quarta-feira, 25 de agosto de 2021

A pré época tem corrido de forma perfeita!

Estamos prestes a terminar a pré época!

E mesmo sem deslumbrar, só se pode estar satisfeito, por os objetivos estarem a ser cumpridos, por um caminho ora mais ora menos atribulado, mas na direção certa.

A vencer jogo a jogo, o único empate até ao momento teve ontem sabor de vitória europeia. E quando assim é, permite respirar, permite preparar, permite pensar a médio e longo prazo.

Falta 1 jogo para terminar esta "pré época" competitiva. Chamando-lhe assim precisamente porque todo o enfoque de preparação se baseou exclusivamente neste mês de competição, em que não só grande parte dos jogadores chave foram fazendo a adaptação e preparação precisamente em plena competição, como também se fez o All in nestas eliminatórias de acesso à Champions, cumprindo calendário no campeonato da melhor forma que ia sendo possível. Para além disso, a janela de transferências em aberto. Tudo dependia do desfecho destes jogos. Falta assim 1 semana, com 1 jogo em falta antes das paragens de competição de Clubes, jogo esse na Luz recebendo o Tondela (que tem uma boa equipa este ano, mas estranhei os resultados na 2ª e 3ª jornada, por isso vamos ver o que faz domingo), e igualmente para fechar o mercado de transferências, que também estava em suspenso a aguardar o encaixe desejado dos Milhões da Liga dos Campeões...ou se ao invés iria riscar das contas muitos planos. Um jogo, para o pleno do primeiro mês, um mês de pré época até agora perfeita em termos de resultados.

A partir daí, haverá margem para planear, preparar e apontar caminho dos troféus, pois isto de jogar e festejar 2ºs e 3ºs lugares ou festejar encaixes financeiros tem a sua piada, mas não é para nós. É tempo de, cumpridos os objetivos desta pré época, não desviar um olhar nem por um segundo do caminho do #38 e das Taças que queremos erguer.

Para já, é tempo de respirar e sentir o dever cumprido desta primeira fase. Com um enorme capacidade de sofrimento e uma arca cheia de estrelinhas da sorte, estamos na fase de grupos da Champions!
A fazer lembrar a eliminatória com a Juventus, só que na altura jogava-se uma presença na Final.
Ontem estava muito nervo em jogo, mas por outros motivos, a verdade é que todos sentiam que era crucial este passaporte.
Se com 9 estava difícil (Adel e Gilberto não faziam 1, e o Roman não está ainda na melhor forma física, continua com dificuldade em domínio de bola e é um jogador mais posicional, bom para jogo de área em ataque continuado, mas não foi tão talhado para estes jogos de contra ataque sempre isolado na frente a ter de correr para pressionar e ainda tentar atacar...aliás, tenho grande pressentimento que o Haris quando estiver apto vai voltar a titular mais cedo ou mais tarde), com 8 ia ser preciso milagres... Poucos segundos depois de comentar com grupo de amigos que o Lucas se estava a preparar para não chegar ao final do jogo, aconteceu o que se previa, infelizmente mais cedo do que se imaginava. Uma burrice do Veríssimo que nos atira às feras, fez com que tivéssemos de ir acender mais velinhas, e acabou por mudar o jogo, que se já era de contenção máxima, levou a meter todas as fichas na construção de muralha defensiva.
Não resultou totalmente, permitindo ainda muitas ocasiões de golo aos holandeses do PSV, mas a sorte esteve connosco.

Ody, Weigl e Mendy tremendamente enormes. Os que vieram do banco entraram todos bem com a concentração necessária, principalmente mantendo-nos na luta a jogar com 10 (se tivéssemos continuado com 8, a sorte talvez não teria bastado). Mas não esquecer as velinhas que foi o que valeu o ouro na caixa.

Falta 1 jogo para depois parar a competição de Clubes. Ganhar ao Tondela para depois aí sim preparar agora a época a longo prazo e não a curto prazo. Contratar um lateral esquerdo, e deixar de brincar com Gil Dias (marionetas do Mendes quando nos faz favores de vender jogadores com grande preço, até fazem sentido, mas quando andamos à rasca para vender dispensáveis e a perder dinheiro até com bons jogadores, isto atinge o cúmulo do ridículo andar a comer jogadores destes para se adaptar a posições onde era preciso um craque para titularíssimo e este nem para reserva), Gilberto (até gosto do rapaz que se esforça bastante, mas é mais um que volta a deixar o Almeidinhos ganhar a luta da titularidade, e isso diz muito da qualidade que o zuca conseguiu atingir), Adel (não é jogador de futebol de 11, bom para o futsal e futebol de praia com elevada técnica, é pedra no sapato em grande parte dos jogos, a forma de jogar dele tem custado muitos desaires e vamos perder dinheiro com Chiquinho e Gabriel que são muito superiores que ele para a posição de 8 como alternativas ao Mário) e Pinho (não entendo estes negócios, para a posição com mais jogadores por metro quadrado, não tiraria o lugar nem ao Henrique Araújo). E temos ainda uma mão cheia de dossiers por resolver, com jogadores encostados e que nem nesta fase de 2 equipas foram opção.

Foi um grito de força e união! Ganhou-se uma equipa, um grupo que precisava deste objetivo como de ar para respirar.
Parabéns rapazes, mas agora tratem de jogar para ganhar troféus, que isto à minha conta não pinga nada. 🙂

PS - O Lucas afinal já sabia que estava controlado e por isso aproveitou para descansar 1h, foi isso. Nem herói nem vilão, próximo jogo queremos regresso a mais uma boa exibição.

4 comentários:

  1. Desculpe não concordar com o Sr quando fala em sorte e velinhas que valeram ouro. O único lance em que o Benfica, foi bafejado pela sorte foi naquela bola que embateu na trave. De resto o Guarda-redes, cumpriu bem o seu papel, foi mérito dele. O resto do seu comentário, merece toda a minha aprovação.

    ResponderEliminar
  2. Além da enorme satisfação e alegria pelo apuramento, outra coisa que me deixou satisfeito foi que os sapos deixaram de ganhar um milhão e tal, esses unhas de fome... lol

    ResponderEliminar
  3. mas podes esperar sentado por um defesa esquerdo.
    mais depressa o bazofias pede mais um ponta de lança, ou avançado, ou estremo ou outra equipa nova do que um defesa esquerdo.

    e podes juntar o grimaldo ao lote que apontaste de grandes exibições, agora não lhe peçam é para ser defesa esquerdo numa defesa a quatro que isso já é muito para a camionete dele.

    ResponderEliminar