sábado, 1 de novembro de 2014

Tanta Cerimónia

Sem um futebol constante e convincente, sem confiança e motivação…mas com serviços mínimos e pontapé fulminante que decidiram o que era preciso.

Não são só os jogadores que não deram tudo o que deviam, os adeptos continuam muito aquém do apoio que costumávamos dar…tudo porque se sente uma onde de desacreditação no sucesso, olhando para o baralho de cartas que parece montado sobre palhinhas que abanam ao mais pequeno sopro.


Os próprios jogadores não exteriorizam motivação nem ganas e expõem-se ao erro básico… A expressão do Nico quando há uma onde de protestos das bancadas por repetidos lances em que os jogadores se perdem em cerimónias e ninguém remata para o fundo da baliza com a bola sempre ali a pingar na área, num “deixa que eu chuto” versus “cheira mas não toca”…diz tudo.

Com uma ala esquerda de recurso, constituída por A.Almeida e Talisca…e Julio Cesar entre os postes, Samaris voltava a ser o 6 de serviço…e víamos pela primeira vez o Jonas e Lima a entrarem lado a lado.

Apenas com 36 mil nas bancadas, a dominar por completo o jogo, não conseguíamos criar jogadas de muito perigo. O jogo descaia todo para o lado direito, mas não havia cruzamento que se aproveitasse.

Os 2 primeiros lances mais perigosos para a baliza vila-condense foi uma fífia do keeper que larga a bola quase para dentro da própria baliza e um disparo de Lima que obrigou o Cassio a uma grande remate defesa…que o árbitro decidiu não seguir a indicação do auxiliar e em vez de canto deu pontapé de baliza??!


Dúvidas parece que na rádio não tiveram num cabeceamento que um defesa do Rio Ave terá cortado com a mão dentro da área, mas nada se passou.

Pena foi o canto de Enzo ter ido direitinho à cabeça do Lisandro…que aparece bem, mas mais uma vez volta a não conseguir marcar! Têm sido vários os lances em que o central argentino fica perto mas ainda não se estreou a marcar.

Na resposta, Julio Cesar com defesa apertada, tem a única chamada à ação na primeira parte.

O intervalo deixou zémario no balneário…e obrigou o lesionado Gaitan a fazer 45 minutos de sacrifício… Isto é inacreditável. Sabendo então que o jogador não está em condições não havia mais ninguém para poder jogar? Sulejmani está convocado mas não consegue fazer 45 minutos? É preferível um jogador que não consegue sequer respirar do que chamar o Bebé ou o G.Guedes? O Jara é convocado a que propósito?

O Nico ia tentando mas via-se que não conseguia dar muito. Mas foi dos pés dele que saíram os melhores momentos da equipa e que deram mais alento para nos aproximarmos do golo. Primeiro falhou a recarga após livre do Lima e depois cruzou para Salvio cabecear ao lado.


Jonas e Lima atrapalhavam-se. Enzo era quem carregava a equipa às costas, num jogo tremendo, a recuperar, a correr, a pressionar, a transportar a bola.

A meia hora do fim, acontece o grande golaço do Talisca, assistido pelo Salvio, o Nico arrasta um defesa abrindo espaço no centro e o zuca arrisca o disparo que sai mesmo rente ao poste num golo de levantar o estádio! GOLOOO!!! GOLAAAAÇOOOO!!!!

Tarantini ainda assustou de cabeça depois do golo bem anulado ao Rio Ave, e pelo meio o Benfica podia ter ampliado a vantagem, mas desperdiçou uma mão cheia de jogadas em que a bola andou de pé em pé dentro da área, mas ninguém quis ser egoísta e levou toda a gente ao desespero com tanta cerimónia, estilo quando Jonas e Lima se atrapalharam um ao outro.

O mister demorou a reequilibrar a equipa e isso podia ter sido fatal. Pizzi veio tentar segurar a bola e tardou em meter o Derley que mal entrou fez logo aquilo que a equipa precisava e não mais o Rio Ave passou do meio-campo.

Talisca devia ser ponta-de-lança. Aí seria sem dúvida um jogador estilo Cardozo, pois, tal como o paraguaio, se passasse um jogo inteiro sem fazer um boi, mas enchesse o pé e marcasse golos nos momentos certos, é o que se precisava. É essa a missão do ponta-de-lança: marcar golos. O resto não é com ele. É impossível criticar um jogador como era o Takuara, por muito que os que o odiavam o fizessem, pois na verdade, ele podia ser tosco, ou não correr, ou não defender, ou perder bolas…mas marcava golos, que era para isso que um jogador na posição dele é pago. E nos últimos anos ele até fazia mais do que isso (excepto no último ano em que passou lesionado).
Se o Talisca fosse ponta-de-lança, estaria a cumprir (quase) bem o seu papel. E digo quase pois ainda falta mostrar alguma coisa e marcar em jogos de nível de dificuldade mais elevada e não marcar apenas a clubes de metade inferior da tabela.
Acontece que quando o Talisca joga como extremo esquerdo, o papel dele é outro…e voltou a ser uma nulidade. Acontece que quando joga como médio centro (seja a 6 ou a 8), as obrigações dele são bem maiores e bem diferente…e voltou a estar bastante mal…não compensar desequilíbrios defensivos, falhar passes, perder bolas, não recuperar bolas, não fazer pressão sobre o detentor da bola, não baixar para ocupar espaço em zona central, não fazer dobras, ao qual se juntou uma mão cheia de bolas paradas deficientemente mal marcadas…mas depois, com a sua já evidente capacidade de não ter medo de tentar o remate sempre que pode…ao 3º ou 4º que tem a jeito…marca um golão inacreditável que decide o jogo, para logo de seguida voltar a cair na mediocridade, arrastando-se em campo! É isto o Talisca, um jogador que se não fosse o golaço teria novamente passado ao lado do jogo, como em muitos os que temos visto, penalizando a equipa pelos maus posicionamentos e fraca participação em diversos lances, mas depois decide um jogo desta forma que deixa qualquer um perplexo e incrédulo e nos dá um gozo tremendo rir às gargalhadas com esta cena que o JJ adora. Um caganço imenso que tivemos por aquelas auto-estradas que se abriram no meio campo não terem dado dissabores, e felizmente deram para o nosso lado, com a verdadeira tusa de mijo que o mister tem, pois só mesmo ele, com a sua teimosia que tantas vezes dá para o torto…só mesmo ele conseguiria manter em campo um jogador fetiche e que volta e meia lhe leva o ego aos píncaros. Este sim, é como tenho dito, aquele jogador que poderá vir a ser total mérito do JJ. Poderá, sim, pois naquele miolo um jogador tem de dar muito mais do que ele tem dado. Agora se fosse ponta-de-lança…


Enzo fez um jogo muito bom que trás esperança de que esteja mais perto do “regresso”. Gostei do Lisandro. O A.Almeida cumpriu uma vez mais, apesar de ser mais crítico e necessário o seu papel no meio campo. Lima está a milhas do que devia. E Julio Cesar, apesar de ter sido surpreendente pois já estivemos mais desesperados por um GR, teve finalmente um jogo que pode dar início ao que precisávamos entre os postes.

A jogar assim à bola o receio de que não chega, vai continuar... Mas esta já está! 3 pontos, é o que conta. O próximo jogo é na Madeira, e nós lá estaremos!

Pelo meio, 3ª feira há Liga dos Campeões. O tudo ou nada, na Luz, frente ao Mónaco.

Sem comentários:

Enviar um comentário