segunda-feira, 11 de abril de 2016

A criar raízes!!! Pela nossa saúde!

Sabendo de antemão que estarei fora do país nos 2 jogos que faltam disputar fora de casa, esta ida a Coimbra era a última oportunidade para acompanhar o Benfica rumo ao #35 até ao fim do Mundo!

A Turma reuniu-se no Amazónia como sempre e a carroça abriu alas até Coimbra, num misto de entusiasmo, cansaço e nervosismo (de alguns).
Entre bundas coladas no vidro da janela em picanços com mais malta que tomava conta da A1, Coimbra tem sempre mais encanto vestida de vermelho e branco.


Desta vez não apanhámos filas de trânsito para chegar ao estádio. Mas para lá entrar já sabemos bem o que a casa gasta e a desorganização que ali se gera. Ainda por cima desta vez, com casa quase cheia para receber o Maior.

Com uns reforços para o estômago no bolso, entrámos cedo, e com menos de 1 hora para começar as filas já estavam a dar a curva…precisamente na porta onde íamos entrar. Quer dizer, porta é uma forma de expressão…pois era mais uns taipais de obra que nos recebiam, guardados por solícitos stewards que passavam revista à papo-seco. Na fila, o shor polícia estava muito preocupado e irritado por não fazermos fila indiana bem alinhada à direita…e 10 metros de passeio que sobravam para os demais transeuntes era pouco e causava-lhe incómodo tal desordem.

Entrámos em boa hora ao fim de 15 minutos na fila e instalámo-nos em resguardados atrás da baliza do topo Norte que tinha sido destinado aos adeptos visitantes em venda antecipada no início da época para evitar que os preços dos bilhetes sejam um escândalo ainda maior neste final de época…
Pouco depois de entrarmos, a confusão lá fora para entrar…ficou ao rubro. E foi já com o jogo a decorrer que olho para o lado…e estava lá o amigo Dani mesmo ao meu lado! E no meio da confusão o David também se juntou a nós! Se tivéssemos combinado não nos tínhamos encontrado! Lol


É impressionante como deixamos tudo para trás, família e as pequenas filhotas para ir estrada fora ver o Maior de Portugal! Aquilo que nos une não tem explicação!
E já o disse várias vezes…o nosso Estádio da Luz é maravilhoso e quando tudo se conjuga criamos um ambiente fenomenal…mas não tentem comparar com aquilo que se vive nas bancadas destes jogos fora…é um apoio 100 vezes maior e mais intenso! É uma adrenalina e união sem igual. E quando acontecem aqueles momentos de explosão como ao minuto 85 em Coimbra…há quem lhe chame “descontrolo”…uns choram, outros esquecem-se do frio…outros gritam…e pensamos em tudo, nos nossos!

Só Fejsa ficou no banco. E fez diferença. O Samaris ninguém lhe pode acusar de falta de entrega, mas tem dias em que o desacerto é desconcertante. Não acertou um passe para a frente, mesmo quando era simples. E proteção na zona frontal da área faltava, pois nem ele nem o Renato apareciam a fechar. Daí resultou o golo da Académica…um brinde de Eliseu que deixou a bola à mercê de um golo quase fácil.

Se o autocarro dos estudantes ia com a lição bem estudada para criar raízes em frente à baliza, a partir daí ficou ainda mais complicado…e só foi pena a relva não ter urtigas para ver se ao menos os trigueiras desta vida arranjavam comichão para se coçar com tanto rebolanço.


O Benfica atacava quase sempre pela direita. E daí sai cruzamento que sobra para o Nico…sem o keeper na baliza e só um defesa na linha de golo, o capitão não cabeceou direto para o fundo das redes e resolve dominar para depois assistir Mitro…que dispara para a bancada!
Pouco conseguíamos criar, mas num canto, Mitro salta mais alto e consegue cabecear…ao lado! Era o aviso…
Novamente pela direita, o cruzamento largo de Pizzi é bem lido pelo ponta-de-lança grego que ao seu estilo mete a bola bem no poste mais distante e está lá dentro!!! GOLOOOOOOO!!!!!!!

Pior do que a imundice em que estava aquela bancada norte que não deve ver gente há muito tempo…e do que ter aquela enorme pista de atletismo que mete o jogo a correr lá bem longe das nossas vistas…e até do que a ridícula e inadmissível ideia de deixar à nossa frente especados os postes enormes das provas de salto em altura com vara…era não ver o ecrã eletrónico!
A confusão que me fazia não ver o cronómetro com o tempo de jogo era desesperante…cria uns nervos e ansiedade que não devem fazer bem nenhum à saúde! Credo!


Faltava pouco para o intervalo! Não sei bem quanto…mas o suficiente para nos levar ao desespero e descarregar fúrias no que estivesse à volta…
Como é possível??!!
Lá por o WC falhar golos assim e mesmo assim ir à seleção…não era necessário imitares uma mer** daquelas, Pizzi!!!
Uma jogada fantástica, talvez a melhor do encontro…Jonas isola o Pizzi…finta o keeper da casa…baliza aberta…WTF??!! Enrola-se na bola no momento do remate…atrapalha-se e depois já em desequilíbrio tenta com o pé esquerdo mas já lá estava um defesa a tirar o golo…

Ainda houve tempo para Jardel aparecer na área mas não conseguiu dar o toque na direção certa…e perdeu-se aqueles momentos em que os estudantes tremeram e se desorientaram.

O intervalo trazia com ele mensagens que me diziam que afinal havia razão para estar há uma semana preocupado com este jogo…que eu dizia que seria tirado a papel químico do jogo com o Boavista…e esperava é que o desfecho fosse ao menos também positivo para o nosso lado!

Pouco se jogou deste lado, a não ser um par de bolas paradas, pois o Benfica procurava a todo o custo chegar à vantagem.
Tudo se passava lá no topo oposto…de tal forma que gritei golo e festejei um canto que Jardel cabeceou no coração da área e parecia mesmo que já estava a beijar as redes!!! Só me lembro de gritar golo assim um lance que não chegou a entrar em Liverpool, no livre direto que o Tacuara bateu e até hoje ainda me tentam convencer que na verdade a bola foi às malhas laterais e era mera ilusão de ótica…

Nico bateu livre…Trigueira foi à relva sacudi-la! Jonas cabeceou…Trigueira foi busca-la junto ao poste! Cruzamento intercetado quase dá autogolo…mas não entra na baliza da Académica!
E o lance do Pizzi ali mesmo à nossa frente…não parava de se repetir em loop nas nossas cabeças!
Samaris corria para a lateral para ser rapidamente substituído pelo Talisca.
Pizzi dava lugar ao Carcela…que deu mais velocidade ao flanco.
Mas a bola não havia meio de furar a barreira!

As bancadas não desarmavam! Desde o hino do Benfica logo na entrada das equipas em campo que se viveu um apoio constante e de uma força que era impossível não passar lá para dentro!


Era previsível a substituição que faltava. Eliseu ia dar lugar ao Jimenez…e até com menos um momentaneamente…enquanto Jardel era assistido no meio de Pizzi, Samaris e companhia…parecia que estava a adivinhar que era altura de com eles comemorar…

André Almeida cruza para a área…Raúl domina meio com jeito meio à sorte…a bola saltita à sua frente…tem Mitro ao lado mas não hesita…enche o pé e vai buscaaaaarrrrrrr!!!!!!! É GOLOOOOOOO!!!!!!!! GOOOOOLOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!! GOOOOOOOOLLLLLOOOOO!!!!

Que descompressão! Que explosão! Que alegria!
VAMOS CANTAR!!! PELO BENFICA QUE É O MAIOR DE PORTUGAL!!!!!

Faltavam ainda mais de 10 minutos contando com os descontos!!!
E foi priceless a reação do Mitro quando depois se vira para o fiteiro da baliza contrária e lhe pergunta se agora já não lhe dói nada e não se quer atirar para o chão!

Os nervos ainda me faziam recear o pior! Era preciso acalmar. Controlar o jogo! Não perder a cabeça nem festejar antes do apito final que tardava em soar…


Mas a vitória não fugiu! Em Lisboa, as minhas princesas enviavam mensagem de que estavam a saltarrrr a festejar a vitória e esperavam pelo regresso a casa. Uns foram ao leitão, outros às pizzas, outros aos pastéis de bacalhau! Ninguém esteve interessado em ligar sequer o rádio para ouvir notícias de outros jogos!

Fizemos a nossa parte! Sempre presentes!
Correu tudo bem! Ninguém se magoou! E o Benfica ganhou! Faltam 5 finais!

BENFICAAAAA!!!!! DÁ-ME O #35!!!!!!!

Vem aí o Bayern…mas tenho um nó no estômago de nervosismo…porque 2ª feira teremos mais um jogo complicadíssimo em casa contra o Setúbal!

Tal como o autocarro da casa criou raízes em frente à baliza...que as nossas raízes se mantenham bem firmes no 1º lugar da tabela até final!

1 comentário: