segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Quando for a sério é que importa ganhar…

Quando for a sério é que importa ganhar…e agora já não havia mais espaço de manobra!
Não havia desculpas. Não havia margem. Não podíamos mesmo falhar! 

Entrada com regresso do capitão para o lugar de Jardel, bem como Eliseu na esquerda da defesa.
O meio campo, procurando ter mais posse de bola e saída para o ataque (onde o grego Mitroglou se estreou a titular), Pizzi fez dupla com Fejsa, sentando Samaris.

O começo foi muito forte…por parte das bancadas, que muitos julgavam estarem deprimidas e surpreenderam com um apoio sem igual.
Mas lá dentro os primeiros quinze minutos não tiveram grande acerto, sendo que apenas uma vez, em contra ataque, estivemos perto de levar perigo à baliza do Estoril, mas Nico Gaitan, com nota artística na receção e toques a dominar a bola, acabou por errar o principal, que foi a força do passe para Eliseu.

Lá atrás, Fejsa não fechava a zona central nem acompanhava os médios que faziam as diagonais para as costas dos nossos defesas que mostravam alguma passividade, e muitos passes falhados quando tentávamos sair pela direita obrigavam o Jonas a vir ao nosso meio campo e Mitro estar sem apoio lá na frente.

Emoção só com decisões de arbitragem, primeiro com Luisão a procurar tapar o caminho do avançado da linha que tentava entrar na área, usando o braço, e o adversário já em queda acabou por tentar tirar partido ao ver que não chegava à bola. Mas se o boi do apito assinalasse falta não seria de admirar, algo que teria depois de acontecer dez minutos depois quando Gaitan foi empurrado mesmo à entrada da área. E depois é no lado contrário que primeiro não assinala falta sobre o Nico, dando incorretamente lei da vantagem e depois na sequência do lance deixa passar uma agressão ao argentino, com cotovelada que daria direito a expulsão.

Estes lances abriram o jogo e chamaram Jonas ao jogo! Cruzamento da esquerda, Jonas cabeceia…ao lado! E depois é Jonas quem cruza para o lado contrário onde aparece o Mitro com espaço para empurrar para a baliza…mas o desvio sai muito muito muito muito muito torto…

O Estoril respondeu, e Nelsinho foi comido num lance que felizmente acabou por não dar nada, mas compensou depois numa subida que cruza para o Mitroglou disparar assim que recebeu, com o desvio a dar canto para o Benfica.

A defesa parecia muitas vezes trapalhona, mas era o meio campo que precisava de meter a bola a rolar nos nossos pés, e isso não acontecia.

A 5 minutos do final, Nelsinho aparece na área e acaba por tirar o pão da boca…do Jonas!!! O cruzamento do Ola ia direitinho para o pistolas que já tinha o pé puxado atrás, mas o lateral acabou por intercetar o lance. E no lance seguinte, Nico oferece o golo, de cabeça (!!) para o Luisão, que na cara do keeper…faz o desvio…e a bola vai à barra!!!!!!! Que oportunidade!!!

Pouco, para termos ido em vantagem para o intervalo…algo que não aconteceu…e quase deu foi ainda o oposto…no último lance do encontro, mais uma inadmissível perda de bola no meio campo (Pizzi e Fejsa não se entendem) apanhou a equipa toda descompensada e valeu Julio César a salvar o golo com uma grande defesa a fazer a mancha ao avançado dos amarelinhos!

Jonas e Julio César os melhores destes primeiros 45 minutos.
É preciso outra concentração defensiva e mais acerto nas saídas de bola. Pizzi, pega na bola e levanta a cabeça! Fejsa, trata de encher o campo! Nico, não é preciso nota artística, é preciso meter a bola direitinha no Jonas. Laterais, é preciso aparecer lá na frente, mas não podem abrir autoestradas nas vossas costas!

O recomeço foi novamente com um susto e gigante defesa do guardião encarnado! Todo o espaço do mundo do lado direito da defesa, cruzamento para o coração da área onde o desvio ia direitinho para os festejos visitantes, valendo os reflexos de Júlio César a evitar o primeiro da partida.

Só nas bancadas havia superioridade, pois lá em baixo as camisolas não jogavam por si só, e junto à linha já outras opções aqueciam pois era preciso mudar alguma coisa.
Jonas por duas vezes devia ter feito melhor! Primeiro de cabeça falhou o desvio ao cruzamento de Nelsinho, e depois em velocidade, nem largou a bola, nem conseguiu desferir o remate!

As perdas de bola apanhavam sempre o Nelsinho adiantado, e foi novamente por ali que surgiu o Estoril a atacar mas o remate a sair fora do alvo.
Meia hora para jogar! Os nervos começam a apertar! Talisca e Vitor Andrade (diretamente da equipa B para a estreia na Luz) rendem Pizzi e Ola!

Não é possível…Mitroglou atira para as nuvens com uma bola cheia de açúcar que Jonas lhe deixa a dois metros da baliza!!! Goleador!!! Um matador não pode deitar uma destas para a bancada, crl!!!

A 25 minutos do fim o Benfica já fazia choveirinho para a frente??! Mas isto é o quê?!
Como era de esperar, os quase 54 mil nas bancadas começavam a passar-se…isto não está nada fácil…
Vamos prá frente Benfica…sobe Eliseu…manda Gaitan para a linha de fundo…cruzamento para a área…tem Jonas ao primeiro poste mas vai para o segundo onde aparece Mitroglou a virar Mitrogol…de cabeça…sem hipóteses!!! É GOLOOO!!!! GOLOOOOOOO!!!!!!!!!!!

Atenção que ainda falta um quarto de hora para jogar! A equipa tem de jogar mais junta e aproveitar agora os espaços para fazer mais um.
O Estoril já tinha em campo o Barril, mais gordo e mais careca do que quando por cá andou. Mas rapidamente o Bicampeão tranquilizou as bancadas! Talisca tentou de fora da área e o remate foi travado com o braço do jogador da linha. Jonas chamado a bater o penalty não perdoou e fez o segundo golo do jogo! GOLO!!!!

A partir daí a equipa descomprimiu…e a ala direita brilhou, com Vitor Andrade a cruzar de forma perfeita para a cabeça de Jonas que fuzilou as redes e fez o terceiro da noite!!! GOLOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!  GOOOOOLOOOOOOOOOO!!!!

Com o jogo na mão, Mitroglou dá o lugar a G.Guedes, mas é novamente a ala direita a dar nas vistas! Vitor Andrade mete bem no Gaitan que espera pela entrada do Nelsinho e subtilmente com o calcanhar deixa o puto na cara do keeper…pé esquerdo na bola…é golooooo!!!!!! Golooo!!!! Que estreia na Luz, miúdo!!!

Um jogo sofrido…dá em goleada!!! Tudo muda…com a mexida do banco! Que isso traga também outra tranquilidade ao Rui Vitória! Sem sombra de dúvidas que aquela dupla substituição foi o que virou o jogo! Isso…e o impressionante apoio que o ambiente nas bancadas deu à equipa até final!

Estávamos mesmo a precisar desta vitória! Muito importantes estes golos! Muito importante para os avançados! As substituições fora a solução, e a velocidade dos laterais com os cruzamentos para a área a arma que tardava. A equipa precisava desta confiança para começar a ganhar o seu tempo e estabilidade. Mas atenção, os números enganam, o jogo não foi tão tranquilo como parece…há muito trabalho pela frente! Muito mesmo.

No próximo domingo há mais! Trabalha, líder!

É que finalmente agora...eu já posso começar as férias!


PS – A jogar assim à bola, a Champions é nossa!...  ;)

1 comentário:

  1. Gostei do facto do Vitória ter tirado os menos bons da supertaça. O ola John tem que jogar para ser vendido, mas fora isso, silvio e talisca saíram. Mostra que não é Casmurro como o chiclas...

    ResponderEliminar