segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Tontice…e golo! Tontice…e golo!!! Sempre no limite também vale!

Faz este fds exactamente 6 anos que também no primeiro jogo oo ano fomos perder 2-0 ao Trofense, essa super potência do futebol português que tinha subido nessa época e ficou em último. Espero que hoje não haja coincidências.

Foi desta forma que um amigo me conseguiu deixar nervoso estava o jogo preste a começar em Penafiel.

No onze, o Lisandro tinha a sua oportunidade para jogar, e com Samaris a cumprir castigo (não me lembrava quando fiz a antevisão da partida), a dupla do miolo foi a mesma que tinha fechado 2014.

Os primeiros 10 minutos de jogo mostraram uma equipa da casa arrojada, a tentar surpreender, mas sem chegar à nossa área. Enquanto isso, o Campeão procurava assentar o seu jogo, com muitas perdas de bola e maus timmings de a largar, principalmente, ao mesmo tempo que se deixava cair nas faltas cometidas no seu meio campo…e nisso o Cristante até pode agradecer não ter visto o cartão amarelo neste espaço de tempo.

Para compensar, o boi Batista deixou passar uma falta escandalosa à entrada da área, quando Ola John furou e em vez de desmarcar o Nico que estava isolado na esquerda, tentou ir para a área e acabou ceifado.

Logo de seguida, o Jonas desmarca Lima com um toque de calcanhar e desta vez a falta não passou sem o castigo assinalado. Livre à entrada da área para Talisca…atirar para as couves… (mas porque é que não é o Nico a marcar os livres?)

Como é que é possível?!! Que oportunidade… Cruzamento da direita que o keeper da casa larga…e Jonas que pensava que o lance estava perdido fica com a bola à mercê para marcar…de baliza aberta…deixa que lhe tirem o pão da bola… Ohhh nãooo!!!

Meia hora jogada e não havia golo que desse tranquilidade nem sequer uma superioridade face ao que supostamente cada equipa valeria. O nosso meio campo não era capaz de fazer frente ao Penafiel e não se entendiam. Entre passes falhados e recorrer à falta…valia depois a segurança dada pelos centrais. E na frente, continuávamos a aguardar pela inspiração de Nico e Jonas que tardava.

E se o Talisca não se acalma e acorda para a vida, ainda vai para a rua com aquelas duas entradas intempestivas aos 35 minutos de jogo que por muito pouco não deram falta e que o tiravam de campo!!! Felizmente isso não aconteceu e foi por outros motivos que entrou na ficha de jogo…e 2 minutos depois Nico entra em jogo…um passe fantástico cá do nosso meio campo defensivo desmarca Lima que domina a bola de forma perfeita, tira o defesa da frente e quando está só com o keeper entre ele e o golo…não é egoísta e oferece o golo de forma magistral para Talisca só ter de empurrar para a baliza completamente aberta! GOLOOO!!!

Curioso ver como em 2 minutos se viram as 2 faces do patanisca…aquela que joga como médio centro com funções defensivas e que não convence…e aquela que joga mais à frente, mesmo discreto e desaparecido do jogo soube aproveitar que o Nico desceu para ir buscar jogo e deixou aquela zona vazia para ir dar apoio ao Lima e oportunismo para empurrar para o golo fácil. Continuo a achar que é ainda muito pouco para o que ali é preciso.

O apoio que se fazia sentir em Penafiel fazia inveja a muitos jogos no Estádio da Luz!! Que grande entrada em 2015 da curva do Campeão!

Vantagem saborosa ao intervalo mas que não dá ideia das dificuldades que até se sentiram, não a segurar, mas sim a construir. Esperemos que ao intervalo o JJ corrija posicionamentos da dupla do meio campo, pois o Cristante é peça fundamental para o equilíbrio e pode ser que o golo dê outro ânimo ao Talisca. E quando é que o Ola John começa a entrar nos eixos? Não dá uma para a caixa…

O segundo tempo começou com 10 minutos bastante fracos, com o Benfica a meter-se a jeito…novamente a cometer muitas faltas no seu meio campo…e uma delas até acabou no fundo das redes de Julio Cesar, mas muito bem invalidado o golo pois o avançado da casa estava em posição de fora-de-jogo.

A meia hora do fim, o jogo já pedia a entrada de Sulejmani…e se calhar até também de Pizzi.

Se noutros jogos recentes o número de oportunidades desperdiçadas foram desesperantes, neste o que preocupava era a falta delas. Mas tudo se tornou aparentemente mais fácil, quando o lateral direito do Penafiel não se conteve e puxou o Jonas pelas costas…vendo o segundo amarelo e deixando a equipa da casa a jogar com menos 1 jogador quando faltava meia parte para o apito final.

Agora é preciso inteligência para trocar a bola e aproveitar os espaços para matar o jogo e não ficar à espera de um susto que coloque os 3 pontos em risco.

Em estava o Maxi…de falhar a receção ao Guimarães. E como não fez o mesmo truque que o lagartito na véspera, vai mesmo cumprir castigo.

O meio campo tinha estabilizado e o número de erros já não era assustador, mas não havia meio de aproveitar a vantagem numérica…e essa quase se foi, quando Talisca voltou a arriscar o segundo amarelo com uma aparente teatralização numa falta a meio campo…com direito a raspanete do JJ.

Mas como a seguir a uma tontice do Talisca vem um golo do Benfica, Maxi voltou a repetir o gosto para cruzar para o Jonas marcar! Peitaça na bola…e GOLOOO!!!! GOLOOOO!!!!!!!!!!! Agora sim!!! Vamos embora Benfica!!!!

Tontice…e golo! Tontice…e golo!!! Sempre no limite também vale! E quando assim é, até dá para rir e sorrir...desde que se aproveitem depois essas tontices para corrigir e aprender.
Foi a jogar no limite. Foi a arriscar e mesmo sem criar oportunidades que deviam ter nascido…3 pontos valiosos para entrar em 2015 a vencer!

10 minutos para o fim! Gerir! Controlar! Dominar! Marcar…? Porque não?

O mister demorou ainda uma eternidade para mexer na equipa (não entendo bem como é que estando o jogo controlado não rodou a equipa, mas é o JJ…) e quando o fez aos 90 minutos, já o 3º golo dava brilho ao marcador! Canto de Nico…direitinho para Jardel sem oposição cabecear para o GOLOO!!!!

A entrada de Sulejmani, Derley e Guedes…já nada acrescentou…pois o jogo terminou de seguida.

O melhor em campo: a mancha de adeptos do Maior de Portugal! Grande apoio!

É evidente a importância de Nico para desequilibrar e foi dos seus pés que nasceram 2 dos golos e jogadas mais importantes. Sem haver mais alguém que se tenha destacado de forma constante, principalmente na frente, fiquei satisfeito com a defesa por não ter sofrido golos…Maxi continua em muito boa forma, a aposta no argentino foi certeira...e com Lisandro ao lado, o Jardel até marcou!

Para a semana há mais (quem irá substituir Maxi? será Sílvio lançado sem ritmo frente a um adversário complicado?), e não vai ser tarefa nada fácil, frente aos Vitós que este ano ainda não perderam frente aos nossos rivais e estão a praticar um bom futebol e sólidos na defesa. O forte meio campo dos rapazes do Minho não vai lá só com o nível mostrado hoje com esta nossa dupla. Temos 1 semana para crescer ainda mais para evitar tontices que fazem parte do futebol, todos sabemos disso...mas contra equipas mais fortes podem ser determinantes para um percalço indesejável!

CARREGA BENFICA!!!! 
Completa-se hoje O ano em que o Rei merecia ter comemorado connosco, e em vez disso comemorámos em Nome Dele!
Pela Tua História! Pelo Teu Legado...um Glorioso 2015!!! Lá estaremos para te ver vencer!

PS - Bem me parecia que aquele gajo do Penafiel era igualzinho ao Carlos Martins.

Sem comentários:

Enviar um comentário