Ainda na sequência da interessante troca de opiniões e análise ao controverso negócio:
http://maiordeportugal.blogspot.pt/2013/08/trocas-e-baldrocas-nao-me-apetece-pagar.html
Enquanto estava na sala de espera do pediatra pus-me a pensar que realmente de nada adianta estarmos a falar em Milhões da Treta! Sem desprimor, mas é a verdade.
Sim, porque sem sombra de dúvida que estes são daqueles negócios em que são mesmo milhões da treta e que não passam de números "fictícios" ou "martelados", digamos...
Senão vejamos, qual é realmente a diferença entre dizer:
a) Benfica vendeu o Roberto por 6 Milhões euros e comprou 50% do Pizzi por 6 Milhões euros
b) Benfica vendeu o Roberto por 1 Milhão euros e comprou 50% do Pizzi por 1 Milhão euros
c) Benfica vendeu o Roberto por 30 Milhões euros e comprou 50% do Pizzi por 30 Milhões euros
Honestamente, não entrou nem saiu dinheiro algum.
A única diferença é a valorização com que o jogador entra no mercado.
Quiseram que o Pizzi entrasse pela porta grande com uma quotização de 12M...ok...entendido.
Quanto ao Roberto, o mal foi durante os 2 anos que "esteve vendido", não termos recebido um tostão, caso contrário teria sido uma "hipoteca" bem executada, por isso mais valia terem dito que agora venderam o guarda-redes por 8,5M e tinham adquirido metade do Pizzi pelo mesmo valor...assim ficticiamente parecia que não tinha dado prejuízo financeiro, até porque na verdade não teremos sido nós também a pagar pelo Roberto quando o comprámos, por isso quem ficou a arder que se cuide.
Por isso, para quê deixar isto descambar de tal forma, "escondendo" o que não se justifica?
Queremos que as atenções se foquem na preparação da equipa, nos que cá estão, nos que contam para os nossos objetivos! Preparem o caminho do princípio ao (novo e diferente) fim!
Nós lá estaremos para como sempre fazer o nosso papel, APOIAR do 1º ao último minuto!
Enormerrimo Djeiti, Companheiro,
ResponderEliminarNao tens nenhum amigo (ou conhecido de um amigo) que saiba um minimo de contabilidade?
Se ainda nao tens, entao arranja um e, depois, pergunta-lhe qual a (enorme) diferenca, ok?
Pensa que, caso nao houvesse "diferenca", a CMVM nao se dava ao trabalho de pedir esclarecimentos.
So para teres uma ideia 'curta', deixa que te diga que a "diferenca" entre esses negocios, o 'maior' (30M) e o 'menor' (1M) seria:
1 De uma inflacao nos Resultados Liquidos de +/- 24ME, para uma imparidade ("menos valia) de 5ME, isto no exercicio em que o 'negocio' for registado; e
2 De uma inflacao anual das "Amortizacoes de passes de Atletas de 1 para 5ME (porque o contrato do Pizzi parece ter sido feito pelo prazo de 6 anos), para uma reducao a quase zero (1/6 de 1ME) na mesma rubric.
Parece-te pouca coisa?
Queres um (ou dois) conselho(s) 'amigo'?
Evita falar do que desconheces e tenta esclarecer-te junto de quem te possa explicar.
Em nome da exigencia a que o teu Benfiquismo te tem de obrigar.
Viva o Benfica!
(Jose Albuquerque)
Caríssimo,
ResponderEliminarFalo do que desconheço precisamente para quem perceba me possa explicar e assim fiquei a ver melhor a coisa.
É esse o objetivo de escrever em canal aberto.
Mas explica-me uma coisa, não continuamos a falar sempre de ativos não palpáveis? Ou seja, a avaliação que se está a dar ao jogador é meramente expeculativa, certo?
A nível de resultado líquido de tesouraria, o impacto é diferente?
Daí que talvez até fizesse mais sentido comunicar a avaliação no valor já antes "vendido" para não haver menos valia?
Parece-me que a CMVM questiona quase todos os nossos negócios, por isso este também não era exceção dado que a última informação era de que o jogador já nao era nosso, nao terá sido tanto devido ao valor mas sim à confusao de ser ou nao ser jogador do SLB.
Obrigado!
Enormerrimo Djeiti, Companheiro,
EliminarAhahahah, ok, entendi-te: sabias que eu aqui viria (sou 'cliente') e te esclareceria?
O problema, Companheiro, e' que, assim, por escrito, nao te consigo explicar como deve ser e tu nao deves ficar "satisfeito" por ter entendido "um pouco", compreendes?
Por isso insisto na sugestao que te fiz.
Entretanto, claro que o "impacto na tesouraria" e' nulo (a menos que tenham sido pagas comissoes sobre esta porcaria toda).
Nao, Companheiro!
Se o 'negocio' se tivesse feito pelos 8,6M (seria ainda mais 'falso'), dele decorreria um resultado positivo, a menos que, quando da 'recuperacao' do passe do Roberto, nao tenha sido imediatamente aplicada uma 'correcao' ao valor contabilistico do Atleta.
Como ves, esta cena da contabilidade pode complicar-se ainda mais, ahahah.
Numa nota absolutamente especulativa (porque nao tenho nenhuma "inside information", nem quero ter), eu acredito que este ultimo 'negocio' tenha sido contabilizado pelo valor (6M) mais proximo do que seria o valor contabilistico, liquido de amortizacoes, que deveria ter o passe do Roberto, caso ele nunca tivesse saido do Balanco.
Queres mais uma sugestao?
Deixa esta merda deste 'negocio' para as proximas eleicoes (so' faltam 3 anos), ou tens mesmo de falar com alguem que saiba a serio de contabilidade.
Viva o Benfica!
(Jose Albuquerque)
:)
EliminarPois, o que me vale é saber que tenho leitores que me ajudariam a tirar esta dúvida da cabeça. Se não falasse aqui sobre o assunto iria continuar a matutar sobre algo que me questionava e se calhar a muitos outros que também pensaram sobre isso.
Felizmente assim foi e assim pude ver que não é tudo tão linear (mas também duvidava que fosse assim tão simples).
Pelo menos acertei na parte "palpável", que é o impacto/diferença no resultado real de tesouraria...pois é o que ao comum dos mortais como eu fica percetivel.
Deu para perceber o suficiente, que é tudo bem mais complexo e para além disso, sem termos todos os dados sobre como se processou, apenas podemos também supor.
Muito obrigado! Resta-me esperar que muitos com bem mais conhecimentos sobre esta temática dêem uma espreitadela às contas anuais e caso haja dúvidas, em Assembleia Geral de Sócios as possam expor para que possam internamente (onde e como deve ser sempre) ser debatidas (caso aplicável, claro).
É sempre um prazer ter leitores assim e poder dialogar desta forma.
Viva o Benfica!