quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Tolos e Treinos...e notas para todos!

Esta ideia ridícula dos jogos em casa da Champions é que passam em canal aberto e os jogos fora em canal codificado faz um bem enorme para motivar o pessoal das festas a ficar em casa em vez de ir à Luz...
...quem não ficou em casa...foram os tolos do costume (32 mil)...ainda para mais, em dia de valente queda da chamada "chuva molha tolos"...

Mas não nos importamos de ser tolos...ou loucos da cabeça, como nos chamam...sentimos a necessidade de lá estar...

Depois do "treino" com os pastelinhos de belém...tivemos novo "treino" com os amigos do Borat.

Foram dois bons "treinos", para tirar apontamentos após a paragem do campeonato:

Júlio César (nota 8,5) - Dá uma enorme segurança à equipa. Nos primeiros jogos da época foi sempre dos melhores em campo. Nestes dois, apenas teve de fazer uma ou duas defesas sem grande dificuldade, apesar do Astana ter procurado surpreender (de longe disparo ao lado e dentro da área acertaram no poste).

Laterais Nelsinho e Eliseu (nota 6) - Dores de cabeça. Na esquerda, o Eliseu não tem usado bem a sua principal arma (remate), mas procura subir e na Champions esteve bem no ataque (uma assistência primorosa para golo), mas a defender continua muito atabalhoado e às vezes parece que lhe pára o cérebro. O miúdo tem genica e velocidade, e já o endeusaram rapidamente para fingir que já não se sente falta nenhuma do anterior dono do lugar, mas não tem ainda inteligência e estaleca. Isso ganha-se, aos poucos, mas para já continua a dar muitas "casas" na linha defensiva e mesmo a atacar, perde-se muito e cansa-se em demasia, como ontem se viu ao correr, correr, correr...até sair pela linha lateral. O jogo com o Belém foi o melhor que já o vi fazer (sim, muito melhor do que aquele que até marcou), pois para além de apoiar no ataque não abriu autoestradas nas suas costas e defendeu bem, recuperando muitas bolas e apagando por completo o seu opositor. Ontem, voltou ao estilo habitual, falhando passes, perdendo bolas e estando mal posicionado com frequência, mas a atacar sofreu penalty não assinalado e ainda cruzou para o Mitra falhar um golo certo, de cabeça. Domingo, considerando que as alas são o que mais forte tem o clube da fruta, terão prova de fogo frente a Brahimi e Corona, para além do Maxi ir aparecer muitas vezes na zona do Eliseu.

Centrais (nota 6,5) - Até ao jogo de 6ª feira passada, em quatro oficiais tínhamos sofrido quatro golos, sendo que em apenas um deles a baliza do Júlio César não foi violada. Curiosamente, foi com a saída do Lisandro (regressando de lesão o Jardel), que até tinha sido o melhor elemento do quarteto defensivo nos primeiros jogos, que a equipa conseguiu estar dois jogos consecutivos sem sofrer golos. Passou o Jardel a ser o melhor elemento da defesa, já que o Luisão tem tido algumas falhas e ainda não está no seu pleno, recorrendo a faltas muitas vezes (contra os pastéis foi quase um trinco a cascar nas pernas do bifanas) e consequentemente sido amarelado sem necessidade. Sendo dupla que se conhece bem e que sabemos o que vale, a confiança e qualidade está lá e sabemos que vai crescer.

Samaris (nota 7) - Tarda em aparecer ao nível do ano passado, mas a garra e dedicação não lhe falta. Com os pastéis esteve muito ativo e deu conta do meio campo. Mas ontem, ou o Talisca o atrapalhava demasiado ou parecia que estava com a cabeça noutro lado. Não era só as bolas que perdia, e nem era pela perda de posição pois isso conquistava, mas sim pelo sangue quente que o deixava desvairado sem motivo e não descansou enquanto não viu o cartão amarelo...que até tardou pois o compatriota do apito até lhe perdoou umas merecidas. O cartão só lhe fez foi bem, e a partir daí (segunda parte), teve cabeça e pés, até estoirar, sabendo que tem de dar conta do serviço sozinho. Limpar jogadas e sair a jogar ao seu estilo, até isolando o Jonas com um grande passe. A primeira opção ao grego é o Fejsa que quando tem jogado não responde ao mesmo nível, falhando posicionamento e passes inaceitáveis.

Os oitos...Talisca e Pizzi (nota 5) - Se os laterais são dor de cabeça, aqui reside o grande problema. Pizzi não é grande espingarda, mas vai safando (ou foi safando o ano passado), principalmente se o Samaris está em forma, mas este ano andou muitos furos abaixo neste arranque de época, até no que seria uma mais-valia que era a distribuição de jogo e passes acertados. Contudo, a opção pelo patanisca ainda é mais preocupante, pois o zuca falha todos os tempos de entrada aos lances, perde-se nas funções a meio campo, procurando compensar com os passes a abrir nos alas e remates de longe que já deu golão, só que isso está longe de chegar ao plano do aceitável para o que a posição exige e acaba por desequilibrar muito a equipa e deixar muitos espaços no centro do terreno, mais ainda com o modelo de jogo do RV em que os alas estão mesmo colados nas linhas laterais. Solução para jogos de dificuldade acrescida e meios campos fortes? Difícil dizer, pois Fejsa e Samaris parece que não deram bem conta do recado na Supertaça, e estar constantemente a tirar o Samaris da posição 6, dificulta que atinja a melhor forma.

Os alas (nota 6,5) - Guedes e Andrade correm pela direita. Aproveitaram a fraca opção que os marroquinos deram ao mister para se mostrarem e mandaram o Ola John para a segunda divisão inglesa. Só isso já é suficiente para ter nota positiva, mas têm procurado fazer mais do que isso para crescer e aprender e dar contributo à equipa. Andrade foi o primeiro a dar nas vistas, entrando cheio de vontade e entrega, trazendo do banco velocidade para a equipa com assistências e olhos para a área contrária, mas acabou por ser o Guedes a ganhar a titularidade, procurando cruzamentos e espaço para rematar, conseguindo-o mais na 6ª feira do ontem, onde esteve mais apagado. O Nuno Santos ainda teve pouco para mostrar, principalmente por estar tapado pelo...mágico. Não são ainda titularíssimos, precisam amadurecer "à força" face à necessidade, ganhar matreirice e confiança mas lá chegarão, dado que sem Salvio não temos ainda dono do lugar.

O mágico (nota 10) - Nico Gaitan. Não há muitas palavras para descrever a classe que o argentino mete em campo e que faz o preço dos bilhetes parecer irrisório. Claramente nota-se que tinham razão os que diziam que ficou cá contrariado...e que não vale nada...lololol! Calcanhares, fintas de mão no relvado a fazer de pião, cabritos, passes de sonho...e golos! Vale ouro. E não tem ninguém à altura tal como sabíamos! Esteve em 4 dos golos contra os pastelinhos e nos 2 da Champions, para além de jogadas e fintas que parece que inventa a cada jogo e lhe valeriam volta à arena em ombros! Que jogador! Que reforço! A atacar...e a defender!

O abono de família (nota 10) - Jonas Pistolas! Golos, golos e mais golos! Renovou e encostou-se à sombra da reforma...ou então não. Golos, jogadas, empenho, golos, passes, humildade. Que categoria. Tem sido o abono de família no ataque. Entende-se com o Nico melhor do que ninguém e tem uma visão de jogo mesmo sem precisar de velocidade ultrasónica que permite espaços para o ponta de lança explorar. Esteve em 4 dos golos com os pastelinhos e fez o passe de morte que lançou Eliseu no segundo golo, e a surpresa foi não ter ele próprio metido nenhum nas 3 oportunidades que teve. Só lhe faltam os golos nos jogos "grandes"! Tá velho, como os trapos... :)

Pontas-de-lança (nota 8) - Jonas é o avançado que mais faz tremer as defesas adversárias e que tem faro de golo apurado aliado à técnica elevada, mas precisa sempre de um possante ponta de lança que prenda os defesas para ele se poder movimentar entre espaços...do mesmo modo que as suas movimentações passam a palavra para os colegas fugirem às marcações e aparecerem em zona letal. E é assim que tem sido. Após pré época atípica, os pontas de lança chegaram já com o comboio em andamento, mas chegaram. O primeiro a chegar segurou o lugar, mesmo perante os elevados milhões que se pagaram pelo Raúl, o Mitroglou tem feito aquilo que é suposto o ponta de lança fazer...golos! Marcou 4 em 5 jogos. E isso tem de significar alguma coisa. Sim, não foram golos espetaculares nem sempre acompanhados de exibições estupendas e regulares...mas são golos...que é aquilo que lhe pagam para fazer. Para alguém que chega com ruídos de fundo de instabilidade, sem tempo para se adaptar e preparar bem o arranque com os colegas, é muito bom. O grego (que no jogo com o Astana até apareceu algumas vezes com posição trocada com o Jonas) ainda não mostrou algo que era também um cartão de visita, falo de remates, e nesse campo temos visto pouco atrevimento e qualidade (os que fez foram fracos), mas de cabeça (exceção feita ao falhanço no jogo da Champions) já mostrou créditos, e sentido de oportunidade também. Algo que nestes últimos jogos se viu mais, foi pressão alta (carraça atrás dos defesas) e também a segurar a bola de costas para a baliza (segurou para a entrada de Nico no golo de ontem), mas mesmo assim precisa trabalhar mais o domínio e proteção de bola para potenciar as tabelinhas. Com estes números, o mexicano Jimenez tem merecido apenas os últimos 20 minutos de jogo, mas sempre com uma entrada em campo cheia de ganas e interventivo em todos os lances, fugindo para a ala, recuperando várias bolas a meio campo (?!), desmarcando-se e em curtos espaços de tempo alvejar a baliza assim que a veja à frente. No jogo com o Moreirense foi o desbloqueador e marcou assim que entrou e festejou com unhas e dentes, mas nos dois últimos jogos entrou já com os jogos resolvidos e com o resto da equipa a olhar para o relógio, mesmo assim, em ambos conseguiu aparecer na área a procurar a sua sorte. Estamos bem servidos e aqui melhor do que na época passada em termos de opções, só que são só 3 para duas posições...o que pode ser curto em caso de algum desagradável imprevisto.

Os reforços - os miúdos têm sido os verdadeiros reforços a par do ponta-de-lança, sendo que a grande decepção têm sido claramente os marroquinos que continuam sem aparecer nem convencer...

E sobre o Coletivo/Equipa:
- Sofre muito menos faltas do que seria suposto, o que pressupõe menos circulação em zona de perigo e menos velocidade nas trocas de bola?
- Não procura diagonais nas costas dos defesas, e isso viu-se na Champions com o Guedes a fazer o movimento/desmarcação várias vezes, mas nunca lhe procuraram meter a bola.
- Demasiadas e infantis perdas de bola e passes falhados na defesa e meio campo. Significa aselhice ou falta de movimentação para abrir linhas de passe?
- O meio campo é macio e em largos momentos de jogo parecem completos desconhecidos um do outro, o que não se compreende. A equipa ainda está orfã de um Enzo e por isso a bola circula sempre junto à linha lateral, onde a ordem é para cruzar.
- A união que há entre os elementos do plantel é contagiante e bem visível, tal como o orgulho que há entre os mais experientes e os putos que estão a ter as oportunidades para jogar, e aí reside a força que têm de usar para em conjunto com o manto protetor levar batalha a batalha o símbolo que trazem no peito para vencer!
- Depois de um jogo em que estivemos concentrados do princípio ao fim, voltámos a ter só meia parte de atino, algo que não pode acontecer noutros jogos, como domingo. A verdade é que mesmo com muitas falhas e lacunas a precisar de acerto...nesta altura, no arranque da época passada...estávamos a jogar bem pior e a somar pontinhos com muita sorte apenas e qualidade bem reduzida... A grande questão é se depois isto se aguenta e endireita a valer e nessa altura estaremos bem posicionados ou se os cagões mesmo sem jogar um chavelho ganham avanço.

Treinador (nota 6,5) - Para o fim guardei o mister. Não é o Melhor treinador do Mundo, mas também não é o pior. Pessoa humilde, sim. Honesto e trabalhador, parece-me. Dedicado e até Benfiquista. Pequeno para um Clube tão Grande, talvez... Mas mais pequeno ou menos qualificado do que o seu antecessor quando aqui chegou? Não. Nem pensar. Não me parece de todo que esteja abaixo do que o fdpjudas era quando chegou ao Maior de Portugal! Está, isso sim, uns quantos furos ainda abaixo do que ponto a que o fdpjudas atingiu ao fim de seis anos num Clube com a dimensão do Benfica, e graças às condições e tudo o que passou neste tempo, em que pode conhecer, melhorar, aperfeiçoar e corrigir erros. Mas isso só com tempo se consegue permitir lá chegar...sim, permitir, pois depois depende dele próprio decidir se atinge ou não o pico. Para já, e isso viu-se após duas semanas de serenidade, é preciso tempo e condições para trabalhar. Condições tem, no Campus, e com equipa com qualidade, independentemente de não ter recebido as mesmas fontes de financiamento que lhe dariam os reforços urgentes e em tempo útil, nem ter podido preparar o início de época devidamente, mas isso também será a arma, ou melhor, o escudo que lhe servirá de proteção se o rumo (que será atribulado) for começando a desviar dos objetivos. Desligar por completo das redes e comunicação social, fechar por completo portas e janelas às tentativas de desestabilização e picardias...e trabalhar!

Nós, lá estaremos! Por ti, BENFICA! Quero-te ver a ganhar!!!!!

3 comentários:

  1. Completamente! Subscrevo o post todo, está algo de genial.

    Foram apenas 3 pontos, agora é continuar a ganhar e começar já no dragay.

    Somos loucos da cabeça! Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  2. BENFICA ATÉ DEBAIXO DE ÁGUA!

    ResponderEliminar
  3. Genial. O autor deste post leva nota 10....
    Mui bem
    Benfica sempre

    ResponderEliminar