domingo, 13 de dezembro de 2015

Crónica de uma vitória muito suada


O Benfica venceu o Vitória de Setúbal, na casa dos sadinos, por 4-2, em jogo da 13.ª jornada da Liga. O Glorioso conseguiu assim a 5ª vitória consecutiva no Campeonato, todos os que se seguiram após a derrota caseira com os lagartos. É uma vitória importantíssima, como são todas, mas foi num campo habitualmente difícil e nesta época foi a primeira derrota do Setúbal em casa, que saiu de cabeça erguida e debaixo dos aplausos (merecidos) dos adeptos.

O Benfica entrou com a equipa esperada, face à baixa de Gaitán, com o menino Guedes no seu lugar, se consideramos que o Pizzi conquistou a titularidade, com Samaris de regresso a meio-campo e Jonas ao lado de Mitroglou.

Com Júlio César, André Almeida, Lisandro, Jardel e Eliseu, na defesa, Samaris, Renato Sanches, Pizzi e Guedes, no meio campo, e com Jonas e Mitroglou, no ataque, o treinador Rui Vitória preparou um 4-4-2 pronto para encarar o Setúbal, que tem feito um excelente campeonato até ao momento.


O Benfica entrou bem no jogo e começou a construir o triunfo na primeira parte, com dois golos no espaço de cinco minutos. O primeiro num remate de Pizzi, que encarnou o espírito do Salvio, partiu os rins do defesa Fábio Pacheco e fez um remate com o pé direito ao canto inferior direito, a deixar o redes Ricardo mal na fotografia. 




O segundo por Jonas, foi de cabeça mas não foi preciso saltar pois estava completamente sozinho na área, a aproveitar uma falha de marcação da defesa contrária. A curiosidade é terem sido os dois a passe de André Almeida, que fez um jogo muito positivo.


Dedicatória ao sobrinho por Jonas.



Na segunda parte, o Mitroglou fez o 3-0 depois dum grande passe de Jonas. Nos festejos os grego não se esqueceu de agradeceu ao Pistolas e passou-lhe lustros nas chuteiras.

Já não se esperava grande história neste jogo, mas o Setúbal, apesar dos três golos de desvantagem, nunca deixou de lutar e veio para cima do Benfica, que baixou a intensidade do seu jogo, provavelmente já a pensar no jogo de 3ª feira na Madeira. 

Foi uma grande jogada de Suk (que terá lugar em equipas maiores que o Setúbal), com o Jardel a ver jogar e com Júlio César a não fazer tudo o que devia. A bola passe entre o Imperador e o poste, com finalização do Vasco Costa. O golo deu ânimo aos locais e o Benfica sentiu alguma pressão. André Horta, com uma rosca em posição frontal, Vasco Costa, a rematar às malhas laterais, ou o Venâncio com um remate forte de fora da área, estiveram perto do 2-3. O jogo não estava descontrolado, mas uma série sucessiva de cantos trouxe nervoso miudinho aos adeptos.

O Benfica matou o jogo aos 79 minutos com o 4-1 depois duma grande jogada de Djuricic. Depois do correr meio campo isola-se e em vez de rematar serve o miúdo Guedes, que não consegue marcar. Na recarga, Mitroglou remata ao poste, a bola ressalta no redes Ricardo, volta a bater no poste, e entra. Bela entrada no jogo do sérvio Djuricic, que já tinha sofrido um penalty claro 6 minutos antes. Nem parece que não jogava deste Maio de 2014 e poderá ser uma mais valia.



Antes do final, Suk voltou a reduzir a desvantagem, tornando a derrota menos pesada para os sadinos, mas a vitória estava garantida. Agora é esperar no sofá os resultados que os adversários conseguem.

Sem comentários:

Enviar um comentário