terça-feira, 20 de setembro de 2016

Hassan a caminho do Benfica!

Quando vi o avançado do Braga a falhar a baliza quase escancarada à sua frente...ali no topo Sul...só pensei...amanhã os antis vão passar o dia a dizer que este é o próximo a assinar pelo Tricampeão!
Mas não, não será bem assim...foi só mais uma maneira de tentarem que liguemos ao que cospem...sem sucesso...só dá vontade de rir.

Mais do que isso, pensei...se esta não entra...é porque hoje vai ser afinal um jogo semelhante ao da Supertaça. A decisão do vencer...estará não em quem marca mais...mas em quem desperdiçar menos!

E assim foi! Podia ter corrido de forma bem diferente e o resultado foi enganador, mas felizmente uma vez mais, contra uma equipa veloz e aguerrida, saímos por cima. Mas atenção...pois continuamos a abrir autoestradas e buracos enormes na nossa defesa, permitindo demasiadas oportunidades aos adversários! E isso não é normal e não pode continuar a acontecer.

Aquela oportunidade desperdiçada pelo ponta-de-lança Hassan não foi ímpar, juntando-se 3 grandes defesas do Júlio, duas delas com avançados isolados na área frente ao nosso guardião, que se saiu aos pés e tapou o caminho da baliza quando o golo parecia quase certo, e outra na sequência de um canto em que deixam o central bracarense saltar sozinho e o keeper teve de mostrar reflexos para evitar o pior.

Pelo meio, Mitro já tinha deixado o aviso, mas foi na sequência de uma grande jogada (quase sempre pela esquerda, já que a direita atrapalhava-se demasiado) entre Guedes, Grimaldo e Pizzi, que lança de calcanhar a corrida do abanicos e o puto corre até à área onde cruza para o Faraó comer de cebolada a defesa contrária, ler de forma impecável para onde ia o cruzamento e preparar o remate sem hipóteses de defesa para o Marafona. GOLOOOOOO!!!!!!
(por falar no guarda-redes visitante, já não bastava o atraso no início da partida, este ainda levou quase 10 minutos a rebolar pelo chão vezes sem conta para quebrar o ritmo da partida...devidamente compensada com 4 minutos de desconto...tramou-se pois precisou mais deles do que nós...e porque acabou por quebrar foi o ritmo da sua equipa e sofreu o golo do Benfica)

Salvio ainda procurou acertar no alvo após outra grande jogada do flanco esquerdo, obrigando a grande defesa do keeper bracarense.

Mesmo com tantas quebras, estava a ser uma boa partida, mas a vantagem curta ao intervalo devia-se ao nosso guardião...e isso não pode ser sinal de satisfação.

O segundo tempo trouxe mais acerto, mas também menos bola, tendo permitido o Braga subir mais no terreno...precisamente à semelhança do jogo da Supertaça, ficando o Benfica à espreita de matar o jogo com os espaços que se abrissem.
Já depois de uma defesa fabulosa do Marafona, num livre direto do Guedes que desviou na barreira, foi num lance confuso que Pizzi fez o segundo da partida. Até chegar a casa, pensei mesmo que o GOLO não seria legal. Que ele estaria adiantado não havia dúvida. Parecia-me que o Mitro tinha tentado rematar à baliza e a bola tinha desviado num defesa, acabando nos pés do Pizzi...e dessa forma seria fora-de-jogo...mas confirmei depois nas imagens que não foi bem assim, o Mitro faz um passe para trás, e o defesa corta a bola e desvia-a em direção à sua própria baliza, onde aí andava o zarolho que oportunamente a manda para o fundo das redes. Só festejámos quando já a bola estava no centro do terreno confirmando que o golo estava mesmo validado...e já quando o sururu abundava na bancada quando o totó do Peseiro achou que podia saltar para a bancada central para ficar ali atrás do banco como se nada fosse (ridículo isto, se é expulso tem de ir para o balneário, devia haver uma sala do castigo onde os que são expulsos ficam até final da partida, incontactáveis e a escrever num quadro de giz que não se voltam a portar mal).

Mal anulado foi o lance em que Salvio ficou isolado, e ainda fiquei com bastantes dúvidas nos lances na área do Braga, como o que o Pizzi me pareceu agarrado.

Poucos minutos depois, Pizzi meteu na cabeça do Mitroglou que sem tirar os pés do chão faz o terceiro da partida! GOLOOOOOOOOOO!!!!!!! O jogo estava ganho. Entrava Zé Gomes que até teve nos pés uma boa oportunidade, já lá andava o Carrillo que entrou muito bem e mexeu com a partida no melhor momento, e ainda deu para o regresso do batman (A.Almeida)...para o lugar do Fejsa...e já se sabe que se sai o sérvio...bola dentro da nossa baliza. E se tinha sido eu a acertar em cheio no número de espetadores na bancada (52 mil), assim foi o Oliveira foi quem acertou no resultado!

O meu receio era que estivéssemos a riscar novamente etapas na recuperação de um jogador, mas não ficaram dúvidas de que com um avançado matador como referência na frente, o futebol da equipa ganha outra dimensão! Mas sinceramente continua-me a preocupar bastante a facilidade com que em segundos se chega à nossa área e se causa perigo. Júlio César foi para mim o melhor em campo, salvando a equipa nos momentos chave do jogo e só assim se conseguiu avançar no marcador. Fejsa continua um monstro, mas também falhou alguns passes em zonas críticas. Os centrais não estiveram tão bem, permitindo até um avançado sozinho entre eles ganhar algumas bolas. E Nelson Semedo, melhor que em outros jogos, mesmo assim não está ainda entrosado com o Salvio e não dá a estabilidade que a defesa precisa. O Grimaldo está a tornar-se um caso sério, um misto de Leo com Coentrão.

Após derrota para a Eusébio Cup, empate no Campeonato e empate na Champions...foi à 4ª ida à Luz que saímos finalmente com uma vitória!

Que passe rápido esta fase de lesões, mas claramente o que não faltam são opções.
3 pontos. Importantes, como os próximos que temos de conquistar. Deixem os outros cantar de galo e continuar a falar. Não entrem em conversas nem liguem nenhuma a trocas de galhardetes que isso é o jogo sujo que só interessa ao outros. Seguimos líderes, mas é líderes que queremos terminar.

PS - O Pizzi faz tanto mais falta à equipa e dá tanto mais à equipa do lado direito...

4 comentários:

  1. ...poi,é!!!!!!o (SE),é LIXADO.....mas SE,a bola do GREGO logo no 1º minuto( que passou a milímetros do poste)entra......LÁ SE VAI A TUA TEORIA.....SE, calhar dávamos GOLEADA.....

    ResponderEliminar
  2. GOLO DO PIZZI.
    Então o que é um passe deliberado? É um jogador do Braga passar DELIBERADAMENTE a bola a um jogador do Benfica para ele marcar golo à sua equipa?
    Ele há cada um... o deliberado é no sentido de participar na jogada, deliberaddamente, com intenção, como participou o jogador de Braga ao tentar intercetar o passe do grego. Teve intenção de...
    Involuntário é se a bola lhe tocasse ou ressaltasse nele sem particpação da sua parte ativa e deliberada no lance.
    (o Leirós explica isso bem "ressalto ou desvio, fazendo a comparação com o poste e a barra. Ou seja, estão IMÒVEIS" - palavra a memorizar).
    Agora se o jogador bracarense teve azar ou foi um perneta e ao Pizzi saiu a sorte grande, são outros quinhentos.
    Saudaçoes para quase todos e kompensan para alguns
    Augusto

    ResponderEliminar
  3. Resultado enganador....E as grandes defesas do Marafona, não devemos ter visto o mesmo jogo!

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. caríssimo, penso que mencionei todas as ocasiões em que também o Marafona brilhou. Mas não tenho dúvidas de que mais flagrantes até foram as do Braga e caso entrasse um par delas iria ser muito complicado o jogo. Foi uma boa partida, muito aberta, e podia ter caído para qualquer lado uma vez mais. Felizmente vencemos e podemos ter margem para corrigir erros.
      Saudações! #juntos #rumoao36

      Eliminar