quinta-feira, 23 de julho de 2015

Monitorização sofisticada!

Os jogadores utilizam nesta pré-época um sistema que regista tudo o que fazem em campo, nos treinos e nos jogos. A informação recolhida é analisada exaustivamente pelos treinadores, para que possa haver evolução em diversos aspetos.
Toda a informação é registada de duas formas. Primeiro através da utilização do "polar", uma espécie de cinto colocado à volta do corpo, por debaixo da camisola. Este acessório permite registar o batimento cardíaco, calorias perdidas, bem como a velocidade e ritmo de corrida. Este tipo de tecnologia já é utilizada há algum tempo pelas equipas, mas o Bicampeão resolveu inovar. E além do "polar", os jogadores vestem, agora, também um colete da "stats sports" que permite ir um pouco mais à frente. Este colete mede também distâncias percorridas, acelerações, gastos subjetivos de energia e calorias. E, mais importante que isso, está ligado a um sistema de GPS que recolhe todas as informações no momento. Aliás, no primeiro jogo dos encarnados desta digressão, frente ao PSG, foi visível quando os jogadores tiraram as camisolas, a utilização deste colete elástico.
Para se ter uma ideia, esta tecnologia é utilizada por outros emblema europeus. De acordo com as informações recolhidas, Liverpool, Juventus e também Barcelona são algumas das equipas que já enveredaram pela opção de equipar os jogadores com este colete. Em suma, a equipa técnica do Benfica tem vários aspetos do trabalho do plantel sob controlo.
Rui Vitória analisa informação após treinos e jogos
• Toda a informação recolhida por estes dois sistemas é alvo de uma análise cuidada por parte da equipa técnica após os treinos e jogos. No entanto, o treinador também pode pedir para consultar alguns dados durante os encontros, se assim o entender. Na equipa técnica há um elemento com acesso direto e imediato à informação, que transmite para o banco. Por exemplo, o adjunto Arnaldo Teixeira está sempre em contacto com outro treinador que vê o jogo numa posição mais alta e com outros dados, no fundo como já acontecia com outros sistemas no passado. A pré-época é uma altura em que toda esta informação pode ser preciosa, já que possibilita melhorar aspetos. O facto de o colete estar ligado a um sistema de GPS permite ver com exatidão as zonas do campo que um determinado jogador está a pisar ou os espaços que ocupa.
inFarmáciaFranco

Sem comentários:

Enviar um comentário