segunda-feira, 12 de junho de 2017

Bom ou mau negócio?

A saída de Lindelöf (35 milhões de euros, mais 10 por objetivos) levou as vendas da SAD encarnada só nos últimos seis meses (desde 1 de janeiro) a ultrapassar os 100 milhões de euros. 
Até agora, e apenas contabilizando os negócios de monta, o valor das transferências ascende a 120 milhões de euros e falamos em apenas quatro jogadores: 
Gonçalo Guedes (30 milhões), Hélder Costa (15), Ederson (40) e o dito Lindelöf (35). 
Sendo verdade que os valores pagos pelos novos clubes não rumam na totalidade aos cofres da Luz – existem mais-valias nos casos de Ederson e Lindelöf –, os montantes ainda podem disparar se os objetivos forem alcançados.

É sempre difícil dizer se são bons ou maus negócios. E é bom não esquecer que estamos a falar de números que nem sonhamos realmente o que são...pois é uma realidade bem diferente da que nós adeptos sequer sonhamos.

Na minha opinião, o Guedes e o Hélder foram bons negócios.
O Hélder, tal como o Cavaleiro, foi um bom negócio. Mesmo o André Gomes também não foi um mau negócio na altura, dado que muitos o criticavam (como agora é na catalunha) e a juntar à venda asseguraram percentagem de mais valia que recentemente nos pingou.
Já a venda do Bernardo, essa logo na altura se sentiu que não tinha sido bem conseguida, precisamente por não teremos assegurado essa percentagem de pelo menos 15% do futuro.
O Guedes talvez pudesse ter ficado até final da época, estava a ser fundamental para a equipa e por esse valor seria também vendido agora no Verão. Tiveram receio de se desvalorizar ao ser relegado para o banco e acabou por correr bem o resto da época, sendo que na verdade em Paris pouco jogou.

Já quanto às mexidas deste defeso, o central sueco estava à espera que a bitola fossem os 40M que é o que ele vale e acredito que há condições para o substituir. Ficou pelos 35M+objetivos, sendo que por ninguém saber que objetivos são, a diferença entre ser um bom ou um muito bom negócio estará na possibilidade de os atingir ou serem utópicos.

Por falar ainda em objetivos, relembro os que ficaram definidos na venda do Renato para Munique...é que se ele sair do Bayern...provavelmente já não veremos mais dinheiro nenhum...e isso é algo que devia ficar sempre salvaguardado nestas vendas, pois caso contrário, para não terem de pagar mais por objetivos que até seriam "fáceis de atingir" como disse o LFV...se o vendem logo, ficamos a arder.

Mas até ver é a saída do Ederson pontapé canhão que mais dor de cabeça dá para ver um substituto à altura...e pagar como dizem mais de 10M por um outro keeper...dá que pensar se não valia a pena ter mas é ficado com o mesmo. Aquela venda que mesmo assim, apesar de ter sido por um valor praticamente irrecusável, mais custa neste momento é a do Ederson, mas por haver percentagem que o superagente detinha, era impossível impedir aquele encaixe, e isso é um preço a pagar por conseguir negócios pelo Mendes.

Mais se seguirão. Esperamos que a bitola agora que já foram conseguidos alguns encaixes consideráveis...dispare...e assim trave mais saídas.
Nélson Semedo é aquele que poderá ainda estar na calha, mas menos que 45-50M é para recusar.
Pizzi, Jonas, Fejsa e Grimaldo são intocáveis.

Para amealhar mais algum, é vender um dos extremos, apontando para 25M pelo Carrillo.

Sem comentários:

Enviar um comentário