domingo, 15 de janeiro de 2017

Afinal ainda não tinha terminado...

Foi uma verdadeira sexta-feira 13...com muita coisa a correr mal...
Mas pensávamos que já tinha terminado...
Afinal teve prolongamento! Bem doloroso.

Em tarde de festa, com 58 mil na Luz numa tarde de sábado à luz do dia! A caminho do estádio comentava que é dos jogos que mais receio tenho.
Até eu, típico pessimista, estava com estranha sensação de confiança e de que realmente estamos em maré de que tudo acaba por correr bem.
E é quando isso acontece...que por vezes se dão as surpresas.

Por muitos prognósticos que se pudessem fazer...a verdade é que nada disto se conseguia prever.

O mister resolveu inventar. O Guedes, depois de ter mostrado pontaria em Guimarães, resolveu dois golos cantados falhar. E depois em 20 minutos, dos maiores escândalos do nosso futebol tivemos de comer e calar. Não me recordo de alguma vez ter visto 3 golos ilegais surgirem no marcador. E isso é difícil de conseguir compreender. Mesmo assim, revoltados contra esta vergonhosa arbitragem que mais uma vez consegue responder ao apelo da coação que tem sido feita para forçar o regresso aos anos 90...nós nos preocupamos com o que a nossa equipa deveria ter feito melhor.

A falta sobre o Rafa é claríssima. Mas é inadmissível como é que o Ederson monta a barreira e permite que uma vez mais sejam jogadores deles, sem oposição a decidir onde o nosso keeper vai ter de ficar para ver a bola a partir.
A falta sobre o Almeida existe e só assim o avançado salta mais alto. Mas deixámos o Boavista subir e voltámos a cometer faltas junto à área, onde não devia ter sido dado tanto espaço ao avançado.
Por fim, há fora-de-jogo no lance do terceiro golo. Mas o Lindelof não pode ficar parado a pedir à bandeira para subir, e se tivesse reagido de imediato tinha intercetado o passe para o gajo que empurrou para a baliza deserta.

E foi assim, que, sem se perceber o que estava a acontecer...em tarde de levar muitas crianças e família toda à bola...que alguém se enganou no comando e meteu no canal errado!
Parecia aquelas notícias que falam num aeroporto ou centro comercial qualquer em que no ecrã gigante estava a passar um filme pornográfico por engano...e desta vez...éramos nós que estávamos a ser..."comidos"!

Entre o estado de incrédulo e agoniado. Entre a revolta e a esperança... Pior era ouvir dois atrasados mentais a dizer que se perdiam hoje nunca mais lá voltavam... Bem vistas as coisas, teria sido a única coisa boa se realmente não tivéssemos pontuado ontem à tarde.

Não adianta muito tentar perceber porque o Mitro não jogou de início e qual era o raio de ideia que o Rui Vitória tinha na cabeça...todos exclamaram e se interrogaram quando viram o onze...mas imaginem agora que antes do descalabro...o Guedes tinha metido aquelas duas oportunidades dentro da baliza?! Ah, pois...afinal o mister teria sido um génio... Aconteceu o oposto...e tudo estava mal. Sem dúvida, agora é mesmo preciso mudar. Já!

Era preciso mudar, e finalmente o mister acordou. Foi estranho tirar o Rafa em vez do Salvio ou do Guedes, mas o Mitroglou tinha de entrar de imediato. Talvez por o Salvio estar mais por dentro do esquema tático se compreenda. Mas entre Guedes ou Rafa, apesar do Rafa não andar a corresponder como devia, atendendo ao que se passou, diria-se agora que a opção foi errada. Mas era preciso era o Mitro entrar. E entrou...e marcou.

Até a intervalo, inacreditável como tivemos outras duas oportunidades...mas também não as aproveitámos. Como é possível o Almeida isolado e com colegas ao lado não conseguiu marcar...e depois o Pizzi numa grande jogada com Mitro remata já na área com o keeper pregado ao chão...mas ao lado!!!

O regresso do balneário trouxe mudança drástica. Almeida foi para central. Luisão ficou no banco e entrou o melhor jogador da equipa. Sim, esse podem matutar à vontade. Mas por muita volta que dê à cabeça não entendo como é possível o Cervi não ser titular. É o melhor jogador da equipa. Não pode ficar no banco. Foi sacrificado a lateral esquerdo, e teve de fazer 45 minutos de todo o terreno. Defendeu, cruzou, fintou. Sofreu o penalty que Jonas converteu. É impressionante este miúdo. Não consigo compreender como é possível ficar no banco num jogo destes, mas enfim.

Faltava um para meter tudo à estaca zero. Saiu finalmente Guedes e entrou Zivkovic que apesar de não ter estado muito fulgurante, fez a jogada e cruzou para o empate.
Todos os golos partiram dos que vieram do banco.

Mais ou menos no mesmo espaço de tempo que sofremos 3...igualámos. Estava feito o que parecia ser o mais difícil. Mas não. Nos restantes 25 minutos...não tivemos força nem inteligência para recuperar o que nos roubaram.
A equipa estava toda partida. Já não dava para mais uma substituição que teria sido fundamental, dado que Salvio era uma peça a menos. Um ou dois lances quase deram, mas Salvio e Jonas desaproveitaram. E nas bolas paradas não tínhamos ninguém que sacasse o coelho da cartola.

Ederson ainda teve de fazer a defesa da noite para evitar o pesadelo maior, e não adianta falar da atitude dos jogadores do Boavista que tentaram aguentar a avalanche. Fizeram o papel deles, se o boi do apito permitiu...

Jonas não fez um bom jogo. Pizzi não esteve nos melhores dias. Salvio não esteve em campo. Guedes falhou aqueles dois golos que teriam dado outra história. E sofremos 3 golos ilegais. Assim não é fácil. E sabíamos que a equipa não resiste a tudo. Não sabíamos era que seria preciso tanto para nos travar.
Custou imenso. Sei que isto não vai afetar a equipa. Tenho a certeza, pois souberam responder e sentiram que fizeram e o público também respondeu. Mas custou demasiado.

Infelizmente os pategos que tanto praguejaram vão lá voltar, bem como os que saíram antes do jogo terminar. Infelizmente perdemos 2 pontos e o polvo estão a conseguir reanimar. Mas infelizmente para eles, temos equipa para responder dentro de campo, não repetir erros que sejam difíceis ou impossível de remediar.
E 4a feira, vamos lá voltar!

1 comentário:

  1. Há uma coisa que me aflige e não vejo explicação.
    É ver os nossos jogadores correrem, centrarem, rematarem, sempre de olhos no chão. Então a bola perde-se contra os defesas, vai ter com o guarda-redes, sai para onde não está ninguém, tantas vezes com um ou mais companheiros em melhores condições.
    Isto repete-se tantas vezes que me parece impossível não ser reparado e corrigido pela equipa técnica!

    ResponderEliminar