segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Líder com Patinho Feio?

Pelo 3º jogo consecutivo tivemos de testar a resistência cardíaca com enorme sofrimento e à beira de um ataque de nervos.

Pelo 3º jogo consecutivo a estrelinha da sorte esteve do nosso lado e com ganas de vencer terminámos o jogo a sorrir.

Há muito tempo que não tínhamos um mês assim.

Ontem foi uma estranha primeira parte, houve vontade, mas mais do que lentidão era a falta de ligação entre jogadores que estava a falhar. Darwin jogava como se a tática fosse 5-4-1 e não 4-4-2, tentando tudo sozinho e atrapalhando-se com a bola arruinando todas as jogadas. Everton também não rasgava e a maioria dos movimentos continuam para trás ou para o centro. A ala direita não funcionava. E na defesa, bastou uma vez surgir uma ameaça pelo lado de Grimaldo que voltou a borrar a pintura em missões defensivas, como habitualmente.
No meio de tantos pontas de lança (nota para o regresso de Sef e a estreia de Pinho, a quem alguns já comparam com Jonas depois do jogo de ontem, sendo que só posso pensar que ou beberam ou estão a gozar ou então estava no canal errado), os goleadores continuam a ser jogadores de outras posições, e uma vez mais apareceu Rafa a ser o grande desequilibrador no ataque que aos poucos foi empurrando o Tondela para a área, a entrada de Weigl a dar seguimento ao grande jogo que tinha feito e a aumentar a boa qualidade de circulação de bola que precisava João Mário para se aproximar dos avançados. O herói acabou por ser Gilberto, que fez explodir de alegria e alívio, com o golo aos 88 que nos levou para o cimo da tabela.
Mesmo sem futebol espetáculo, o que importa é ganhar jogo a jogo e acima de tudo conseguir superar este mês de competição com os objetivos intactos e alcançados.
Melhor do que as expectativas até mesmo internas, seguramente. Mas isso tem e só pode mesmo ter fortalecido e dar o embalo que faz muita falta.
A qualidade e quantidade está lá, como estava o ano passado, e qualquer treinador esfregaria as mãos e teria ganho com as condições que tinha. O ano passado simplesmente não lhes apeteceu. Basta ver a transfiguração do jjudas no banco, do ano passado para este ano. Tal como chamei a atenção o ano passado, este ano há um contrato a findar e trabalho para procurar, e para isso, é preciso ganhar para ter o que mostrar. E nem precisa de muito, basta não enterrar nem atrapalhar, pois com tantos ovos, qualquer um faz uma omelete se assim o quiser. Difícil é fazer quando não se tem nada nas mãos.
Felizmente este ano há outros motivos que fazem também querer ganhar quem tem influência direta para que isso possa acontecer. Felizmente poderemos sonhar com troféus, independentemente dos interesses de cada um, pois pelo menos estaremos mais perto de ver o Benfica somar conquistas.
Que assim seja.
E este início de época mostrou que para além de raça e união do grupo, há vontade, há regresso dos adeptos, e há estrelinha da sorte, que é sempre essencial. Que consigamos manter tudo isto, sem egos nem manias, sem arrogâncias nem encomendas das faixas antes do último ponto conquistado.
Até lá, trabalho, concentração. Vencer, vencer, vencer.
Já tivemos 2 jogos a segurar resultado muito tempo de jogo pela frente com menos 1 jogador em campo.
Já tivemos 2 jogos a marcar o golo da vitória perto dos 90 minutos.
Estamos líderes, somando só vitórias. Assegurámos presença na fase de Grupos da Champions. Cumpriu-se o empréstimo com o valor máximo definido.
Agora é tempo de fechar o mercado de transferências, paragem para os compromissos das seleções (que não volte nenhum com covid ou lesões), e de seguida volta a rolar a bola, com intensidade de dupla viagem seguida aos Açores e Kiev. 
Por falar em transferências, engraçado ver jjudas a comentar que os adeptos consideram o Gilberto (salvador de ontem) o patinho feio da equipa...mas poucas depois aterra em Lisboa o novo reforço da equipa. Curiosamente mais um defesa direito, a juntar aos 3 que já cá estavam, para além dos 2 miúdos que vinham da formação, Ferreira e Tomás. Passa assim Gilberto de 3ª para 4ª opção na lateral direita. De certeza que contrataram o Lázaro porque os adeptos acham que o Gilberto é o patinho feito, é isso. 
Defesas direitos e pontas de lança, é um fartote por metro quadrado. Ficamos então com meia dúzia de opções para o lado direito, enquanto do lado esquerdo só temos 1, que novamente voltou a mostrar que só está lá para ajudar a atacar, mas para defender não vai dar (nunca deu).
Já se percebeu que continuará o lado esquerdo da defesa a ser o mais fraco do plantel, e que também não irão aproveitar quem lá está e tem qualidade para ser o suplente de Mário, mas também não chegará ninguém mais para essa posição. 
Quem parece que haverá de chegar será um defesa Central, pois fez questão de o manifestar.
De saídas, a ver vamos que negócios se vão fechar, mas a julgar pela vergonhosa venda feita com o Luca, não é muito animadora a previsão de lucros. À porta estão Gabriel e Chiquinho (para mim opção ideal para render Mário, sendo que Adel é quem devia ser vendido e 5M seriam um mimo). Vinicius é a principal expetativa de saber o desfecho, sendo assumida a existência de negociações. Também Jota, Samaris, Tino (que desperdício de jogador nas mãos do jjudas) e eventualmente Ferro, atendendo a que chegará reforço para Central. Da B, era tempo de Kalaica ter outro destino.

Entretanto, haverá também provavelmente a demissão da Direção, para agendamento das eleições antecipadas.

Há muito tempo que não tínhamos um mês assim. E com o cenário negro de início de época difícil e no meio de turbulentas polémicas de Direção, sabe bem chegar ao final de Agosto na frente e com algum alívio de corda na garganta. A nós e a eles, certamente.
Agora é tempo de arrumar a casa e merecer o que se conseguiu até agora, que é apenas um princípio muito pequeno da longa caminhada, com muita tinta ainda para correr.
Seja com Patinhos Feios ou Bonitos, o que importa é o manto sagrado que vestem e que tem de ser honrado. Manto esse que merece as quinas de campeão. Façam por isso.

Lá estaremos! Cá estaremos! Pelo Benfica!

1 comentário:

  1. um mimo era darmos 5M para levarem o taarabt é que nem de borla o levam.

    ResponderEliminar