sexta-feira, 13 de julho de 2018

Foi quem fez por isso!


O primeiro teste da pré época teve no onze quem fez por merecer essa oportunidade.
Quem assistiu ao treino aberto na Luz facilmente deu conta disso.
Praticamente todo o onze tinha comentado nessa manhã que seria a equipa provável a entrar em campo face ao que tinha visto no treino. A única diferença foi a escolha de Rafa em vez de Cervi (que entrou na segunda parte e foi dos que mais mexeu com o jogo sem dúvida alguma).
Dos destaques, Svilar na baliza, já tinha sido quem mais se empenhou no treino e está a tentar lutar pelo lugar que Vlacho tem de justificar.
Conti e Lema tentaram ambos (um em cada parte) não se limitar a destruir jogo, ou jogar para o lado. Se Conti foi mais certinho a defender, já o Lema acertou nos ferros. Conti vai na frente, e ter Jardel ao lado trás vantagens. O capitão da primeira parte fez a diferença com 2 golos de cabeça.
Fejsa nem precisou de se mostrar no jogo. Mas não é por o lugar ser claramente dele que não foi o jogador que mais se destacou no treino. Os colegas fartaram-se de gritar “que era apenas um treino” para ver se ele abrandava o ritmo e deixava passar algumas bolas.
Gedson tem tudo para poder seguir o caminho de Renato Sanches…mas desta vez com cabeça no lugar. Tem o pulmão e visão de box-to-box, sabendo posicionar defensivamente e sair a jogar. Ali tem Krovi e Pizzi como principais concorrentes, mas em meio campo a 3 tem tudo para poder ser muita vez opção e crescer muito, e aproveitar que o Krovi só em Outubro vai aparecer na melhor forma (por falar no croata, também não era preciso exagerar no treino a tremenda ovação de pé que recebeu com dupla volta olímpica ao relvado, já sendo elevado ao patamar de novo Mantorras, mas ok, rápida recuperação, rapaz).
Pizzi vai seguramente fazer melhor época do que o ano passado e já no treino foi o pivot de construção e que apareceu muitas vezes na área. Tem tudo na cabeça, só precisa de que desta vez não haja contratos a voar, milhões a pairar lá longe, e forma física mal preparada. Acredito que vai começar a época em bom plano.
João Félix é o sonho de qualquer Benfiquista ver o novo menino de ouro a brilhar de águia ao peito, conquistar muitos títulos antes de voar muito alto. Precisa de ter um acompanhamento personalizado para estar mentalmente forte e muito trabalho de ginásio para aguentar paulada que vai começar a levar dos velhos. Tens os olhos postos nele. Pode bem aproveitar para ser o segundo avançado da equipa, jogando atrás do ponta-de-lança. Não aproveitou totalmente a primeira oportunidade, mas merece nova chamada, desta vez atrás do Jonas. Viu-se várias vezes a pegar na bola e querer desequilibrar, e quando não corria como pretendia, era o puto quem começava a procurar explicar aos colegas o que pretendia fazer e como queria que se movimentassem para jogar com ele na jogada seguinte.
Castillo está a ganhar terreno ao Ferreyra. O argentino veio com rótulo de craque para ser goleador titular, mas até agora, tanto no treino como no jogo, deixou muito a desejar, mostrando pouca intensidade e pouco acerto, tendo a particularidade de ter jogado ao lado do Jonas na 2ª parte, o que tinha obrigatoriamente de ser uma vantagem, que não aproveitou. Já o chileno, fez golos para todos os gostos no treino e picou o ponto no jogo, marcando o primeiro golo da época deste Benfica em esquema de 4-3-3 como único ponta-de-lança na frente.
Na luta por um lugar na ala, tanto Rafa como Cervi (o argentino com maior destaque no treino) estão a entrar bem na pré época, aproveitando a ausência de Salvio e Zivkovic e sem ainda ter de se preocupar com os mais novitos Willock, Heri,
O Yuri tem as características para poder ser o Almeidinhos da esquerda. Atinado, empenhado, sem brilhantismos. Vai dar para as encomendas sempre que for chamado, mas a uma boa distância do que tem de ser o titularíssimo.
E se o Keaton Parks fez mais do mesmo e sinceramente não é jogador que tenha visto conseguir merecer outros voos, agora quem está na moda é o Alfa Semedo. Só não sei se será uma moda como foi o Felipe Pogba Augusto, ou vai sair dali alguma coisa de jeito. Esguio, afoito, apareceu muitas vezes à entrada da área e com ganas de bola…mas poucos repararam que foi precisamente por andar desposicionado na 2ª parte, que os sérvios finalmente conseguiram criar um pouco mais de perigo e aproveitaram os espaços para chegar à nossa área (valeu André Ferreira na melhor oportunidade de golo que tiveram, mas aí já era Chiquinho quem estava no seu lugar). Ainda não vi nada que parecesse ser melhor ou mesmo ao nível do Pêpe Rodrigues ou Samaris. Sendo uma aposta clara para valorizar, terá seguramente muitas oportunidades para jogar (como teve o Pogba Augusto), mas atenção…que essa fixação e entusiasmo cego não nos custe um arranque de temporada em falso como aconteceu o ano passado por teimosia e que depois seja tarde demais.
Por fim, o mais “inteligente” de todos. Chiquinho. Sabe perfeitamente que não ficará no plantel. Teve a oportunidade de marcar um golo pelo Benfica, com bigodito e tudo, para mais tarde contar aos netos. Não se fez de rogado e pediu para bater um dos penalties. Eu faria o mesmo.
3 a zero com que se chegou ao intervalo, não mais se alterou.
Continuamos a aguardar por um defesa direito de topo para poder estar mais descansados e iniciar a época nas melhores condições.
Hoje decide-se a entrega do Torneio do Sado, frente ao Setúbal, que também venceu os sérvios, por 2-1. É a feijões, mas mesmo assim é pra ganhar , e não venham dizer que 6a feira 13 dá azar!
E depois está na calha o primeiro corte no grupo, juntando-se os internacionais nos seus lugares, para seguir viagem para os compromissos amigáveis lá fora.

PS – Bastou a Juventus ter na agenda um desafio com o Maior de Portugal, para se lembrar do pesadelo que foi terem sido eliminados há uns anos na Liga Europa…e dessa forma serem forçados a ir buscar reforços de peso para poder tentar estar ao nosso nível, apresentando um dos melhores do Mundo (Cancelo)…e o filho da D.Dolores.
:)

3 comentários:

  1. Concordo com o PS. Não podem ver nada, são uns invejosos!!

    ResponderEliminar
  2. Enfim, tudo mal. O Alfa já nem sequer estava em campo quando os sérvios tiveram aquelas oportunidades.
    mfl

    ResponderEliminar
  3. Na minha opinião Keaton Parks esteve bem. Jogou a 8 e depois a 6 quando entrou Chiquinho, sempre seguro jogou simples. Bom jogador.

    ResponderEliminar