sábado, 15 de outubro de 2016

Houve Festa!

Avisei em casa...que ia chegar tarde!
Então mas não é contra uns da 3a divisão?
Isso não quer dizer nada...já tivemos experiências suficientes para saber de antemão o que a casa gasta...e o prolongamento não seria ideia que não me passasse pela cabeça!

Faltou pouco...e tudo terminou tal como no jogo com o Vianense o ano passado! Tirado a papel químico como comentei no Estádio. Dificuldades frente a uma equipa de divisões amadoras...vantagem no marcador anulada...e depois de uns tremeliques...apuramento selado na cabeça de um central de bola parada!

A tarde começou cedo. Saindo do trabalho rumo ao Amazónia e com a Turma ir diretos ao Estoril estacionar encostados à rulote e mal dar pelo tempo passar! Encontrar malta do costume e amigos de longa data! Quando demos conta faltava menos de meia hora para o apito inicial...e já estávamos na palheta ali há 3 horas!

Falou-se como a equipa tem passado pelos testes...sem convencer...mas a safar-se no que importa...vencendo. No que se tem sofrido e até num jogo contra equipas mais acessíveis não tínhamos descanso nem sossego. Constatar que temos 9 jogadores lesionados, dos quais 6 pelo menos seriam titulares...e os outros 3 senão fossem titulares seriam as primeiras opções de banco. E mesmo assim...lá vamos avançando... Dizem que até na televisão o patrão viu que não ficámos a fazer horas extra...mas o que queríamos ver era a bola a rolar e entrar na baliza contrária!

Tardava em acontecer. Tardava em ver bom futebol...e não era apenas culpa das magníficas bandeiras do Topo Encarnado que nos tapava a visibilidade para o relvado muitas vezes...essas faziam o seu papel...lá em baixo no relvado...é que nem por isso.

O onze não trazia surpresas. Poupanças de 3 ou 4 jogadores a juntar aos 9 lesionados. Mas quem entrava tinha mais do que obrigação de dar conta do recado e até mostrar mais do que os restantes pois precisam procurar o seu espaço.

O futebol não era grande coisa. Mas pior ficou com a miserável arbitragem que conseguiu ser pior do que na distrital. Os jogadores do 1º Dezembro (e seus adeptos que merecem elogios) faziam o que podiam...e entre entusiasmo e entrega...iam distribuindo fruta...em demasia.
Não se entende o critério do boi do apito. Mas de certeza que era algo do género...até haver ossos à vista...está aceitável. Caso contrário...3 ou 4 rapazes de sintra tinham ido apanhar o comboio mais cedo...e não seria nada de espantar tal a quantidade de pancada que deram bem para lá da margem das leis... A juntar a isso ainda fiquei com dúvida de um atropelamento ao zé quando cabeceava dentro da área... Mas acabou por depois querer equilibrar as coisas errando também para o outro lado...não expulsando o Ederson na grande penalidade cometida... Quanto ao tempo de desconto, não, não me parece descabido nem exagerado. Foi talvez a única coisa correta que decidiu...errado é o tempo de compensação que normalmente dão noutros jogos e que não compensam coisa nenhuma e só beneficiam o anti-jogo.

Numa primeira parte de pouco interesse...o Tricampeão só fez um remate perto do intervalo...e foi a tal oportunidade que habitualmente o Zé Gomes tem sempre mas que ainda não foi desta que conseguiu acertar no alvo. Cruzamento largo de Eliseu e o puto em boa posição na área penteia a bola...mas o desvio saiu ao lado.

Rapidamente adivinhei a substituição que se aproximava, com a saída do Carrillo para entrada do Guedes...e velocidade subiu substancialmente (e dos pés do rapaz vieram sempre os lances mais perigosos inclusivamente um grande remate). E também acertei no lance e autor do primeiro golo, quando disse que ia dar golo do Danilo e assim foi. Livre indireto que Lisandro não deixou que se perdesse pela linha...meteu no Danilo que simulou, puxou para dentro...entrou na área e rematou por baixo do corpo do redes para se estrear com um golo!

Parecia o que tudo iria começar a sair melhor a partir daí...mas nem por isso. O zé estava sempre sozinho na área. As trocas de bola eram sempre previsíveis e ninguém levantava a cabeça e aproveitava os ameaços de diagonais que Guedes e Zivkovic procuravam fazer. E já com Pizzi em campo para o lugar de Cervi (aí não acertei pois nunca pensei que mantivesse os 2 trincos em campo), acontece teatro...ou filme de terror...mais um dos já habituais brindes que temos dado com fartura...oferecemos a bola a isolar o avançado da casa...o Ederson a não conseguir chegar a tempo e cometer falta para grande penalidade que deu o empate pelos pés do neto do José Águas.
(sim foi o Celis, que novamente fez asneira, sim, ainda não fez nada de jeito, parece um Binya que gostava de ser um Petit, sim, até na Taça da Liga vai ser difícil ter lugar por este andar...mas vejam os jogos anteriores e a quantidade de erros, passes falhados na defesa e brindes que tanta gente ali tem dado para os adversários assustarem as nossas redes...isto tem sido um pagode)

Os rapazes da casa faziam mais do que podiam...e só me deu vontade de rir quando a malta se enervou com o keeper do 1º Dezembro por ter procurado ali queimar uns segundos a queixar-se no relvado (muito, muito, mas muito menos do que fazem todos os da 1ª Liga) e o pessoal gritou que era "uma vergonha". Vergonha? Epa, só faltou gritar que deviam ir para a 3ª divisão...mas calma lá...isso é onde eles estão...querem o quê? Eles coitados estão a fazer o papel deles, a dar conta do recado como podem... Vergonha é quem devia estar a fazer bem mais e não demonstra capacidade ou vontade para tal.

Aí o Benfica procurou aumentar a pressão...e sabia-se que mais cedo ou mais tarde...nem que fosse no prolongamento...havia de voltar a marcar...mas desesperante era ver a facilidade com que passavam o meio campo em contra-ataque e bolas paradas...e a infantilidade com que nos expusemos à humilhação que podia muito bem ter acontecido! Naquele lance em que fui aos arames quando a bola é recebida pelo jogador do 1º Dezembro na linha divisória do meio campo...gritei logo que a falta tem de ser feita logo ali naquele centímetro de relva...mas não...deixa jogar...deixa virar o jogador e...olha...está um gajo completamente isolado do lado contrário e é para lá que vai a bola...o Ederson consegue antecipar-se...mas oferece a bola a outro que também estava isolado e felizmente não tinha pés para meter logo a bola na baliza deserta...e acaba por dar tempo de Zivkovic lá chegar e aí sim cometer falta já perto da nossa área! Tinha sido a morte do artista...e ridícula! B-A-BA do futebol!

Não aproveitaram, e já com Mitro chamado à ação...foi o Eliseu (o campeão europeu está cada vez...maior...!!! lol) quem andou ali a insistir e a ganhar bolas paradas sucessivas. No último lance da partida, o canto de Pizzi (foi talvez o único passe longo que acertou) foi direitinho para a cabeça do Luisão que dessa vez (a única) não ficou preso nos bloqueios defensivos que o impediram sempre de entrar na área nas bolas paradas...e saltou bem mais alto para de cabeça apurar o Benfica para a próxima eliminatória!

Eliseu, Danilo (era quem tinha mais curiosidade de ver jogar e saí convicto de que temos um bom substituto do Fejsa, mas não me convenci de que será possível alternativa para 8) e Zivkovic foram os que mais procuraram aproveitar a oportunidade, juntando-se a Luisão e Guedes nos que saíram com nota positiva.

Tudo acabou bem. E a noite foi de festa...para ambos os lados! Uns apuraram-se como era sua obrigação. Os outros esfalfaram-se e até marcaram ao Tricampeão!
Agora vem a Champions...na Ucrânia...! Jogo decisivo para não ficarmos sem viagens ao estrangeiro em Fevereiro!

PS - O hóquei está a correr tão bem...estamos tão perto...

Sem comentários:

Enviar um comentário