quinta-feira, 19 de junho de 2014

Gozem com eles agora outra vez...

A Espanha foi aviada, os tugas gostam muito de gozar com a bicampeã europeia e campeã do mundo...mas riam-se baixinho...é que domingo há jogo outra vez...

Já vamos na 2ª ronda da fase de grupos. E entre surpresas e confirmações…os 3 destaques até agora vão para:

A eliminação da Espanha, bicampeã da Europa e campeã do Mundo...algo que na verdade não me surpreendeu pois já o tinha dito várias vezes que não a Espanha esta competição se ia espalhar, mas estaria a apontar para que isso acontecesse nos 8ºs, não desta forma tão categórica.

As recorrentes e deprimentes arbitragens…e a tecnologia da linha de golo! Impressionante como temos vistos tantos erros graves uns atrás dos outros. Muito poucos foram os jogos sem interferência do árbitro no resultado…aliás, em bom nível mesmo, vi duas arbitragens…curiosamente, ou talvez não, ambas em jogos sem “pressão” e sem “favoritos”… De resto, tem sido um descalabro… A tecnologia de linha de golo, que nesta competição se estreia, foi útil por uma vez, curiosamente num lance que favoreceu…a França!

Adeptos japoneses a limpar a bancada onde viram o jogo, apanhando as garrafas e restante lixo que produziram…e até tinham perdido! Mentalidade.

Golos: voo do Van Persie, na goleada à Espanha; jogada e concretização de Messi, na vitória da Argentina.

Mas um dos momentos do Mundial até agora foi para mim o golo da vitória da Suíça, na última jogada do encontro já nos descontos!!! Que maravilha para quem gosta de futebol! O Equador tem uma jogada na área dos europeus em que por muito pouco não faz o golo da vitória, a bola é recuperada e rapidamente o jogador da suíça sai para o contra-ataque quando faltavam 30 segundos para acabar a partida… O equatoriano, e bem, percebendo que aquela falta seria importantíssima numa jogada que matava a equipa…faz uma placagem estilo rugby para derrubar o adversário que seguia lançado para a linha do meio campo…consegue atirá-lo ao chão…o árbitro naturalmente prepara-se para apitar a infração…mas o suíço dá uma cambalhota no chão e sem parar salta de imediato e continua a correr levando a bola para o ataque!!! O árbitro toma a decisão correta de dar a lei da vantagem e deixar seguir a jogada…a bola é metida na esquerda…cruzamento para a área…e GOLOO!!! Não estava a torcer por ninguém (apesar da suíça estar a jogar de vermelho), mas não pude deixar de festejar este golo inteiramente merecido e dedicado à atitude daquele jogador que deu a vitória à sua seleção, mesmo não tendo sido ele a marcar nem a fazer a assistência, para mim o golo é todo dele! Que grande atitude! (e o mais engraçado no meio de tudo é que nem sequer prestei atenção quem era o jogador, pois para mim todos deviam ter aquela mentalidade vencedora!

Como andam os grupos?

Brasil e México lideram, com os da casa a beneficiarem do goal average graças aos graves erros de arbitragem. Os croatas não voltaram a cometer o erro de se fechar na defesa, pois mesmo com os erros de arbitragem, podiam ter batido os canarinhos caso não tivessem largado a bola após a entrada que surpreendeu os favoritos... e assim voltaram à luta com a goleada fácil aos Camarões e a última jornada promete ser emocionante. Os zucas vão ter de lidar melhor com a pressão de ganhar em casa, mas podem confirmar a liderança contra os africanos e ver os Mexicanos e Croatas gladiar-se pela vaga que falta. (giro, giro, era o Brasil perder com os Camarões...e também ficarem pelo caminho...ai o caravagio e o corcovado que caíam por aí abaixo...)

Os melhores jogos do Mundial foram até agora no Grupo B, primeiro com a vingança da Laranja Mecânica numa segunda parte estonteante e que até destoou dos primeiros 45 minutos em que os atuais campeões do Mundo podiam ter facilmente chegado aos 2-0. Já o tinha dito várias vezes que eu tinha um feeling que a Espanha ia dececionar e falhar as expetativas neste Mundial, atendendo à época menos conseguida que a base nuclear da seleção demonstrou e à alteração tática forçada pelo “roubo” ao escrete (o karma é fdd...).
Resultado que não espelha o que se passou em campo, foi o Chile-Austrália, num bonito jogo que não deve ter dado bocejos e sono a ninguém que ficou até tarde para ver esta partida. Os sul americanos entraram a dominar mas a vantagem de dois golos não foi suficiente para amedrontar os cangurus, que acabaram por sofrer perto do final o terceiro golo quando estavam prestes a lograr o empate.
É o grupo em que à 2ª jornada ficou decidido quem passa e quem segue em frente...com o Chile a arrumar com a Espanha (o treinador do Chile faz lembrar o JJ sem cabelo, tal o show que dá no banco)...e com a Holanda e a Austrália a darem festival de golos (os 2 primeiros da partida a serem de um grande nível), mas uma vez mais os cangurus a não conseguirem ser felizes apesar da audácia e vontade.

O grupo C é atípico, sem um tubarão à cabeça. Mas a Colômbia assumiu esse estatuto e não se ficou. Também os Marfinenses somaram os 3 pontos, mas é um grupo em que o 1X2 está sempre na cabeça de todos.

Num dos grupos mais interessantes e com 3 candidatos ao trono, o Uruguai expôs-se naquela que para mim foi a grande e principal surpresa do Mundial até agora. Ver a Costa Rica dar a volta e marcar 3…upa upa…
Uruguai-CostaRica 1-3
Inglaterra-Itália 1-2
Neste dia…fiquei a bater mal…pois veio-me à memória a dor de Turim…confesso que ainda não consegui superar devidamente (e não sei se algum dia o conseguirei) a dor de não ter erguido o troféu em Turim…e nesta noite, ao ver primeiro um jogo arbitrado pelo fdp que nos roubou frente ao Sevilha e que neste jogo marca um penalty duvidoso e de seguida um lance igual na outra área deixa passar…e acaba a expulsar o Maxi… Para depois mais tarde ver a Itália que era um espelho da própria Juventus a relembrar-me da nossa caminhada europeia…nem dormi…

A França, já tinha sido agraciada com o apuramento, depois com o sorteio, e aí então com passadeira estendida para a passagem à fase seguinte…mas ainda assim não chegava e assim está com um pé na frente. Curioso para ver como será mais adiante. Na luta pelo segundo lugar, a Suíça adiantou-se.

Outra das favoritas, a Argentina, apostou numa tática em que Mascherano ficava sozinho a batalhar no meio campo. Entraram a ganhar e isso deu-lhes tranquilidade. Com Messi meio apagado no primeiro tempo, viviam das cavalgadas de Di Maria e dos cortes de Garay lá atrás. Melhoraram com a alteração tática ao intervalo, e de repente Messi saca da cartola aquela jogada e golo. Mesmo assim não se livraram de um aperto que os Bósnios não foram só passear. Com Enzo ao lado de Mascherano aquilo poderá começar a dar mais resultados, e podem “passear” até aos oitavos de final, pois o resto da malta no grupo não lhe consegue dar grande dor de cabeça.

O grupo dos tugas, a surpresa foi a vitória dos States contra o Gana, pois pensava que os africanos mostrassem mais serviço. A verdade é que os norte-americanos apontaram o golo mais rápido da competição até agora e no final voltaram a meter a bola no fundo das redes. Já sobre a goleada que a Alemanha deu, não vejo qual a admiração. Admiração isso sim, pelo descontrolo dentro e fora de campo. Até acreditava que perdessem por 3 a 0 ou 3 a 1, mas o problema foi pensarem que eram os maiores e não se concentrarem em preparar os jogos que são os principais e “do seu nível”. A expulsão, as lesões, os ecos fora de campo e de repente já são o horror e a besta que volta para o brasil…são típicas. Não vi o jogo, apenas me preocupei em saber quando entrava um dos nossos jogadores e foi essa a única sms que recebi: Entrou o Buços, agora é que vai ser!! Carregaaaaa!!!!!
Os alemães mudaram a tática e surpreenderam, depois apenas tiveram de aproveitar os erros infantis, uns atrás dos outros. Até podia ter sido pior, na verdade…pois as únicas imagens que vi após o jogo foram: o talibã meio-reles de dedos erguidos…e o filho da dona Dolores a correr atrás do árbitro a protestar a 1 palmo dele, fazendo-me lembrar os andrades a correr atrás do árbitro José Pratas. É que se o árbitro não continua a fugir a correr para trás…o menino ia contra ele e atirava-o para o chão…estilo Luisão…mas desta vez mesmo a valer!
Não se esqueçam de começar já a gozar com a Espanha por ter ido de vela, como fizeram na primeira jornada...e lembrem-se que têm jogo no domingo...
Mesmo com as ausências têm mais do que condições para ganhar os dois jogos que faltam. Só peço é que não me lesionem o Amorim, tá?

Por fim, a coqueluche e seleção de quem se espera que seja a surpresa e outsider da competição, começou a perder, mas a verdade é que foi praticamente a única vez que os argelinos foram à baliza Belga. Quando estes se lembraram que não basta ter a bola, é preciso fazer golos, e após as substituições decisivas…deram a volta ao marcador (principalmente após os africanos terem resolvido meter em campo umas osguita). Os Russos e Coreanos empataram-se, e nos próximos jogos vão ter de arriscar mais, o que pode dar bons jogos frente à Bélgica.

PS – Numa competição desta devem estar os melhores, por isso tenho sempre algum lamento por não ver alguns jogadores marcarem presença, uns por lesão, outros por opção, outros por não pertencerem a uma seleção apurada (Ibra, Bale, Reus, Ribery, Nico, Salvio, ...).

1 comentário: