há mais 3 pontos…que valem tanto ou mais do que estes que somámos na Choupana! Lá estaremos!

Sem comentários:

Enviar um comentário