quarta-feira, 15 de outubro de 2014

New Rivaldo!

Desde o primeiro jogo de pré-época que o disse que em minha opinião a equipa não beneficiaria em nada com Talisca a 8 ou 6. E o próprio jogador também seria prejudicado por isso, pois iria ficar "queimado". Felizmente para todos que o Enzo não saiu, e juntou-se a fome, com a vontade de comer. Não se desperdiçou o dinheiro gasto na sua compra, valorizou-se um ativo na posição onde poderia render algo e com sorte à mistura acabou por se colocar em altas.
Daí que não seja grande fã da opinião do mestre que continua a contar com o patanisca para missões mais recuadas. Em jogos de nível de dificuldade mais reduzida e contra meios-campos menos intensivos, poderá ser essa a opção, mas em jogos em que o miolo será a chave e é preciso um nível bem mais elevado, aí não me sentiria muito confortável com essa escolha.
Independentemente do número sucessivo de segundas oportunidades que foi tendo direito e que outros não mereceram sequer uma primeira oportunidade e como tal nunca se saberá o que os outros poderiam ter-se tornado (e o motivo dessas faltas de oportunidades é algo que nos ultrapassa), a verdade é que tal como o disse anteriormente, este jogador será de todos o que poderá ter mais dedo do treinador e tudo o que dali resultar é total mérito do Jesus. Oxalá assim seja.
A verdade é que a ideia que JJ tem de jogo e que transmite maturidade a um jogador quando ele aprende os conceitos em diferentes zonas do campo para que depois as consiga utilizar na sua verdadeira posição, é um trunfo que poderá usar.
Para já, que o número de jogos em nível positivo (que ainda se conseguem contar pelos dedos), comece aos poucos a reduzir a diferença para o elevado número de jogos em que deixou muito a desejar em campo (mas que aí talvez a posição e conhecimento tático imposta o justifique)...e de resto que os números não parem de aumentar.
Muito mais do que as exibições dentro de campo, onde o puto demonstrou que terá o trunfo principal para um dia vir a ser alguém, é na humildade. O resto, veremos até onde JJ o leva.

R- Em que posição pensa que Talisca pode vir a fixar-se no futuro? Como avançado, no lugar de Enzo ou em outra...
JJ- O Talisca vai ser um número 10 ou 8. A posição dele no futuro será essa, tem umas condições atléticas em que até pode jogar como avançado. É curioso que li no Record uma crónica que escreveu que o Talisca era parecido com o Rivaldo. É uma analogia muito bem feita. As características do Talisca, física e tecnicamente, são muito idênticas às que o Rivaldo tinha. Aliás, foi por isso que pedi que o fossem buscar. Assim que vi este miúdo lembrei-me logo do Rivaldo. Pode fazer posição primeiro avançado, de número 11, 8 e de 9. Comigo pode fazer quatro posições, com os outros não sei...

R- E são essas características do Talisca que pensa em gerir jogo a jogo, em função dos adversários? Ou será melhor fixá-lo numa posição para facilitar o processo de integração?
JJ- Ele vai ser gerido naquilo que for melhor para a equipa. Se entender que a equipa precisa dele como primeiro ou segundo avançado, será aí que jogará e se entender, como entendi frente ao Arouca, que deve jogar na posição do Enzo, jogará aí. Será sempre em função daquilo que for melhor para a equipa, não para ele.

R- Outro jogador que está a ser treinado para jogar no lugar de Enzo é Pizzi, que já entrou frente ao Arouca...
JJ- Exactamente. Mas o Pizzi é um jogador completamente diferente do Enzo e do Talisca. Dos 3, o Talisca é o goleador, por isso é que já tem 6 golos. Os outros são mais organizadores. O Talisca chega mais ao golo. São 3 jogadores diferentes mas que podem fazer várias posições.

R- O Talisca está a fazer algum tipo de trabalho específico de fortalecimento muscular?
JJ-Não, isso parou. Agora está a fazer um trabalho específico mas de componente tática.

Sem comentários:

Enviar um comentário