quarta-feira, 7 de julho de 2021

Até agora...nem fumo

Com tanto tempo já de preparação da nova época, que é crucial para evitar a destruição total que iniciaram no SLB...e nem fumo, quanto mais chama viva.

Depois da pior época da História, continuamos com os mesmos jogadores, e sem treinador com mínimo de competência, capacidade e inteligência.

Envolvidos em mais uma novela, ainda estamos sem colmatar as principais lacunas.

A principal de todas, a posição do onze mais carenciada de todas há largos anos. Não temos defesa esquerdo, e tenho medo que não ouvirmos rumores de reforço para esta posição, não seja um bom motivo (que fosse efetivamente estarem a conseguir manter o segredo dos negócios neste caso), mas sim mais uma vez um "cagar de alto" para a posição que mais precisava de qualidade. Deixaram escapar Vinagre (preço estava alto) mas custa muito acreditar que o scouting não tenha nenhum bom defesa esquerdo melhor ainda a preço razoável nos seus relatórios. Sendo determinante para a tática de 5 defesas ter os laterais com grande qualidade (foi a principal arma dos lagartos, juntamente com a dupla de médios centro), estar a assobiar para o lado sem olhar para o lado certo é perturbador.

Já na outra lateral, apesar de também ser necessário um reforço, não acredito que se vá perder tempo e gastar dinheiro nesta posição. Gilberto foi mais um tiro falhado, nada de novo atendendo ao historial do jjudas, e nem sequer deve ficar no plantel considerando que o Almeidinhos recupera totalmente, mas tendo em conta o modelo de jogo que mais parece ir ser utilizado (linha de 5 defesas), André Almeida não tem o perfil (como Diogo) para aquela lateral toda. Ficará por isso ali algo de moldável e ajustável ao longo dos jogos, mas que para já acredito que não esteja previsto investimento ou alterações, indo rodando entre eles consoante as necessidades mais ofensivas ou defensivas. Não vejo Gedson (que também Mourinho andou a adaptar a lateral direito a ganhar espaço por ali, mas sendo um polivalente que taparia buracos na direita ou centro do meio campo, se não for bem vendido, poderá ser uma surpresa). Sempre gostei bastante do Esgaio, e tinha-o como possível alvo, mas como disse, aceita-se que esta posição não será para investir agora.

Na baliza, depois de tanto se falar em saída de Odysaves...até agora nada. Tem muito mercado, e podia ser feito bom negócio, houvesse gente com capacidade de negociação, algo que não temos na Estrutura ninguém minimamente capaz. Continuará fora da baliza titular, sendo que não é rapaz de ficar satisfeito com isso, o que não será bom. Entre ele e Svilar, alguém terá de sair, mas vamos acabar a perder dinheiro e poder de guardião. Também este não será um dossier prioritário.

No centro da defesa, está a parte mais simples, juntando o regresso de Ferro ao quarteto que terminou a temporada. Ficam 5 defesas para 3 posições e que cumprem com os requisitos.

No meio estão os holofotes da imprensa.

Para trinco, com Tino de volta para se juntar a Weigl, a dúvida está na forma física de Samaris. Não sou grande fã do grande investimento que falam de Musrati. Para mim, continua a custar é ninguém ver como Matic poderia ser facilmente seduzido a regressar por um preço razoavelmente baixinho, atendendo a que é muito pouco utilizado e já nem à seleção vai por quase não jogar.

Já a 8, essa sim, a posição, a par da lateral esquerda, que mais fraquejou no ano passado, é onde se precisava também de alguém titularíssimo de caras. Já sabemos que a estrutura tinha rejeitado o Renato há 1 ou 2 anos atrás. Curiosamente era a posição onde o jjudas até parecia saber fazer alguma coisa, mas afinar era só jajão. Teimou em usar Gabriel a 6 em vez de 8, que é onde sabe mais render a construir. Teimou em dizer que ali jogava Pizzi, e pela 2ª época em que o usou ali, foi onde falhou redondamente e acabou por o ter de encostar. Desperdiçou o 2º melhor 8 que tinha no plantel (Chiquinho, que acreditem que não é pior do que o Pote - de quem eu disse há 1 ano e meio que estava no ponto para ir para um dos grandes e foi o que se viu - e que noutro lado teria muito mais sucesso do que por cá, por não ter um treinador competente), por não ter capacidade para o trabalhar e tirar partido dele para valorizar o jogador e equipa. E acabou por só depender de Adel, que tem técnica e criatividade mas falha muito mais do que acerta, não recebendo a equipa o que precisava. Por falar em Adel, a que propósito se desperdiça uma oportunidade de o fazer render com um bom negócio de venda? Só mesmo não havendo ninguém com mínimo de talento para negociação. Krovinovic parece ser cada vez mais um caso perdido, dado que em tantos empréstimos, não chegou mesmo a vingar e dar novo pulo de qualidade, o que será indício de que a forma física não voltou ao desejado, e nesse caso, vamos ver se terá espaço neste regresso (dependerá das saídas de Chiquinho e Adel, sendo que entre estes dois esperava ver Chiquinho mais bem aproveitado e que se fizesse um bom negócio com o marroquino). As fichas estarão todas em João Mário (que há 1 ano atrás disse que seria um bom reforço, tendo depois acabado por ir para outro lado e foi o que se viu). Não é um explosivo que sai a correr com bola ou a driblar, mas que sabe pautar o jogo. Entre novelas de contratos...a ver vamos como acaba a história, mas obviamente que tem qualidade para fazer um equilíbrio de meio campo bastante útil para complementar com outros que saibam também ler o jogo.

Nas alas, saíram Cervi e Pedrinho. Até agora, entrou Gil Dias. Não é preciso dizer muito sobre isto. Houve decréscimo de qualidade e também de quantidade. Há 1 ano atrás falei na possibilidade de resgatar Guedes, que andava em declínio, mas atualmente isso já se alterou. Jota não vingou no fundo da tabela espanhola e precisa de ganhar calo num Famalicão. Falta um bom extremo esquerdo no plantel.

No ataque, o incompetente continuará a não aproveitar o melhor avançado móvel do plantel (Luca) em zonas de terreno nas costas do ponta de lança. Mas opções há muitas e suficientes neste momento. Não consigo perceber a lógica da contratação do Pinho, mas pode ser um Weldon. O grande reforço é o regresso do Vinicius, que se junta aos 2 referidos atrás e a Darwin (lesionado mais 2 meses), Seferovic e Ramos. 6 para 1 posição de titular, sendo outros 2 normalmente ainda utilizados durante a partida. A não ser com possível venda de Seferovic por 25 Milhões bem valorizado no Euro (seria agora ou nunca), não há qualquer necessidade de gastar dinheiro aqui, sendo que, caso não saia o Suíço, haveria espaço e faria todo o sentido emprestar o Ramos a um Guimarães de Pepa. 

Tiago Araújo, Paulo Bernardo e Henrique Araújo poderiam ser os que da equipa B subiriam ao plantel principal e ir rodando na B para ganhar ritmo e espaço, mas com jjudas estará fora de questão.

Feitas as contas, desde o ano passado que haveria necessidade urgente de (por prioridade): 2 laterais esquerdos (mas pelo menos 1 para ser titularíssimo), 1 médio centro titularíssimo para a posição 8, 1 extremo para discutir titularidade, 1 trinco para discutir titularidade.

São pelo menos 4 reforços urgentes...que deviam estar já tratados para não começar a época coxos. Lateral direita ficaria para avaliar em Dezembro (ou caso soubessem já que o Almeidinhos não vai estar apto a 100%), e outras posições só em caso de venda de algum jogador.

PS - Já agora, convém começar a pensar em treinador para 2022/2023...

3 comentários:

  1. De fato, seu artigo foi muito bem explicado gostei de ler.
    Mega mania cap resultado

    ResponderEliminar
  2. É o Benfica dos últimos anos. Que se note, nada mudou: a mesma balda, o mesmo aventureirismo, o mesmíssimo amadorismo, a mesmíssima incompetência, o mesmo dolo ao nosso SLB.

    ResponderEliminar
  3. o problema da lateral direita é apenas a condição com que o andre se vai apresentar.

    o ferro não serve para nada, nem sei se o to mas araujo não é já melhor que ele, o morato é.
    ainda prefiro o samaris, ou o weigl, a centrais que o ferro.

    na esquerda cada vez me parece que as bocas que se vão mandando que a anedota, do gil dias, vem para defesa esquerdo.

    num esquema de 343 waldschmidt, e o darwin, são para jogar descaidos pelas alas e por isso considerando mais os outros que temos que não seja mais ninguém contratado.

    o chiquinho é melhor a oito que o taarabt, e que o pizzi, mas continua a ser um mau oito.

    ResponderEliminar