domingo, 15 de dezembro de 2019

Afinal o que é que mudou?

A melhoria na equipa é evidente e não é coincidência o facto de ter sido o mesmo onze pelo 3º jogo consecutivo.

Como é normal no treinador Bruno Lage, não gostou de se focar em algumas trocas de jogadores ou alterações táticas.

Acabou por dizer que «O que mais contribuiu foi a substituição do relvado. Agora há menos desgaste e mais qualidade de jogo. Tivemos a possibilidade de trocar de relvado e em dez dias ter um tapete novo. É ver os jogos que fizemos a partir dai.»

No jogo de ontem contra o Famalicão, num impressionante 3º lugar no campeonato, jogaram:

Titulares: Vlachodimos, Tomás Tavares, Rúben Dias, Ferro, Grimaldo, Pizzi, Gabriel, Adel Taarabt, Cervi, Chiquinho, Carlos Vinícius

Suplentes: Zlobin, Caio Lucas (85' para o lugar do Chiquinho), Seferovic (69' para o lugar do Carlos Vinícius), Samaris, Jardel, Nuno Tavares e Jota (79' para o lugar do Cervi)

Golos de Carlos Vinícius 39', Pizzi 48', Pizzi 63' e Caio Lucas 89'.

O plantel está quase na máxima força, com apenas 3 jogadores indisponíveis: Rafa (desinserção do tendão médio adutor, à esquerda), David Tavares (lesão muscular na face anterior da coxa esquerda) e André Almeida (lesão muscular na face posterior da coxa esquerda). Destes só o Rafa estava a jogar com frequência, pois o André Almeida desde o início da época tem estava a entrar e a sair da equipa.

Julgo que o segredo está na escolha que agora o treinador tem, pois já estiveram muito jogadores lesionados o que limitou em diversas ocasões as opções a tomar, bem como a adaptação de alguns jogadores, nomeadamente o Carlos Vinícius ou o Chiquinho.

A alteração do meio campo também foi fundamental, com a colocação do Gabriel e do Taarabt a jogar juntos, dispensando um médio defensivo mais tradiocional, apesar de haver 3 no plantel (Florentino, Samris e Fejsa).

Para finalizar, a "dupla" de avançados. Depois de Seferovic/RDT, Seferovic/Carlos Vinícius, RDT/Chiquinho, o treinador acabou por estabilizar na dupla Carlos Vinícius/Chiquinho, equilibrando os momentos ofensivo e defensivo, pois o Chiquinho faz este trabalho de 2º avançado e 3º médio.

O relvado ajudou? Talvez, mas penso que a melhoria da equipa não se deve apenas ao relvado, apesar de poder ter dado alguma ajuda.

1 comentário:

  1. mudou o treinador ter parado de insistir em colocar um ponta de lança a jogar a segundo avançado sem ter o mínimo jeito para isso.

    mudou ter deixado de insistir num ponta de lança que para alem das suas poucas qualidades de finalização ainda estava numa forma deplorável.

    e mudou ele ter desistido de encaixar os jogadores na táctica que ele idealizou e ajustar a mesma às características dos jogadores disponíveis.

    ResponderEliminar