terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Em alta rodagem, mas por pouco...

Foi o jogo ideal. O adversário ideal. No momento ideal.

Depois da eliminatória europeia e em vésperas do clássico no dragay, receber o Chaves e conseguir dominar e controlar o jogo e o resultado foi o melhor que podíamos ter na noite de ontem.

A equipa continua em alta rodagem, mas por pouco os 3 pontos, exibição e moral não vieram abaixo por causa de um cartão amarelo...que deu rumores de castigo.

E começando por aí, fiquei incomodado confesso...e muito confuso, quando em redor todos comentam que na rádio dão a confirmação de que Jonas está fora do clássico por um amarelo patético (mais um dos muitos que está constantemente a expor-se, por jovem inconsciente que ainda é). Tinha estado ontem ao almoço a ler sobre quem estava em risco, e apenas lá constava o Cervi, daí que não entendia como era possível aquilo ser verdade. Certo é que víamos o Jonas descontrolado e desmoralizado em campo depois daquele lance, e no final também a ser consolado por todos os colegas... Aparentemente, toda a gente tinha dúvidas. Aparentemente, a contagem não estava certa e o que tinha lido ontem é que valia: Jonas não estava em risco e vai poder estar disponível para ajudar a equipa na próxima jornada. Mas alguém tem de lhe meter juízo naquela cabeça. Foi preciso o Félix ir puxá-lo da confusão!!!

Enfim...tudo está bem quando acaba bem.
Mas até começou uns furos abaixo. Um jogo tardíssimo, também a equipa tardou a entrar com o seu futebol. Foi um primeiro quarto de hora de jogo muito fraco, cheio de balões para a frente, sem ligação entre setores, com pouco entrosamento e a estratégia do Chaves de queimar tempo a causar irritação ainda íamos nos 10 minutos de jogo. Só que o Chaves...é muito fraquinho mesmo. Bastava olhar para o setor da bancada visitante e constatar que o ano passado veio quase a cidade inteira e desta vez estava completamente vazia aquela curva. Ser 2ª feira àquela hora não ajuda...mas repito, vazia. O futebol da equipa é reflexo disso mesmo e víamos como o autocarro era em 2ª mão e com peças que não encaixavam no conjunto. Estranhamente, nós perdemos 2 pontos em Chaves.

Ontem isso não aconteceu, mas foi preciso um momento de sorte à mistura, com um golo à matraquilhos para mudar o rumo do jogo. Félix, que esteve nos 4 golos da equipa, tem um receção de uma bola que parecia estar perdida, tenta assistir, mas a bola fica a fazer pinball entre os defesas e sobra para Rafa marcar de baliza aberta.
Antes já o Chaves tinha tido a única oportunidade de golo, mas o cabeceamento saiu fraco em zona letal, ao qual respondeu o Rafa também de cabeça.
Novamente Rafa, desperdiçou a melhor jogada do encontro, recebendo o cruzamento à boca da baliza mas atirando por cima inacreditavelmente.

Samaris cumpria a central (Conti nem ao banco foi) e até fazia sentido estar em campo, pois jogava mais a médio do que defesa, face ao posicionamento do adversário. Florentino estava sempre em cima do detentor da bola para recuperação rápida. Corchia procurou subir no terreno e não falhou na chamada ao onze.

A partir do golo, o Benfica começou a trocar a bola de forma impressionante. E as recuperações de bola no meio campo contrário eram uma delícia. Estava a sentir-se que iam sair mais golos a qualquer momento, e Seferovic lançou o Félix para a 2 tempos aumentar a contagem.

Antes do intervalo, Gabriel, que continua a surpreender com a qualidade de passe e intensidade na busca da bola (e ainda demonstrou uma personalidade e profissionalismo exemplar depois do que o mister confessou no final sobre a situação pessoal dele, revelando o espírito de grupo que ali está formado), tem uma receção fora de série, a bola fica em Félix que devolve de calcanhar para o médio brasileiro de primeira desmarcar Seferovic...corre...e golo!!!!!!!! Maravilhoso.

O segundo tempo ia trazer uma maior tranquilidade e gestão da equipa, mas víamos a vontade de jogar à bola, marcando rapidamente faltas para reatar o jogo e procurar mais golos.

Houve oportunidades suficientes para o fazer. Félix e Pizzi (2 vezes com o keeper dos flavienses a fazer grande defesa). Grimaldo também tem um disparo que dava um golaço mas o keeper voltou a fazer uma parada fabulosa.
E foi já com Jonas e Jota (finalmente estreia pela equipa principal) em campo que vimos um golo na baliza Grande. Tino mete no jogo interior de Félix que antes de receber já sabe para onde vai tentar tocar a bola, isola Jonas que a dois tempos marca o seu golito para resfriar a cabeça e apontar para o próximo objetivo!

Nota ainda para o Penalty que é claríssimo. Não entendo como depois de consultar o VAR não foi marcado. Mas enfim, nada de novo.

Jogo agradável. Resultado animador. Vamos à luta!
O grupo está forte e unido. A braçadeira de capitão mostra que não há apenas uma voz! Pizzi e Samaris foram quem a usaram esta noite com orgulho!

Sábado o jogo é importantíssimo. Vamos com a rodagem em alta. Vamos embalados, mas até lá é a subir e tem muitos buracos no caminho, por isso não vai ser nada fácil. Prevejo um ambiente de violência e hostilidade, com picardias e casos a tentar desestabilizar os mais novos e travar o nosso futebol, mas estamos num dos melhores momentos possíveis para preparar um jogo destes. Temos Jardel, Fejsa e Salvio ausentes. Do outro lado estarão a recuperar Danilo, Marega e Brahimi. Regressam Ferro e Almeida de castigo. E contas feitas, temos mais 1 dia de descanso, recuperação e preparação do jogo do que os andrades que hoje têm encontro marcado com o Braga, para a Taça de Portugal. Estamos a 1 ponto. Chegou a hora de passar para a frente! Sabemos jogar. Falta saber pensar no jogo e executar.

Sem comentários:

Enviar um comentário