quinta-feira, 11 de julho de 2019

Fica na História

Ontem custou muito ver terminar a carreira de um craque que tocou o céu.
Tudo o que conquistou dentro e fora de campo e até pelo percurso de como chegou, tornou Jonas uma lenda da História do Maior de Portugal
Vi e vivi Rui Costa e João Vieira Pinto! Até Simão Sabrosa...
E ainda nomes como Cardozo, Luisão (custa-me como não teve direito a uma despedida em condições o Capitão) e Aimar.
Jonas conseguiu, mesmo longe do que sempre será Eusébio, chegar ao patamar de Rui Costa e JVP, como ídolo dos adeptos...mas logrando conquistar e juntar sucessos desportivos a tudo o que fez em campo. Coletivamente e individualmente. E isso...dá outros sonhos naturalmente.

A despedida só não foi perfeita, por só perto da hora de jogo as bancadas ficaram vestidas de gala...e à hora da homenagem ainda estava tudo a caminho. Tudo porque, como tinha dito, só tardiamente, na véspera à noite, anunciaram que ia haver despedida e homenagem e a maioria já tinha organizado as agendas para estar na Luz às 20h30 e não às 19h30. Mesmo assim, no momento em que se despediu dos relvados, tinha 56 mil nas bancadas! Assim sim, dá gosto de ver um jogo como deve ser sempre na Luz, mesmo um amigável de pré época...e isso se deve à inteligente política do pack Red Pass deste ano.

Quem também ficou na História...foi o primeiro jogador a assistir o Pistolas para o primeiro golo na sua estreia de manto sagrado vestido...para os mais distraídos...esse craque foi o Ola John, que cruzou de bandeja para se dar início ao lindo percurso goleador do Jonas ao serviço do Benfica! Curioso, não é? E logo ali se viu o que era este símbolo e o que podia vir a ser...marcou e apontou e deu todo o mérito...ao colega que o serviu. Por isso se viu estes dias o carinho, respeito e admiração que todos têm mostrado pelo craque que deu brilho ao futebol nestes anos que tivemos o privilégio de desfrutar.

Ontem, a apresentação de muita malta foi o arranque para o trabalho. E dos apontamentos possíveis de tirar...
Cádiz, se todos esperávamos que fosse mais uma das habituais compras que nunca ninguém entende, acabou por se lesionar antes de sequer poder contrariar a bancada.
Chiquinho, falhou e marcou, mas acima de tudo parece ser um dos reforços principais do plantel pela polivalência que tem, podendo jogar atrás do ponta de lança como 10 e também sendo a principal alternativa a Pizzi como interior direito.
Tiago Dantas, recebeu o testemunho de peso, entrando para o lugar de Jonas, mas ainda é cedo para assumir essa responsabilidade. Tem características mais de criação do que de concretização, mas parece estar talhado para trabalhar outros voos bem altos. Acabou por se encostar à linha mas como falso extremo.
Salvio, sem concorrência (o nigeriano não entendo o que lá está ainda a fazer pois tem de ser rapidamente emprestado para jogar a época inteira e poder recuperar o tempo perdido de um ano lesionado e não pode ficar sentado no banco) a Almeidinhos e com o vice capitão lesionado, foi o argentino quem surgiu a lateral direito, posição que já tinha cumprido na seleção numa tática de 5 defesas...mas a verdade é que até foi dos melhores em campo, usando a sua valência atacante, mas ainda precisando de compensar bem as tarefas defensivas. A verdade é que com Grimaldo do lado esquerdo (que diga-se de passagem foi dos mais em baixo de forma ontem), que já é habitualmente deficitário a defender por ser muito tendencialmente atacante, ter Salvio como seta para subir do lado contrário é capaz de expor demasiado a defesa... A seguir.
Nuno Tavares, dos putos que mais e melhor aproveitaram. Era dos que tinha mais curiosidade e cumpriu. Boa alternativa ao Grimaldo e que se o espanhol se distrai, pode ficar com o lugar em risco não muito tarde... Temos um Nelson Semedo canhoto.
Taarabt será o jogador que pode ser o joker desta época. Está a ser aposta para segundo avançado e está a fazer pela vida, mas precisa de golo para ver se explode.
Caio, o brinca na areia da equipa, faz lembrar o Quaresma. É a alternativa ideal ao Rafa, com técnica acima da média, desequilibra e rompe defesas, podendo servir para muitos golos.
Odysseas não tem concorrência no plantel.
Por fim, Raúl, ainda receio que tenha demasiados tiques de vedeta e preocupação com o visual. Tem potencial. Remata de onde quer que seja. Mas não tem nada a ver com o estilo de jogo da equipa ainda. Está vocacionado para ter de ser ele a resolver e ser o único com potencial na frente, e aqui tem de se habituar que há malta em redor, aprendendo a procurar espaços entre linhas, arrastar defesas para abrir caminho para colegas, tabelinhas, progressão em equipa. A ver vamos com quem melhor se pode conciliar. Mas para já, o estilo de jogo dele, é mais parecido com Castillo. É para o lugar do chileno que vem o RDT. Não é para o lugar de Jonas. Esse, ainda está vago. Há um ano tínhamos Ferreyra (e para o lugar dele vem Cádiz, a léguas do Ferreyra a todos os níveis), Castillo (e para o seu lugar vem RDT, à partida um upgrade, mas tem a palavra o espanhol), Seferovic (que esperamos que seja o bom que renasceu na época passada e com menos oportunidade falhadas), e Jonas.
Havia ainda um puto na equipa B a nascer...que passou um ano a sorver ensinamentos de Jonas e era o predestinado para substituir o Pistolas na sua reforma...mas foi embora e com ele levou todos o testemunho.
É para o lugar de Jonas que continua a faltar alguém de qualidade acima da média. E ainda se aguarda retoque de opção para a lateral.

Sábado há mais!

Sem comentários:

Enviar um comentário