quarta-feira, 22 de abril de 2015

Uma coisa é Comentário e outra Jornalismo Desportivo

Acho que todos sabem a diferença entre Comentário, Jornalismo e Jornalismo Desportivo, senão eu explico.

Comentário
Opinião ou ponto de vista expresso por alguém.
Observação, dedução, interpretação crítica ou maliciosa de um facto (ex.: temia que as suas acções dessem azo a comentários).

Jornalismo
"Jornalismo é a atividade profissional que consiste em lidar com notícias, dados factuais e divulgação de informações."

Jornalismo Desportivo
O Jornalismo Esportivo é uma especialização que lida com alto grau de risco de parcialidade, pois tanto jornalistas quanto leitores têm preferências por determinados times ou atletas. Por isso, o profissional da área deve tomar cuidado com a paixão ou repúdio que seu texto pode facilmente provocar no público (e em colegas).

Aqui está a justificação para que um jornal que tenho como sério (o Expresso) tenha autorizado a que o jornalista, ou será jornalista desportivo (????), tenha destilado o seu fel contra o Benfica numa noite em que o (seu) Porto foi humilhado em Munique.

Fonte: Expresso


Como é que é possível que no comentário a um jogo, em que o treinador azul só fez asneira (ou o culpado será outro?), haja a coragem de fazer uma comparação com o treinador do glorioso.

Se foi um Comentário tudo bem, mas nem no Jornalismo Desportivo vale tudo!


1 comentário:

  1. alguém disse:

    Qualquer que seja um "verdadeiro" jornalista, daqueles que tiveram que se ESFORÇAR para obter a Carteira profissional, tem e rege-se pelo Código Deontológico e Ética profissional, agora ESSE e outros marmanjos que por aí pululam simplesmente para OBEDECEREM ao Dono Foi-lhes OFERECIDO o Cartão de jornalista, sem que tivessem ou tenham competência para desempenhar tais cargos, mas simplesmente são uns lambe botas e cús dos seus donos e depois é o que se vê, compram até a dignidade de sua mães, quanto mais serem minimamente honestos, que aliás nem sabem o que isso é. Geralmente porque chafurdam em pocilgas na área de Cedofeita onde reúna a podridão dominada e controlada pelo Corrupto - mor que conseguiu colocar na frente da CS. os seus discípulos, que são por ele obrigados a corresponder somente ao que o seu amo quer e não podem passar daí e como são seres sem vontade nem ideias próprias, parecem cordeirinhos agachados e de joelhos a denegrir tudo o que de vermelho for.

    ResponderEliminar