quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Hoje é dia de boas memórias!

Hoje a Catedral faz 15 anos e além de muitas vitórias do Glorioso, foi também o palco da final do Euro 2004, da final da Liga dos Campeões 2013/14 e de outros jogos decisivos para o Benfica e para a seleção nacional.

No dia 25 de outubro de 2003, os jogadores que ficarão para sempre registados como os primeiros que pisaram o relvado foram: Moreira, Miguel, Hélder, Argel, Ricardo Rocha, Petit, Tiago, Geovanni, Simão, Nuno Gomes, Sokota, Bossio, Armando, Cristiano, Fernando Aguiar, Andersson, Roger, João Pereira, Carlitos, Alex e Fehér. Alguns provavelmente não mereceriam esta distinção, mas não é altura para esta análise.

No banco de suplentes estava José Antonio Camacho e o resultado foi uma vitória por 2-1 num jogo particular com o Nacional de Montevideu, com dois golos de Nuno Gomes (7 e 47 minutos) contra um de Mello (11').



Tive o prazer de estar presente nesse dia de sonho e tenho a certeza que nunca esquecerei tal dia. Lembro-me perfeitamente da voz do saudoso Fialho Gouveia e da sua mensagem, bem como do primeiro voo da águia, que deixou todos boquiabertos.



Alguns números da nova Luz, compilados pelo Diário de Notícias:

0 - Derrotas do Benfica no Estádio da Luz em 2013/14 (todas as competições). Foi a única época em que os encarnados não foram derrotados em casa desde a inauguração da nova casa.

10 - O inferno da Luz revelou-se uma autêntica fortaleza em 2009/10 e 2014/15, épocas em que, com Jorge Jesus como treinador, o Benfica só sofreu dez golos em casa (todas as competições).

20 - Títulos que o Benfica conquistou desde que o estádio foi inaugurado: seis Ligas, três Taças de Portugal, quatro Supertaças e sete Taças da Liga.

37 - Derrotas do Benfica no Estádio da Luz em jogos oficiais.

62 - Empates do Benfica no Estádio da Luz em jogos oficiais.

73 - Golos do Benfica na Luz em 2010/11, com Jorge Jesus, e em 2016/17, com Rui Vitória, contabilizando todas as competições. Foram as épocas mais produtivas do novo palco dos encarnados.

105 - Golos de Óscar Cardozo na nova Luz. O paraguaio é até agora o melhor marcador da história do estádio, com 24 golos de vantagem sobre Jonas.

118,7 - Milhões de euros que o estádio custou.

261 - Golos sofridos pelo Benfica em jogos oficiais no Estádio da Luz.

265 - Jogos de Luisão na casa do Benfica. O antigo central brasileiro, que recentemente se retirou, é o jogador com mais encontros no recinto.

280 - Vitórias do Benfica no Estádio da Luz em jogos oficiais.

379 - Jogos oficiais do Benfica no Estádio da Luz.

437 - Total de jogos (oficiais ou não) já realizados no recinto dos encarnados, incluindo equipas principal, B e feminina, seleção nacional e final da Liga dos Campeões.

835 - Golos marcados pelo Benfica em jogos oficiais no Estádio da Luz.

64.467 - Recorde de espectadores de um jogo oficial, o Benfica-Rio Ave de 9 de maio de 2010, que deu às águias o seu 32.º título.

17.218.753 - Número de espectadores que o estádio já recebeu até ao momento, contabilizando todos os jogos (seleção nacional incluída) e outros eventos.




1 comentário:

  1. Águia Preocupada25/10/18 20:27

    Estive nesse jogo e ainda guardo o bilhete autografado pelo Nuno Gomes.
    E lembro-me da assobiadela monumental ao primeiro ministro de então, Durão Barroso e da tentativa frustrada de Fialho Gouveia de amenizar a situação!
    E depois dessa data, terei faltado a não mais que cinco jogos!
    Apesar dos momentos bons passados neste estádio, jamais esquecerei a Mística, a Glória e a História da velhinha e saudosa Catedral!
    A vida continua e vai sofrendo as mutações necessárias ao progresso e à modernização!
    Tal como os pais têm sempre saudades de quando os seus filhos eram bébés, também guardo com muito carinho a recordação do velhinho estádio!
    Mas o mundo pula e avança!

    ResponderEliminar