quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A crise como eu a vejo...

Entre o céu a desabar, entre prenúncios de greves e plenários, entre jogos e trabalhos, hoje resolvi desabafar sobre o estado económico do país… A crise como eu a vejo. Mas alerto desde já, que percebo ainda menos de economia como de bola, por isso imaginem o que para aqui vai… "Eu cá é mais bolos", com dizia o outro. Mas há cenas que me fazem urticária, e quando assim é tenho de deitar cá para fora!

Só se chegou a este ponto crítico por inúmeras gestões danosas!
Gestão danosa = crime
Encobrimento de gestão danosa = Encobrimento de crime = cúmplice = crime

Ou seja, os anteriores e os actuais estão todos em claro acto ilícito. Uns porque praticaram, outros porque o estão a encobrir.
E ninguém vai preso...

Não faz um pingo de sentido serem apenas os trabalhadores da função pública a ser prejudicados.
A despesa não está na mão-de-obra pública, mas sim no serviço público que é prestado à população, e que para ser realizado precisa de…adivinhem…esperem…ah, claro…mão-de-obra (sem a qual ninguém poderia usufruir de qualquer serviço público).
O problema está em que o que a população paga para ter o serviço não é suficiente para cobrir os custos do serviço.
Quem usufrui do serviço público é toda a população e não só quem trabalha na função pública.

Todos têm água nas torneiras, esgotos e lixo tratado, canais de televisão e rádio estatais, SNSaúde, Sistema educativo gratuito, segurança nas ruas, estradas para circular, serviços que tratam das finanças do país, transportes públicos, protecção civil, serviços camarários, etc, etc…
Todos! Não apenas quem trabalha na função pública.
E deste modo querem que os serviços que são prestados a TODA a população continue a ser prestado…sem que os clientes (população) pague mais pelo serviço que lhes é prestado.
A diferença é que aqueles que continuam a trabalhar para que a população continue a ser servida…passam a receber cada vez menos! Carreiras congeladas indefinidamente, salários cortados, subsídios eliminados…e ainda se dignam a chamar a isto…gorduras!?
Estupidez! Pura!
Independentemente de tudo o resto que envolve quem trabalha em empresas públicas que só é considerado funcionário público para o mal e é ignorado no resto, e em algumas o caso até é bem mais grave pois o problema é precisamente as Câmaras não pagarem (por a taxa que os munícipes – muitos deles que trabalham para privados e continuarão com os seus salários e subsídios – lhes pagam não ser suficiente para cobrir despesas). É esta a realidade parva que se decidiu agora. E estou à vontade para dizer o que penso pois não tarda sou privatizado e não deixarei de pensar da mesma forma (e aí de certeza que as regras mudam e acabarei por pagar também, já sei o que a casa gasta).

Em qualquer negócio, se um produto/serviço custa 10, não se cobra ao cliente apenas 5!
O tio Belmiro e qualquer outro gestor assim o fazem. Claro que procura diminuir o custo de produção de 10 para 7 ou 8, pelo menos, dentro do possível, optimizando o processo produtivo, minimizando desperdícios…mas nunca cobraria apenas 5 (seja em que unidade for, é meramente ilustrativo). E também não cobraria preços diferentes consoante a actividade profissional dos seus clientes.

Uma vergonha! Desigualdade pura. Injustiça social básica!
Sem nexo. Sem sentido. Sem fundamento. Sem culpabilização.
E sem piada.

Havia um orçamento 2011. Esse era um orçamento rigoroso e de contenção.
Qual foi a única parte do OE2011 que foi cumprida? Apenas a parte em que cortaram nos ordenados. Isso foi fácil de concretizar.
Então porque é que houve um desvio de muitos milhões ao orçamento que era de contenção? Como é que se permitiu que não fosse cumprido o aperto do cinto em tudo o resto?
Cortaram-nos no ordenado e mesmo assim têm o descaramento de gastarem mais do que o suposto?! E onde, aí sim, em verdadeiras gorduras…e crassos erros de gestão!
Um grande LOL!!!
E depois ver notícias diariamente como as pensões vitalícias dos políticos que não foram afectadas e cenas assim…sabe mesmo bem.
Há-de ser assim que vão aumentar a produtividade, certamente.... Ya...

Pior do que fazer sacrifícios e sentir que os mesmos não servem de nada!

Ouvir o exmo. senhor ministro a medir e pesar todas as palavras para garantir que não diz nada que não devia é enervante.
Tal como enervante é ver partidos a aproveitar-se do desagrado para fazer campanha. Da mesma forma que os que estão agora no poleiro fizeram há meses atrás, mentindo, aproveitando-se, e gozando.
E igualmente enervante é ver muitos (não todos) dos tontos que agora se manifestam contra este governo, mas que certamente votaram neles a pensar ingenuamente que seria diferente, ou pior (isso sim muito pior), houve quem não fosse sequer votar e agora vem aparecer a falar e a lamuriar!!! Primeiro os deveres, depois os direitos. Eu procuro cumprir os meus…gostava de os ter quando também é devido.

Como os emplastros da foto...é esta a imagem que o país começa a sentir:
“foram-lhes à boca, e ainda lhes pedem para sorrir!”

E ninguém vai preso!!!!???!!!….

Um dia de cada vez. Um passo de cada vez…e de preferência que seja em frente.
Deste lado é assim que acontece, apesar de haver sempre vozes que pairam a dizer que só um milagre pode virar o rumo.

Sendo assim…quem melhor do que Jesus para tratar de fazer acontecer esse milagre?!
Por mim a boa disposição e crescendo de produtividade fica sempre garantida se ele tratar de nos guiar semana após semana, de milagre em milagre até à Ascensão final!
Tamos entendidos, JJ? J
Contamos contigo e os teus discípulos, com toda a Raça, Querer e Ambição!!!
E o próximo é já este Sábado, depois de amanhã!

1 comentário:

  1. grande reflexão...
    grande revolta e indignação...o Sr Silva, PR, pediu aos jovens que não se resignassem
    ora aqui está..como diz o tio Rebelo Sousa, "entrem" nas instituições"ocupem" lugares onde a vossa voz seja ouvida, contribuem com o vosso saber e trabalho, só assim irá melhorar não só a sociedade politica mas também a sociedade civil...façam qualquer coisa ...aqui não há milagres... o JC tem mais o fazer e tal como no jogo, o JJ não mete golos, só indica o caminho...

    ResponderEliminar