quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Memória curta!

Aparentemente, considerar que não devam jogar sempre os mesmos onze jogadores, é um erro.

Jonas está perto de se tornar dos melhores jogadores que vimos vestir a camisola do Benfica a um patamar bem lá no alto. Claro que o meu amigo Cola só dará o nome dele aos 5 filhos e tatuará o nome dele nas costas após ele meter as 3 batatas que faltam no bucho dos lagartos, e isso concordo plenamente. Independentemente de nunca ter ainda marcado aos lagartos e frutanheiros, isso não pode ter alguma vez influência no que ele fez e continua a fazer, no que ele marca e faz jogar. Não quem possa dizer que ele não é um jogador fabuloso e que nem conseguimos acreditar como ele cá veio parar... Aí está precisamente a questão, o receio de ficarmos sem ele...é enorme.

Eu estava lá quando ele entrou pela primeira vez, na Luz, vindo do banco, frente ao Arouca, mudando o futebol da equipa e marcou 1 dos 4 golos. Eu estava lá, quando ele foi titular pela primeira vez, na Covilhã, e meteu os 3 golos da vitória no jogo da Taça! E foi amor à primeira vista! Eu estava lá, quando em Belém 3/4 do Estádio se desfez em vénias ao pistolas numa onda que ia do Restelo até ao Tejo! Eu estava lá, ontem.

Sabemos como as lesões escolhem os momentos e jogadores chave para nos travarem.
E ninguém pode dormir tranquilo, se um dos melhores jogadores que vimos passar pelo Benfica...sair de cá só com um título de Campeão Nacional...sair de cá...sem o tricampeonato #35! Isso seria pecado. Um pecado imperdoável.

Para mim, ou melhor, para nós, Benfica, todas são para ganhar, seja contra quem for, e é isso que nos distingue dos outros! E para isso, é preciso não ter memória curta, pois o principal erro que todos apontaram ao fdpjudas quando tudo perdeu, foi não saber gerir o plantel e jogar sempre com os mesmos 11, algo que foi o que mais se lhe elogiou quando soube gerir, mantendo sempre um onze forte, jogasse quem jogasse, e assim foi a todas as finais!

Não concordo que o onze tenha de ser sempre o mesmo, não só por questões físicas, não só por prioridades de objetivos, mas também porque o adversário também conta. E como tal, o trabalho semanal e equipa tem de ser preparada e adaptada para estar sempre a 200% em todos os jogos e ser mais forte que o adversário, tenha ele ódios de estimação do 3º anel, ou não.

Se para mim nada compensaria ontem os 3 pontos perdidos na 6ª feira passada e os 3 pontos que temos em disputa no sábado, em momento algum pensaria não ir ao jogo, em momento algum pensaria não ganhar o jogo...e por isso...cheguei a casa...afónico, como quase 50 mil que nas bancadas deram muito melhor apoio à equipa do que na 6ª feira passada. Acham que fiquei rouco porque estava chateado por o Benfica ter ganho...ou porque o onze que jogou não era aquele que eu acharia que podia ter sido a opção...? Aquilo que nos une, é que quando começa o jogo, até ao apito final só me lembro de que aquele jogo é para ganhar, com os que lá estão dentro de campo a jogar, seja qual for a competição.

Sem nenhuma alteração no onze, a equipa de Rui Vitória dominou o jogo do princípio ao fim, nunca perdeu o controlo e foi sempre superior ao Zenit. Curiosamente, os melhores jogadores do Benfica foram...os dois laterais! Não tivemos um ataque demolidor e um ritmo desenfreado, mas evidenciou-se a equipa mais pela anulação total do adversário e ter posse de bola para subir gradualmente. Até o Nico, o melhor momento que teve na partida...foi a lateral esquerdo, correndo atrás do escarreta verde e fazendo um corte impecável. No meio, o Renato fez um bom jogo, mas menos bem e que mais faltou à equipa foi o Pizzi, que passou totalmente ao lado da partida.

Mesmo controlando o jogo, poucas eram as oportunidades criadas, mas o jogo estava interessante, numa primeira parte em que apenas houve um lance de perigo, com o Pizzi a surgir embalado à entrada da área, receber da direita...mas em vez de rematar de primeira, ajeitou a bola para a passar ao keeper russo.

Tínhamos connosco o pai de um dos Nunos que tinha vindo do Porto para assistir a esta partida (salvo erro era a segunda vez que vinha à Luz), e por isso ainda mais motivação sentíamos de poder comemorar golos e uma vitória europeia!

No segundo tempo, pedia-se velocidade, ao ver que a paragem de inverno estava a ressentir-se nas pernas dos jogadores do Zenit. E a entrada de Carcela e principalmente do Jimenez foram determinantes. O mexicano ganhou inúmeras bolas, em pressão e antecipação, e procurou tabelar com o Jonas e Nico, num dos lances, de cabeça em cabeça quase que o pistolas ficou isolado.

A melhor oportunidade de golo surgiu dos pés do Nico, que numa jogada coletiva brilhante ficou isolado na cara do guardião...mas permitiu a defesa para desespero encarnado! Bolas...mas o público estava empolgado...e sentiu-se crescer essa onda lá para dentro!

Os cruzamentos não estavam a chegar ao destino. Os remates de longe saíam ou muito por cima ou eram intercetados. Mas lá atrás nada passava e por isso mantínhamos o cerco à baliza contrária.
Último minuto, André Almeida leva porrada. Falta, expulsão do central...e livre indireto para Nico bater.
Olhos nos bancos...Villas Boas faz sinal para a defesa encostar ao segundo poste para onde 99% das vezes o Benfica mete estes livres (a chamar a cabeça de Jardel que procura sempre assistir um colega na pequena área)...enquanto que no banco encarnado...Rui Vitória faz o gesto oposto, "puxando" mais para cá e pedindo a bola mais ao meio...é para lá que vai a bola...surpreende a defesa que procurando recuperar posição...acabam por chocar os 3 uns contra os outros...deixando Jonas chegar à bola...cabecear...e é GOLOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! GOLOOOOOOO!!!!!!!!!! GOLOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!! GOOOOLLOOOOOOOO!!!!!!!!

Que festejo...que os apressados não puderam assistir! Que ironia terem sido precisamente Garay, Javi e Witsel a chocar uns contra os outros perdendo a posição defensiva que deu o cabeceamento glorioso do nosso matador!

Tempo ainda para Samaris disparar de longe para defesa apertada, antes do apito final que nem deu para esgotar as substituições.

Nada está ganho, e na Rússia será bem mais difícil. A caminhada entre as melhores equipas da Europa continua a ser fantástica...mas até lá, o #35 joga-se sábado, em Paços...e depois na Luz...e depois no wc! Nove pontos (9)...que não valem os 9 Milhões que pode valer esta eliminatória da Liga dos Campeões...mas que podem ser desportivamente muito mais importantes... É que eu não tenho memória curta, e sei que se jogarem sempre os mesmos 11 jogadores, por muito que queiramos, pode correr mal, e mesmo se formos às meias-finais da Champions mas não vencermos o campeonato...não vamos ter motivos para sorrir...e ninguém se vai lembrar desta equipa e de jogadores como Jonas e Gaitan daqui a uns anos...e os ilustres adeptos das vitórias vão aparecer em todo o lado (menos nas bancadas, claro, porque aí faz frio) a apregoar desgraça e pedir cabeças a rolar.

PS - Não faz sentido dizer que o Jonas só sabe marcar a equipas pequenas, pois se fosse esse o caso já teria metido várias batatas aos lagartinhos e isso ainda não aconteceu...e estou-me a borrifar para que isso aconteça ou não, pois se ele não marcar, há-de continuar a jogar e fazer jogar, e que seja outro qualquer a marcar...é preciso é o Benfica ganhar! Seja contra quem for! Jogue quem jogar!

PS2 - Estava um frio do crl ontem...porra...foi uma bela preparação para o jogo da segunda mão!

2 comentários:

  1. Muito bem grande post, parabéns
    Saudações Gloriosas

    Yankeeslb.

    ResponderEliminar
  2. Grande post e grande jogo

    Valeu a pena o frio para ter em troca aquele momento "quente"

    Saudações Gloriosas

    ResponderEliminar