quinta-feira, 27 de março de 2014

Onde errou JJ?

No onze, agora que o jogo já foi, digo que repetiria o onze que tinha proposto, ou seja, apenas mudaria face ao que jogou: Lima no lugar de Rodrigo.
De resto, para bem da equipa e dos objetivos, era o onze mais racional. Não considero por isso que tenha sido um erro.


Onde errou Jesus? Na motivação. Seja ele ou o tal engenheiro da treta motivacional e o camandro que enche os bolsos de guito e nos momentos chave parece que vai comer tremoços para a taberna em vez de estar onde deve a fazer o que lhe pagam.
Sim, era o 4º e menos importante objetivo da época, mas é o Benfica. Ainda por cima, para os jogadores que entraram, algo nunca poderia passar pela cabeça. Para eles, era a final da Champions que se disputava. Mais nada.
O erro principal foi esse. Não ter conseguido que jogadores como Sulejmani, Salvio e Cardozo mostrassem o que deviam em campo.

Para além disso, errou ao não conseguir corrigir os posicionamentos de Fejsa e Amorim.

E por fim, um terceiro erro, ao não acertar na segunda substituição, num momento do jogo crucial e que poderia servir para dar a consistência que faltava à equipa. Infelizmente Cardozo continua muito ausente e distante do que precisamos que faça. A mudança tática naquela altura talvez tivesse sido mais produtiva, procurando jogadas em velocidade e não tanto procurando uma referência a segurar a bola e ganhar de cabeça (algo que não estava a conseguir e nunca o conseguiu).

De resto…e eu que sou dos que mais critica o JJ e diz que qualquer treinador com este plantel tinha obrigação de estar nesta altura em todas as frentes…pergunto…
…é só culpa do treinador que o Fejsa tenha feito o pior jogo desde que chegou?
…é só culpa do treinador que os centrais tenham dado tantos erros e espaços para que nos sujeitássemos a ser goleados?
…é só culpa do treinador que o 3º ponta-de-lança do plantel continue em baixo de forma e não esteja nesta altura a permitir que rodando os avançados se mantenha nível na frente? Até final da época é crucial que o Cardozo possa dar contributo caso contrário Lima e Rodrigo não se vão aguentar…e isso só se consegue metendo-o em campo, logicamente…mas também com muito trabalho psicológico nesta altura.
…é só culpa do treinador que o Markovic só jogue à bola quando lhe apeteça e ultimamente nunca lhe dê vontade?
…é só culpa do treinador que o Maxi esteja em curva decrescente e agora parece que passou a ser ódio de estimação de muitos adeptos, sendo que como um dos 3 laterais do plantel é natural a rodagem que tem sido feita?
…é só culpa do treinador que um onze que olhando para os últimos 15 anos seria provavelmente o típico esquema base em quase todas essas épocas, agora só porque não perdeu um jogo após 27 jogos sem perder, já foi uma estupidez e péssima opção? …é só culpa do treinador que afinal o motivo pelo qual todos criticaram o JJ e apontaram como razão dos pesadelos ainda recentes na nossa memória, agora parece que já não é bem assim…e de repente já dizem que não devia ter rodado jogador nenhum e é para jogar com os mais utilizados e ponto final?! Falta 1 mês e meio de época com jogos de 3 em 3 dias!!! Mas ficou tudo louco e de repente esquecem-se do que andaram a dizer durante meses?? Por causa de um jogo que era o menos importante de todos os que faltam até final da época? Ainda por cima com um jogo fundamental daqui a 3 dias! Ainda por cima com uma 2ª mão ainda em disputa?

O onze de ontem, só mudou em 3 coisas face ao que jogou em Inglaterra, onde foi super elogiado e saíram em ombros…
Artur no lugar Oblak…foi por aí? Não, antes pelo contrário. Artur foi um dos dois que se safaram com nota positiva e não teve qualquer culpa no único golo sofrido.
Maxi jogou agora e deu descanso a Siqueira…foi por aí? Maxi não tem estado bem…mas de certeza?... Siqueira que tem dado mostras de precisar de recuperar e já não aguentar os jogos inteiros foi rendido pelo Maxi que tinha descansado no campeonato…foi por aí que perdemos?
E Markovic tinha jogado no lugar onde agora foi titular Salvio. Foi por aí? A sério? Viram os últimos jogos que o puto sérvio tem feito? E acham mesmo que ele ontem tinha sido determinante e não se afundaria ou ajudaria ainda mais a afundar o barco?


Se fiquei contente? Claro que não. Dormi mal, mas até dormi, ao contrário do que sei que acontecerá se não ganharmos no próximo domingo... Mas ontem acreditava mesmo que estes jogadores fossem capazes de mais e melhor. E nem acho que tenha sido por medo, mas única e exclusivamente por falta de vontade. Tal como já tinham demonstrado em muitos outros jogos como no jogo com os ingleses na Luz…só que antes, sem consequências. Que este também não as tenha. Principalmente no caos interno que tem sido fundamental para chegarmos até aqui!

A fazer: raspanete.
A fazer: revisão ao pormenor de todo o vídeo de jogo.
A fazer: apontar baterias para o jogo com o Braga onde a vitória não pode fugir e onde jogadores como Nico, Enzo, Siqueira, Marko e Lima têm de ser os melhores em campo e indiscutivelmente os que mais vão correr sem parar. Um jogo onde erros como os de ontem, perdas de bola como as de ontem (e do jogo com os estudantes) não podem acontecer, a começar pelo Fejsa e Centrais.
A fazer: ser Benfica! Sejam Bravos, pois os Bravos que vão estar novamente na bancada não merecem nada menos do que isso!
A fazer: a todos os Bravos que estiveram ontem na bancada e viram a fraca exibição que deram em campo…ofereçam já a viagem e o bilhete para o jogo da última jornada, novamente no mesmo campo…onde têm a obrigação de ir de cabelo pintado de vermelho e quinas na manga!


PS – A crónica daqui a pouco…

4 comentários:

  1. Um post tao longo para nao dizer nada de jeito lol. Mas como nao tenho tempo para desconstruir tudo e claro cada cabeca a sua sentenca, saliento apenas as analises aos atletas. Desde dizer k fejsa fez o pior jogo desde que chegou!! LOL se nao esteve bem na primeira parte nao foi la muito mau na segunda.
    Ah e dizer que nao e culpa do treinador que o Cardozo esteja em baixo de forma ou que o maxi esteja a perder qualidades.. se calhar dava jeito rodar o plantel de outra forma ou ter apostado em Andre Almeida nao?!
    Mas isto ja e mais do que este post merece
    Ainda assim saudacoes gloriosas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. isso de não dizer nada de jeito não é novidade, por aqui isso é um requisito :)
      quanto às individualizações... qual foi então o jogo em que o Festas tenha tido mais falhas do que este e pior exibição do que este?
      e quanto ao A.Almeida, não sendo alternativa ao Cardozo (para ele não sei qual seria a sugestão mas fosse qual fosse ia cair o carmo e a trindade em cima do treinador por não meter o goleador a jogar), poderia ser ao Maxi, mas sendo o Almeida o elo mais fraco, alguém duvida que teria sido apontado como o culpado de tudo se tivesse sido colocado a jogar? seria presa demasiado fácil para as críticas...
      Cada cabeça, sua sentença, isso é certo. E sendo de futebol, desporto que desperta paixões e como tal nos leva a não dizer nada de jeito, isso é uma certeza ainda maior! :)
      Saudações Benfiquistas!

      Eliminar
  2. Esta foi só a primeira parte,as entradas assassinas dos jogadores do fcorrupto tambem condicionaram.Vão ver a diferença em 16 Abril,cá os esperamos.Saudaçoes Benfiquistas

    ResponderEliminar
  3. Boa analise ao jogo e principalmente à histeria colectiva que se instala em alguns adeptos depois de um jogo menos conseguido. Fizeram -se as trocas que deviam ser feitas, aliás, foi quse este 11 que deu um show em Londres. Do ponto de vista tactico e emocional o jogo talvez não tenha sido preparado da melhor forma e permitimos que o porto se superioriza-se em muitos momentos do jogo. Mas 9 jogos em 28 dias implicam gestao da equipa e nao foi por aí que perdemos. Depois vêm alguns dizer q o Benfica perde sempre nos confrontos com equipas de melhor nivel, mas curiosamente muitas vezes sao os de depois de termos ganho ao porto, sporting e spurs vinham meter as faixas dos reservados. Enfim, não é por um jogo mais fraco num terreno dificil onde perdemos 1-0 que se deve por tudo em causa. A eliminatoria ficou em aberto, embora seja complicado virar este resultado. Seja como for, independentemente dos resultados em braga e holanda, depois desta serie dificil de 3 deslocaçoes, temos jogos na Luz para virar as eliminatorias e conquistar o campeonato..é preciso é continuar a apoiar a equipa e nao entrar em depressoes sem sentido. E sim, também foi mais dificil dormir esta noite.
    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar