quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Centésima vitória, com grande moldura humana.

Ontem o Benfica, com a vitória sobre o Dínamo Kiev por 1-0, atingiu a 100.ª vitória na Liga dos Campeões e Taça dos Campeões Europeus. Mantemos o sétimo lugar na lista de clubes com mais vitórias na principal prova da UEFA, a 16 vitórias do 6.º lugar, ocupado pela Juventus, e com mais 7 do que os tripeiros, que é o 8.º.

Para assistir a esta vitória estava uma excelente casa. Apesar da bancada Coca-Cola estar encerrada, com a exceção da zona reservada aos adeptos ucranianos, as restantes bancadas estavam bem preenchidas e acabaram por ser 51641 alminhas a ver um bom jogo da Liga dos Campeões.

Digo apenas "bom jogo", porque acho que não foi daquelas noite europeias que nos vamos lembrar daqui a uns anos. A primeira parte foi um verdadeiro jogo da paciência, muito por mérito do Dinamo de Kiev, que condicionou o Benfica com um bloco coeso e subido no terreno. O meio-campo estava com muita gente e desta forma os ucranianos conseguiam o que queriam. Via-se muitas vezes o Pizzi em zonas do terreno normalmente ocupadas pelo Fejsa, pois mais à frente havia "gente que nunca mais acabava". O jogo foi muito duro, com todos os defesa do Dímano a ficarem amarelados no final do jogo.

O Benfica comandava o jogo, sem grandes oportunidades, apenas com Luisão de cabeça muito por cima aos 10' e o Grimaldo aos 22' de cabeça (?), depois duma boa jogada de Pizzi e Sálvio (com receção e passe como só ele sabe).

O bloco defensivo do Benfica também estava muito subido, o que fazia com o Dínamo ficasse em fora de jogo muitas vezes, pois tentavam repetidamente colocar a bola atrás das costas dos nossos defesas. Mas aos 35' o Lindelof fez borrada no meio-campo e permite um contra-ataque, com o Derlis González (lembram-se dele?) a sentar Luisão e a ver o sueco a emendar o erro e intercetar o remate. Os ucranianos animaram-se e cresceram um pouco criando mais duas situações de perigo.



Em cima do intervalo, na marcação de um livre por Pizzi, o capitão Luisão foi agarrado pelo croata Vida, e o árbitro não teve dúvidas em marcar grande penalidade. Tal como em Kiev o argentino Sálvio marcou o penalty e colocou o Benfica na frente. Foi golo é verdade, mas odeio estes penalties marcados para o meio. Nada como um pontapé, com força, para o cantinho!





O Benfica entrou melhor na 2ª parte, pois tinha mais espaço, mas o grego Mitroglou teve uma noite para esquecer, falhando diversas oportunidades 

O menino Gonçalo Guedes voltou a fazer um bom jogo, sempre com muita entrega e aos 54' manda um bomba à trave da baliza do ucraniano. Começam a confirmar-se as comparações ao brasileiro Isaías! O redes ficou tão atordoado que depois da bola subir, subir, subir, ele ao tentar agarrar quase que a colocava lá dentro, mas desta vez bateu no poste.

O Benfica estava por cima do jogo, mas faltava o 2º golo para sentenciar o resultado, mas a saída por lesão de Fejsa, aos 57', abanou a equipa. Todos sabem a importância do sérvio! Os ucranianos reagiram e o Ederson fez asneira, ou mesmo m...a para dizer a verdade. Sem ninguém perceber porquê sai aos pés de Derlis Gonzáleze e cometeu grande penalidade. O penalty é duvidoso e é um misto de estupidez do brasileiro e de inteligência do paraguaio, mas o redes "pôs-se a jeito". Lá se redimiu e defendeu o remate do Júnior Moraes (irmão do conhecido Bruno Moraes, que andou pelo Porto, Setúbal e outros clubes em Portugal).

Até ao final nada a acrescentar, pois o Rui Vitória, lembrando-se do jogo com o Besiktas, colocou o André Almeida ao lado do Samaris, que tinha substituído o Fejsa, para segurar o resultado.

Podem ver o resumo aqui:

E agora já sabem "Domingo é para ganhar!".


2 comentários:

  1. Centésima!!??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não entendo a dúvida, mas deixo aqui um link para ver toda a estatística do Benfica.
      http://www.zerozero.pt/team_compets.php?id=4

      Ontem foi a 100ª vitória do Benfica na Liga dos Campeões (anteriormente Taça dos Clubes Campeões Europeus).

      Eliminar