sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Sentimento estranho…

Na Holanda, o jogo entre Feyenoord e Vitesse teve um dos momentos mais dolorosos…e não éramos nós que estávamos na bancada.
O Feyenoord marca o 2-0. Os adeptos explodem de emoção. Segundos depois…o árbitro recebe indicação do vídeo em como tinha havido grande penalidade na jogada anterior. Invalida o golo…e assinala penalty contra a equipa que marcou. Dá empate.
Ontem na Luz…sentimento estranho. Ficamos sempre desconfiados quando a bola abana as redes…será que podemos mesmo explodir…será que podemos mesmo festejar…? Ou convém pedir um kit-kat e esperar que dêem autorização?
Não há nada como aquela milésima de segundo após a bola entrar na baliza! Ou pelo menos…não havia. Agora…é estranho. No mínimo. Pelo menos até nos habituarmos talvez…mas nunca mais será o mesmo.

Infelizmente o vídeo-árbitro está longe de melhorar o futebol. Principalmente porque o quiseram implementar à pressa por causa de favores parolos.

Em 2 dias vimos como o Benfica B perde aos 93 minutos com um penalty inexistente e como o Real volta a conquistar um troféu graças a um erro de arbitragem. Em ambos não havia vídeo. E se houvesse? Não temos garantias de que isso fosse diferente.
Infelizmente, com o vídeo-árbitro ficou um penalty por marcar no Jamor a favor do Benfica, infelizmente o Aves viu ficar por marcar um penalty frente aos lagartos no domingo, infelizmente na Luz ficou por marcar um penalty a favor do Benfica e uma falta sobre a linha de área do Braga por assinalar em lance que viria a dar golo anulado ao Braga.
E o que decidir quando um lance de ataque é anulado por o fiscal de linha levantar a bandeirola e o guarda-redes ou defesa já não se faz ao lance mas o avançado atirar a bola para o fundo da baliza? Se o vídeo-árbitro disser que o avançado estava em posição regular é validado um golo quando a defesa parou por ver ação do elemento da equipa de arbitragem a dizer que ele estava adiantado?

Vai conseguir remediar 1 ou outro erro ocasionalmente, mas infelizmente o pior continua a ser a (in)capacidade de decisão que cada vez é mais medrosa e agora se esconde atrás de um auricular. Os condicionamentos de jogo com as faltinhas a meio campo e aquelas cuja interpretação têm forma diferente se forem cometidas dentro ou fora da área. Os castigos disciplinares (cartões) sem critério. Até as saídas de bola de dentro das 4 linhas. O anti-jogo. Tudo isso é que adultera o futebol mas continua a ser permitido. Quanto mais os lances polémicos que continuam claramente a haver e gerar discussão e apenas tiram agora é aquele momento de…explosão!


Infelizmente…para melhorar a verdade desportiva no futebol…é preciso ter a inteligência de como o fazer para realmente isso acontecer…sem o estragar. Futebol é paixão.

Sem comentários:

Enviar um comentário