domingo, 21 de fevereiro de 2016

Não foi preciso!

A maré vermelha tinha inundado Paços de Ferreira.

O ano passado, o #34 teve aqui um percalço! Três pontos ficaram na Mata Real na época passada.

Este ano, frente a um Paços que está bem melhor e mais forte do que na temporada anterior (com destaque para Jota e para o melhor marcador português esta época no campeonato nacional), o Benfica tinha a obrigação de regressar às vitórias após o pesadelo de mais um confronto frente a rivais perdido.

A jornada europeia a meio da semana deixou marcas. Sem poupanças contra o Zenit, e sem nenhum dos lesionados recuperado, esperava-se que pelo menos os minutos nas pernas não se sentissem, já que pelo menos a magia de Nico era uma certeza.

Não foi preciso nota artística do 10...a batuta estava nos pés de Jonas...e no seu lugar, a escolha óbvia foi Carcela. De resto, nada de novo.
A duas semanas do derby no WC, havia ainda uma questão...disciplinar. Já que A.Almeida, Eliseu e Renato entravam para esta jornada à bica, com 4 amarelos cada um.

O início do jogo foi forte...nas bancadas. O Inferno da Luz sente-se cada vez mais...nos jogos fora de casa! Seja onde for!

Lá dentro, os primeiros dez minutos foram muito confusos, com pouca troca de bola. Ninguém a conseguir pegar no jogo, muitos passes falhados e o campo era pequeno, principalmente se insistissem em jogar pelo centro.

A primeira vez que se jogou futebol...é golooo!!!! Grande jogada pela esquerda, Eliseu lança Carcela que rasga o corredor...lança Jonas que de calcanhar devolve para o marroquino...vai marcar...não, deixa para Mitroglou que está na pequena área...enche o pé...tabela no defesa e engana o keeper! GOLOOO!!!

Novo remate à baliza...passados 10 minutos...e por pouco Renato Sanches não fura as redes...obrigando o keeper dos castores a grande defesa!
Só que na resposta...A.Almeida salta e cabeceia a bola mas é carregado no ar e cai desamparado no chão, o boi do apito manda seguir e o contra-ataque não é travado a tempo (inadmissível como passa por Lindelof, Eliseu e Samaris), abrindo corredor para Diogo Jota...precisamente aquele que dizem que já está negociado e na próxima época é jogador do Benfica...a galgar terreno e de fora da área a fazer um golaço! Era a primeira vez que ia observar este jogador...escusava de ser ter mostrado assim tanto...
Estava feito o empate a meio da primeira parte...e sem o Benfica ter ainda conseguido pegar no jogo e cair em cima do adversário de forma convincente.

O Paços defendia com tudo e aguardava pelos contra-ataques ou livres bombeados, e quando se diz com tudo, é com tudo mesmo, valia tudo para travar os encarnados, mas só por simulação o boi sacou do cartão.
O Benfica passou a ter mais bola no pé, chamando constantemente Renato a pegar no jogo. E principalmente pela esquerda, conseguia ganhar espaços, mas depois a bola não aparecia na área...e do outro lado, Pizzi andava escondido. E quando aparecia era burro...como aquele canto que deixa curto para o Almeida e pede de volta...quando estava adiantado!! Ridículo!

Bolas paradas eram desaproveitadas...e a dois minutos do intervalo, Lindelof sozinho em zona central estava a dormir em vez de cabecear a bola...recebe com ela na tola...desperdiçando o golo após jogada de insistência de Carcela que só não conseguiu assistir o Mitro.
Mas melhor oportunidade para ir para o intervalo novamente em vantagem...era impossível! Jonas fura por entre pernas dos defesas e cai na área! Apesar de na altura ter ficado com muitas dúvidas se houve infração que causasse a queda, pois para não ser ceifado por 3, ele salta a tentar evitar a pancada (se não saltasse era falta clara, se salta para não levar porrada, perde o controlo da bola por causa disso), o castigo máximo foi assinalado...e o próprio meteu a bola para o lado do costume! GOLO! Após várias repetições realmente há um toque na ponta do pé do Jonas quando ele está no ar a saltar sobre as pernas dos defesas.

Espera-se mais Benfica no segundo tempo! Pizzi, Lindelof e Samaris não estão a dar tudo o que podem e devem.

A segunda parte começou outra vez sem grande rumo, mas aos 5 minutos Jonas tenta virar-se na área e leva toque por trás...e se o assinalado deixou dúvidas se era...agora foi o oposto e pareceu ter ficado penalty por assinalar.

O lado direito do Benfica continuava a ser coxo, pois o Pizzi nem para a frente nem para trás! E não é o Almeida que dá conta do recado sozinho...mas quando os nervos começaram a subir...finalmente uma bola parada aproveitada... Tinha acabado de gritar...mete no Jardel...a bola foi lá parar, assistência para Lindelof...e GOLO!!!!! GOOOOOOLOOOOOOO!!!!!!!! Como soube bem este golo! E que traga a confiança extra para o sueco!
Vamos lá Benfica! Vamos lá rapazes! Agora é gerir a posse de bola e explorar os espaços que vão surgir!

Mitroglou tabela com Jonas...pica a bola sobre a defesa para desmarcar o grego...de primeira remata...ao lado!!!

A vinte minutos do fim, o ritmo de jogo era reduzido...e tínhamos era de manter a bola longe da nossa área...e Salvio foi a primeira opção de Rui Vitória para render o apagado Pizzi.

Só que o jogo ainda não acabou...e não podemos simplesmente começar já a pensar no próximo! Exemplo disso foi a perda de bola que obrigou Jardel a cometer falta a meio campo e assim a juntar-se a Eliseu, Almeida e Renato que estavam no limite das suspensões.
O jogo está a pedir a entrada do Raúl!!! Bora a dar vivacidade à equipa!

Grande saída de bola do Renato, lança Salvio na direita, tem Mitro sozinho na área...mas o cruzamento sai com muita força...

A segunda substituição do Benfica acaba por ser por motivos físicos, com André Almeida a dar lugar ao Nelsinho. E continuámos a não atacar com nexo nem a segurar a bola, fazendo até faltas tontas para que pudessem levantar a bola para a nossa área.

Mitroglou muda de flanco, Salvio domina com o peito e fica com espaço para rematar ou assistir o Jonas...enche o pé...ao lado!!!
E do outro lado, novamente Diogo Jota a encher o pé...valendo desta vez Julio Cesar a esticar-se para grande defesa.

O jogo a poucos minutos do fim parecia estar arrumado. Jimenez preparava-se para entrar. Eliseu já tinha sacado o seu cartão. Será que Renato, o mais imprescindível vai tratar de se castigar...?

Pelos vistos, segundo o mister, para além dos lesionados ainda havia uma mão cheia de jogadores a ter de se sacrificar em estados febris.
Não foi preciso Nico, que tem sido bem substituído, e a equipa jogou de forma prática e sem desaproveitar a quantidade de oportunidades que vinha sendo habitual.
Grande jogo do Renato. Bom jogo de Carcela. Jogo mediano da equipa em geral, que acabou por ser eficaz nos momentos fundamentais.
3 pontos conquistados. E atenção ao jogo da próxima jornada, pois não tenho dúvidas que o miúdo vai ficar fora do jogo com os lagartos.

Dá-me o #35!

3 comentários:

  1. pois renato não ter levado 1 amarelo ontem e a possibilidade de jogar na próxima jornada é 1 ato de incompetencia, á JJ!

    ResponderEliminar
  2. NauBenfica21/2/16 12:21

    Também não percebo porque é que Renato e o próprio André Almeida não queimaram os amarelos ontem. O União da Madeira é assim tão perigoso?

    ResponderEliminar
  3. Por mais absurdo que pareça acho que seria interessante o renato não jogar em alvalade...

    ResponderEliminar