quarta-feira, 27 de abril de 2016

Para quem não conhece!!!

Geocaching é um passatempo e desporto de ar livre no qual se utiliza um receptor de navegação por satélite (por enquanto apenas Sistema de Posicionamento Global - GPS) para encontrar uma "geocache" (ou simplesmente "cache") colocada em qualquer local do mundo. Uma cache típica é uma pequena caixa (ou tupperware), fechada e à prova de água, que contém um livro de registo e alguns objectos, como canetas, afia-lápis, moedas ou bonecos para troca.
O geocaching é uma actividade no mundo real, uma caça ao tesouro ao ar livre. Os seus praticantes tentam encontrar pequenos recipientes, chamados geocaches, usando receptores GPS e partilhando as suas experiências na Internet. Combina a tecnologia com a aventura e é uma excelente forma de explorar novos locais perto ou longe de casa. Pode praticar geocaching ao fazer campismo, BTT, caminhadas ou qualquer outra actividade para uma experiência ainda mais enriquecedora.

Isto a propósito do quê?...
É que, para além de já existirem algumas geocaches cujo tema é dedicado ao Sport Lisboa e Benfica (umas no estádio, outras em redor, outras em locais emblemáticos)… recentemente um geocacher publicou uma série de caches em conjunto em homenagem a vários nomes da História do Glorioso!!!

Benfica foi fundado a 28 de fevereiro de 1904, na Farmácia Franco. A partir dessa data até aos dias de hoje, o Benfica é muito mais do que um clube. É um culto para milhões de pessoas. É enorme e intemporal. 

Ao longo da sua história, muitos foram os atletas, treinadores, dirigentes que construíram e contribuíram para que o nome do Benfica perdure na história que é de todos.


Esta rota pretende relembrar alguns desses nomes. No entanto, por serem tantos os que contribuíram para a construção do Benfica, peca por deixar de fora muitos que com tanto e enorme orgulho fazem parte dos pilares deste clube.

Oleiros com a sua grandiosa e imponente geografia montanhosa, serviu de inspiração à criação deste percurso. A envolvente da natureza aliada ao sossego e calmaria que se faz sentir proporcionam momentos de lazer únicos e inigualáveis.

O percurso é particularmente agradável se for feito a pé, mas também pode ser feito com carro TT ou de bicicleta.

É um percurso circular com cerca de 17 quilómetros, com 59 caches + 1 de bónus. Cada cache tem o nome associado a uma figura do Benfica.

Rota dos Gloriosos #01 - Cosme Damião
Foi fundador, jogador, técnico, dirigente, capitão geral e jornalista … Cosme Damião fez quase de tudo pelo Benfica (só não foi presidente e porque não quis) e é justamente reconhecido como o homem mais importante da instituição no primeiro quarto de século. Como disse Ribeiro dos Reis: "Ele foi o Benfica nos primeiros 25 anos".

A CACHE:
Esta cache faz parte de um conjunto de 59 caches + 1 de bónus.


É bem longe, mas sem dúvida que merece uma visita!

2 comentários:

  1. Qual o código da cache? como a encontro?

    ResponderEliminar
  2. A bónus é GC6FD91
    https://www.geocaching.com/geocache/GC6FD91_rota-dos-gloriosos-60-bonus-eusebio?guid=9677e9bd-2292-4885-b91c-09cc780374f9

    ResponderEliminar